AMARANTE – A Coordenação Técnica Local (CTL) da Fundação Nacional do Índio (Funai) e a concessionária de energia que atua no Estado vão visitar as aldeias da região para fazer melhoramentos na rede de energia, além de identificar e quantificar as famílias indígenas que existem na região.
Durante uma reunião realizada nesta semana, ficou acertado um cronograma de visitas às aldeias entre o CTL e representantes da concessionária de energia para alinhar informações do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com os números das unidades consumidoras dos indígenas para que eles possam receber subsídios federais, como a tarifa baixa renda.
Para a representante da Funai, Odileide Sousa, a reunião foi importante para esclarecer várias dúvidas. “Conscientizar os índios sobre energia elétrica, sobre a necessidade de cada um ter o seu medidor é um avanço, pois muitos deles não têm nem mesmo esta informação, que pode beneficiá-los com a tarifa baixa renda”, destacou.
Continua após a publicidade..
O CTL e a Sesai irão informar a quantidade e localização das unidades de apoio, tais como: postos de saúde, escolas, poços, casas de farinha, etc. “Com um planejamento juntamente com a Funai, para que a Cemar possa entrar nas aldeias e fazer os melhoramentos na rede, levaremos energia de qualidade aos indígenas. Além disso, iremos poder identificar e quantificar as famílias indígenas que existem na nossa região”, afirmou o promotor Eduardo Lopes.
O encontro contou com a participação do Ministério Público (MP), por meio da promotoria de Amarante, Coordenação Técnica Local (CTL) da Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e representantes da concessionária de energia que atua no Estado.
Saiba Mais
- Maranhão registra mais de 12 mil ligações clandestinas, ou “gatos”, em 2024
- Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje
- Veja como evitar acidentes com energia elétrica em períodos de ventos fortes
- Brasil não corre risco de crise energética em 2024, diz ministro
- Ministro pede plano de contingência ao Operador do Sistema Elétrico
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias