SÃO LUÍS - Com o propósito de possibilitar o acesso de jovens e adolescentes das escolas da rede pública estadual de ensino a expressão artística musical, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), firmou parceria com a organização do 3º "Lençóis Jazz e Blues Festival" e propiciará a ida de 200 alunos e 20 professores ao Teatro Arthur Azevedo, na terça-feira (9), das 15h as 18h, para assistir aos ensaios de artistas que irão participar do evento no "Circuito São Luís".
Segundo Ione Coelho, da equipe de Supervisão de Currículo da Seduc a iniciativa faz parte da política da Seduc de apoio à difusão cultural dentro das escolas públicas. "Em nossas escolas o estudo e difusão da arte já vêm sendo uma realidade constante, com diversos professores engajados no contexto de possibilitar aos alunos o contato direto com a arte, principalmente a música, que é de obrigatoriedade das escolas por meio de lei", afirmou Ione.
O 3º "Lençóis Jazz e Blues Festival" realizará com alunos das escolas públicas da capital e da Escola de Música Lilah Lisboa, um momento batizado de "Ensaios Fechados", onde os estudantes vão assistir aos ensaios da 1ª Edição do Lençóis Jazz e Blues, além dos ensaios de Mila Camões, Itamara Koorax e Victor Bigkione e Cristina Braga e Trio.
No ensaio aberto aos estudantes, os artistas trabalharão focados em três eixos da expressão artística musical: contextualização; apreciação e produção, como forma de incentivar o ensino da música nas escolas e sensibilizar os alunos para o conhecimento desta expressão artística.
Festival
O projeto Lençóis Jazz e Blues Festival foi idealizado em 2009, para oferecer entretenimento e, ao mesmo tempo, utilizar a música como instrumento de transformação social no município de Barreirinhas.
O festival iniciou na cidade de Barreirinhas e teve suas atividades ampliadas também para São Luís, com o "Lençóis Jazz e Blues Festival: Circuito São Luís", respeitando o mesmo formato e os mesmos objetivos da edição em Barreirinhas.
Segundo Tutuca produtor musical do evento a idéia do festival é de extrema importância sociocultural e artística para o Maranhão. "A estratégia é unir jazz, blues e ecoturismo em um projeto que ofereça espetáculos musicais de alto nível por meio da interação entre músicos consagrados nacionalmente e internacionalmente e os grandes artistas maranhenses. O projeto também quer fomentar o desenvolvimento regional por meio da promoção das cidades de São Luís e Barreirinhas, como atrativo polo do ecoturismo e do turismo cultural" disse Tutuca.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.