Líder indígena é assassinado a tiros próximo da Aldeia Zutiua, em Arame
Zezico Rodrigues Guajajaras era líder da Aldeia Zutiua, que fica na terra indígena Araribóia, além de diretor e professor do Centro de Educação Escolar Indígena Azuru.
ARAME – Por volta das 12h desta terça-feira (31), o líder indígena Zezico Rodrigues Guajajaras foi encontrado morto a tiros na Estrada da Matinha, que dá acesso à Aldeia Zutiua, na cidade de Arame. A vítima era líder da Aldeia Zutiua, que fica na terra indígena Araribóia, além de diretor e professor do Centro de Educação Escolar Indígena Azuru.
Saiba mais sobre casos envolvendo indígenas no Maranhão.
Segundo informações do secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, ainda não se pode apontar nenhuma hipótese para o crime, para não atrapalhar as investigações. Mas, vale ressaltar que a região onde Zezico Guajajaras atuava é marcada por muitos conflitos com madeireiros e também entre os próprios indígenas.
Ouça a entrevista que o secretário Francisco Gonçalves deu na rádio Mirante AM:
Em entrevista à rádio Mirante AM, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, declarou que Zezico Rodrigues era uma grande liderança na região, atuando fortemente na área da educação. O secretário afirmou, ainda, que a morte do líder indígena será investigada criteriosamente, para se identificar o autor e mandante do crime o mais rápido possível.
Continua após a publicidade..
Ouça a entrevista completa que o secretário deu na Mirante AM:
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) afirmam que a Polícia Federal está sendo contatada para assumir a investigação.
Veja a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Estado Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) foram informadas do homicídio tendo como vítima a liderança indígena Zezico Guajajara, que também era diretor de uma escola estadual.
Lamentamos o fato e já adotamos providências legalmente possíveis para a esfera estadual, acionando a Força Tarefa de Proteção a Vida Indígena (FT-Vida), com o imediato deslocamento de equipes para a terra indígena. Ao mesmo tempo, a Polícia Federal está sendo contatada para que assuma a investigação, em face de sua competência legal.
Saiba Mais
- MPF denuncia acusados da morte do líder indígena Zezico Guajajara
- PF prende dois indígenas suspeitos pela morte de Zezico Guajajara
- Defensor público federal afirma que morte de líder indígena não é um caso isolado
- Suspeitos de envolvimento na morte de índio Guajajara são transferidos no MA
- Corpo de indígena assassinado em Amarante é liberado para familiares
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias