AMARANTE DO MARANHÃO - Lideranças indígenas do povo Pyhcop Catiji Gavião, da Terra Indígena Governador, localizada em Amarante do Maranhão, denunciam que, na madrugada desta sexta-feira (8), um grupo tentou invadir a aldeia para assassinar um indígena, o que gerou confronto e morte de um dos invasores. Eles alegam que a comunidade está sob ameaças, inclusive com uso de drones à noite, e temem novas invasões no território.
Antes dos ataques, equipes da Força Nacional e da Polícia Militar estiveram no território, mas, segundo as lideranças, os madeireiros se esconderam na mata. Na última terça-feira (5), um indígena Gavião foi atacado por três homens com água quente enquanto dormia e está internado com queimaduras graves.
As lideranças denunciaram a situação à Polícia Federal e relatam que os ataques vêm acontecendo desde julho, quando madeireiros foram flagrados dentro do território. A situação está sendo acompanhada pelo Conselho Indigenista Missionário, Cimi Maranhão, com apoio no acionamento dos órgãos públicos para a proteção do povo Gavião.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.