Arari: participação de crianças e adolescentes no Carnaval é disciplinada
Fiscalização da portaria será realizada por oficiais de Justiça, conselheiros tutelares, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e polícias Civil e Militar.
ARARI - A juíza da Vara Única da Comarca de Arari, Anelise Reginato, expediu a Portaria nº 362/2016, regulamentando a permanência e participação de crianças e adolescentes no Carnaval daquela cidade. A determinação visa prevenir, combater e punir atos atentatórios contra crianças e adolescentes, fazendo cumprir o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente ECA - (Lei 8069/90).
Conforme o documento, as crianças de até 11 anos devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais nas aglomerações no período, com documentos que comprovem o parentesco, não podendo ultrapassar o horário das 20 horas. Já para os adolescentes de 12 a 17 anos incompletos, a participação se estende até às 24 horas e obedece as mesmas regras estabelecidas para as crianças.
A venda de bebidas alcoólicas ou outros produtos cujos componentes possam causar dependência química ou psíquica é expressamente proibida, sob pena de aplicação das sanções previstas no ECA. A participação de crianças e adolescentes em desfiles carnavalescos só poderá ocorrer nos períodos matutino e vespertino e, em casos excepcionais, no período noturno, com autorização por escrito dos pais ou responsáveis.
Continua após a publicidade..
A fiscalização da portaria será realizada por oficiais de Justiça, conselheiros tutelares, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e polícias Civil e Militar, até o último dia oficial do Carnaval.
Som e bares
O Artigo 5º da portaria prevê a proibição da utilização de som automotivo durante todo o período carnavalesco, acima dos limites audíveis no interior do veículo. Os bares, restaurantes, botequins, clubes, lanchonetes e similares devem encerrar as atividades até as 3 horas. O descumprimento das regras estabelecidas poderá ocasionar o fechamento do estabelecimento, sem prejuízo das sanções penais.
Saiba Mais
- MA tem 83% dos processos judiciais em ambiente virtual
- Feira Nova está com inscrições abertas para Casamento Comunitário
- Ex-prefeito de Nova Olinda é condenado por promover imagem com recursos municipais
- Santa Luzia do Paruá: ex-Prefeito é condenado por danos ao erário
- Empresa aérea é condenada por impedir embarque de passageiro
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias