Educação

Projetos de Açailândia são destaques no Inova Senai

O evento foi realizado em Belo Horizonte, durante a Olimpíada do Conhecimento.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
O Maranhão apresentou sete projetos. (Divulgação / Assessoria )

AÇAILÂNDIA – Biogás produzido a partir do soro do leite e Ecoplaca Placas Ecológicas esses projetos de Açailândia foram destaques no Inova Senai, evento realizado paralelamente à Olimpíada do Conhecimento, encerrado nesse sábado (6) em Belo Horizonte (MG).

As inovações e soluções criadas pelos instrutores e docentes do Senai Maranhão foram desenvolvidas em diversas áreas com o objetivo de promover a competitividade do setor industrial.

O projeto da Ecoplaca Placas Ecológicas, criado pelo Senai de Açailândia, utiliza resíduos sólidos de sacos de cimento e copos descartáveis para obtenção de uma placa. Segundo a estudante Kassya de Araújo Silva, uma das autoras do projeto, a Ecoplaca é um produto que pode ser utilizado como uma alternativa sustentável tanto pela construção civil como pelo setor moveleiro.

“A ideia era atenuar o lixo produzido pelo setor da construção civil e reutilizá-lo de alguma forma. Além de atenuar, a gente quis fazer um produto que pudesse ser comercializado no mercado”, afirmou a estudante.

Já o projeto Biogás do Soro de Leite, também de Açailândia, é voltado para a indústria de laticínios. A iniciativa busca reduzir gastos na produção de queijos e derivados, além de minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte desses resíduos. O projeto tem a proposta de contribuir com a redução da emissão de gás poluidor na atmosfera e dos custos com energia térmica no processo de fabricação dos derivados do leite.

Também foram apresentados os projetos do Maranhão no Inova Senai: a Maquete de Alto Forno: ferramenta para auxílio no processo de ensino/aprendizagem (Senai Açailândia), o Suporte regulável para corte de garrafas de vidro (Bacabal), a Máquina coladeira de fita de bordas em superfícies curvas (Imperatriz) e o Sistema de Sinalização Inteligente Smart Signaling System (São Luís).

As ideias transformadas em produtos e desenvolvidas por instrutores e alunos Senai levaram o Estado a ocupar a posição de segundo maior do Brasil com maior número de projetos na mostra, ficando atrás apenas de São Paulo.

Os trabalhos classificados em primeiro lugar em cada categoria - Tecnologias Industriais (produto e processo), Tecnologias Educacionais, Tecnologias Inclusivas e Voto Popular - receberão a premiação de R$ 2 mil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.