SÃO LUÍS – Em uma coletiva de imprensa, realizada na manhã desta quinta-feira, 9, em Açailândia, a coordenadora em Vigilância em Saúde do município, Patrícia Giroto, afirmou que a mulher de 40 anos, que teve a gripe A confirmada ontem, quarta-feira, por vínculo clínico-epidemiológico, encontra-se em isolamento domiciliar e continua sendo monitorada. Também está sendo monitorada a família e pessoas próximas a ela, mas até o momento nenhum sintoma foi apresentado por alguém.
- Estamos mantendo contato com a família da senhora infectada e acompanhando de perto o caso. Então durante todo este período nós estaremos monitorando essas pessoas e ao sinal de qualquer sintoma, tomaremos as ações necessárias para realizar o tratamento devido. - disse Patrícia.
Também participaram da coletiva o secretário municipal de Saúde, Juliano Roldi; a médica da Atenção Básica, Wilma Vieira da Silva; a chefe do Centro de Isolamento, Eliane Caldas; a diretora do Hospital Municipal (HMA), Bárbara Coutinho Pires; e a representante da Unidade de Saúde do Estado em Açailândia, Lindoracy Maciel.
O secretário municipal de Saúde, Juliano Roldi, frisou que médicos, enfermeiros, agentes de saúde e até motoristas estão sendo orientados e preparados para tratar um novo caso, se aparecer. Também foi ressaltado que não há risco de infecção no Hospital Municipal, onde a mulher foi internada.
Continua após a publicidade..
Tranquilidade
Sobre a paciente, a médica que está acompanhando o caso, Wilma Vieira, informou que no voo, a senhora encontrava-se acompanhada de sua filha, mas que ela apresentava sintomas de um resfriado antes mesmo de embarcar, o que, portanto, descarta uma contaminação da nova gripe.
O secretário Juliano Roldi pediu para que a população fique em alerta, porém tranquila, pois tanto o Ministério da Saúde, quanto as secretarias estadual e municipal de Saúde estão monitorando a Influenza A(H1N1).
Com informações da Prefeitura de Açailândia.
Saiba Mais
- Casos de infecção respiratória graves apresentam alta no MA e 9 Estados
- Fiocruz: segue alta a mortalidade por vírus respiratório em crianças
- Gripe: vacinar a grávida também protege o bebê
- Gripe: fique de olho nos sintomas; vacina está disponível
- Vacina da gripe não deixa gripado, explica médica sanitarista
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias