ARAME – Terão início, nesta segunda-feira (13), as ações da Carreta da Mulher Maranhense no município de Arame, na comunidade Zutwa. A iniciativa vai oferecer serviços de saúde e prevenção voltados para mulheres indígenas, incluindo exames preventivos, mamografias e orientações sobre cuidados com a saúde.
Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp
A ação itinerante seguirá por outros territórios ao longo do mês, com o objetivo de garantir diagnóstico precoce e atenção integral, especialmente em comunidades de difícil acesso.
Carreta da Mulher oferece exames e atendimentos em Arame
A Carreta da Mulher dá continuidade ao trabalho realizado em 2024, quando percorreu as aldeias de Juçaral (Amarante), Morro Branco (Grajaú) e Nova Zutwa (Arame). Ao todo, foram mais de 10 mil atendimentos, entre mamografias, exames preventivos e orientações em saúde, ampliando o acesso de mulheres indígenas a cuidados essenciais.
De acordo com a secretária de Estado das Mulheres, Abigail Cunha, a iniciativa tem sido fundamental para ampliar o alcance dos serviços de saúde.
Projeto leva prevenção e diagnóstico precoce a comunidades indígenas do MA
“Em 2024, a Carreta da Mulher realizou mais de 10 mil atendimentos em territórios indígenas do Maranhão, levando exames e mamografias para mulheres que, muitas vezes, não têm acesso fácil a esses serviços. Em 2025, vamos continuar essa jornada, visitando novos territórios e garantindo que a prevenção e o cuidado cheguem a cada comunidade. Nosso compromisso é com a saúde, a dignidade e o bem-estar das mulheres indígenas do nosso estado”, destacou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.