Chuvas

Brandão diz que situação está "sob controle" em Barreirinhas após relatos de alagamentos

Governador visitou cidade que ainda tem ruas alagadas, mas com famílias já voltando para casa.

Ipolítica

Atualizada em 11/05/2024 às 08h35
Brandão visitou áreas alagadas em Barreirinhas (Divulgação/Governo do Maranhão)

BARREIRINHAS - O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), visitou na tarde desta sexta-feira (9) a cidade de Barreirinhas, um dos 31 municípios maranhense em situação de emergência por contas das chuvas que caíram em todo o estado desde o início do ano.

A passagem do chefe do Executivo pelo local ocorreu após a disseminação de mensagens dando a entender que o Maranhão estaria passando por problema parecido com o do Rio Grande do Sul com enchentes em diversas cidades.

Segundo o governador, a situação em Barreirinhas “está sob controle”. “Em nossa passagem por Barreirinhas, vistoriamos os pontos de alagamentos causados pelas chuvas. A situação no município está sob controle e estamos monitorando o caso de perto, dando todo o suporte para as famílias afetadas”, declarou.

Famílias - Cerca de 450 famílias foram afetadas diretamente pelos alagamentos que atingem o município de Barreirinhas. Desse total, 150 tiveram que deixar suas casas.

A cidade ainda conta com ruas alagadas, resultado das inundações que afetaram cerca de 15 bairros do município. Em uma das ruas da cidade, a água chegou a mais de um metro, invadindo praticamente todas as casas. 

A Escola Municipal Monteiro Lobato, que foi invadida pela água, já está sem seca, mas um processo de limpeza ainda será feito na unidade para que as aulas possam recomeçar na próxima semana.

Segundo a Defesa Civil de Barreirinhas, na zona rural do município, a estimativa é que as chuvas tenham afetado cerca de 300 famílias. No entanto, essas pessoas não deixaram as suas casas, elas continuam por lá. Foram afetados, principalmente, as regiões de lavoura, pois as áreas ficam alagadas e a plantação acaba sendo destruída.

A prefeitura de Barreirinhas também não consegue chegar a essas localidades da zona rural, pois estima-se que 15 pontes estejam submersas. A população cobra apoio do Governo do Estado, com a doação de cestas básicas e de água, e apoio da Defesa Civil para chegar as áreas afetadas.

Já as 150 pessoas que tiveram que deixar as suas casas e estão desalojadas são moradores da área urbana de Barreirinhas. Com a diminuição do nível da água, algumas já retornaram para casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.