Senador quer federalizar universidades baianas

AgĂȘncia Nordeste

Atualizada em 27/03/2022 Ă s 15h26

SALVADOR - O senador eleito César Borges (PFL) propÎs à bancada parlamentar da Bahia uma ação integrada para federalizar as universidades estaduais baianas, permitindo liberar o governo do estado para oferecer ensino superior em regiÔes ainda não atendidas. De acordo com César Borges, esta seria também a maneira mais fåcil para corrigir a baixa participação federal no ensino universitårio da Bahia, coberto majoritariamente pela rede estadual, segundo o CORREIO DA BAHIA. A proposta do senador eleito foi discutida esta semana com o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Naomar Almeida.

"Enquanto temos 8,9% da população do país, somente 4% de todos os estudantes federais estão aqui na Bahia", disse o senador ex-governador. Isto significa, continuou César, que o estado vem sendo preterido ao longo dos anos pela política de expansão do ensino superior do governo federal. Para não prejudicar a população, o governo baiano jå responde por 45% das matrículas universitårias na Bahia, enquanto a média nacional, para os estados, é de 16,5%.

O encontro com o reitor mobilizou deputados federais de todos os partidos e mais o senador Antonio Carlos MagalhĂŁes JĂșnior (PFL), alĂ©m do presidente da comissĂŁo de orçamento do Congresso, JosĂ© Carlos Aleluia (PFL). Os parlamentares foram convidados pelo reitor para conhecer os projetos da nova gestĂŁo, iniciada hĂĄ trĂȘs meses, e manter a mobilização suprapartidĂĄria que, desde 2000, foi responsĂĄvel pela agregação de mais de R$30 milhĂ”es em recursos para investimento e custeio da Ufba, atravĂ©s de emendas da bancada baiana ao orçamento da UniĂŁo.

O governo baiano mantém, atualmente, quatro universidades, distribuídas em vårias regiÔes do estado. Além das regionais Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o governo também possui a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com campi em vårias regiÔes do estado. Entre as åreas que poderiam se beneficiar com a federalização dessas universidades estão o oeste baiano e o Vale do São Francisco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pågina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.