Balsas

Governo garante apoio para reestruturar a Comalba

Divulgação / Secom

Atualizada em 27/03/2022 às 12h08

SÃO LUÍS - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), vai apoiar na reestruturação da Cooperativa Mista Agroleiteira de Balsas (Comalba), formada por agricultores familiares. Em uma reunião com o presidente da Comalba, Jacquesfranc Martins Coelho, o secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, acertou detalhes de uma série de medidas que serão adotadas para reverter o atual quadro de grandes dificuldades da cooperativa e das 21 famílias que dela sobrevivem.

O acordo prevê primeiro um levantamento que será realizado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged) para apontar todas as medidas necessárias que viabilizarão o projeto e a oferta de produtos de qualidade à população. Para tanto o secretário Fernando Fialho encaminhou ofício ao presidente da Aged, Fernando Lima, solicitado a colaboração órgão para a elaboração do estudo.

"Após recebermos esse diagnóstico, vamos elaborar um projeto técnico e buscar os recursos necessários para colocá-la em pleno funcionamento. Esse é um projeto essencial para toda a região. A produção de leite entre os pequenos agricultores é muito grande e estamos dando vazão a toda essa produção e assegurando renda para todos", disse o secretário Fernando Fialho, que estava acompanhado da superintendente de Crédito Fundiário, Fabíola Ewerton.

O presidente da Comalba, Jacquesfranc Martins Coelho, disse ao secretário Fialho que mesmo com todas as dificuldades, a cooperativa tem estrutura física instalada de 1.500 litros de leite por dia, mas hoje produz aproximadamente 2.000 mil litros de leite/dia. "Com o apoio do Governo do Maranhão, a nossa expectativa é ampliar de 21 para mais de 400 famílias contempladas dos municípios como Riachão, Fortaleza dos Nogueiras, Feira Nova do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, Tasso Fragoso, Alto Parnaíba e São Pedro dos Crentes", contabilizou confiante.

Presente a reunião, o prefeito de Riachão, Crisógono Rodrigues Vieira, ressaltou que esse projeto é muito importante para toda a Região do Sul do Maranhão, pois "aqui temos uma bacia leiteira que precisa de apoio para incrementar a sua produção e vamos implantar em nosso município um centro de capacitação de leite para que os pequenos produtores do nosso município tenham mercado assegurado".

As informações são da Secom do governo do Estado.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.