BALSAS – Responsáveis por grandes perdas de produtividade, as pragas têm sido uma preocupação constante dos agricultores. No Maranhão, o surgimento de uma espécie de percevejo, que está atacando a cultura do arroz, é objeto de estudo da doutora em Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), campus de Balsas, Joseane Rodrigues.
A nova espécie de percevejo deve ser considerada como candidata a praga-chave para a cultura no país. “Isso deve acontecer em função dos danos que ninfas e adultos provocam quando se alimentam dos colmos das plantas de arroz o que contribui para redução no número de perfilhos, em decorrência da injeção de saliva tóxica, bem como, nanismo e morte da planta quando a infestação é alta”, diz a pesquisadora.
O estudo tem o objetivo realizar a descrição e registro desta nova espécie, bem como, avaliar os aspectos biológicos do percevejo. Para tanto, foram realizadas duas etapas, sendo a primeira conduzida em laboratório no Rio Grande do Sul, e a última no laboratório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Chapadinha.
Continua após a publicidade..
“A primeira etapa consiste na descrição taxonômica de macho, fêmea e imaturos (ovos e instares ninfais) do percevejo. Na segunda etapa, foram estudados os aspectos biológicos de ninfas e de adultos da nova espécie de percevejo do arroz”, explica Joseane Souza.
Com os resultados da pesquisa, Joseane diz que espera-se trazer aos técnicos, produtores, pesquisadores e interessados em geral informações relevantes sobre a nova espécie de percevejo. Os resultados serão apresentados em breve em revistas científicas, uma vez que são inéditos.
Saiba Mais
- Quaest: Marçal surge como opção da direita em 2026, à frente de Tarcísio
- Brasil integra projeto de supertelescópio para mapear céu por 10 anos
- Estudo maranhense revela que mulheres na menopausa e com HPV podem desenvolver doenças do coração
- Quase 2% dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo são brasileiros
- Pesquisa faz mapeamento de grupos de bois em SLZ
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias