O presidente Fernando Henrique Cardoso foi escolhido, hĂĄ pouco, pela Organização das NaçÔes Unidas ONU) , para receber o PrĂȘmio Mahbub Ulu Haq por Contribuição Destacada ao Desenvolvimento Humano.
O prĂȘmio, que serĂĄ entregue pela primeira vez neste ano, contemplarĂĄ seis personalidades de diversas ĂĄreas. Todas serĂŁo homenageadas pela ONU, em dezembro, em cerimĂŽnia em Nova Iorque.
O anĂșncio foi feito pelo ministro da Educação, Paulo Renato Souza, em discurso no PalĂĄcio do Planalto.
Segundo o ministro, a ONU informou que o presidente brasileiro foi escolhido em reconhecimento ao grande esforço que fez para melhorar as condiçÔes de vida da população.
"Sem dĂșvida, Ă© um prĂȘmio que coroa sua gestĂŁo Ă frente dos destinos do nosso paĂs nos Ășltimos oito anos", afirmou o ministro.
Entre os avanços listados pelas NaçÔes Unidas como realizaçÔes do presidente Fernando Henrique Cardoso, Paulo Renato citou o aumento da escolaridade no Brasil, a redução da mortalidade infantil, o combate à Aids, o maior respeito aos direitos humanos e o crescimento da reforma agråria.
Saiba Mais
Leia outras notĂcias em Imirante.com. Siga, tambĂ©m, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pĂĄgina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes Ă Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.