Aprendizado social de crianças

Obra de Francisco Neto Pereira Pinto atravessa questões como pobreza, imigração e proteção dos povos indígenas

Autor do livro é Francisco Neto Pereira Pinto, escritor e professor universitário.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 02/08/2025 às 12h17
Capa do livro (Foto: Divulgação)

Inspirado nas observações do escritor e professor universitário Francisco Neto Pereira Pinto, o livro  ‘Olha aquele menino, mamãe!’ surgiu como uma tentativa de auxiliar os próprios filhos — e os pequenos leitores — a compreenderem as questões sociais e econômicas do país. Com uma escrita sensível e leve, ele discorre sobre temas complexos em busca de contribuir para a formação de jovens socialmente conscientes e empáticos.

Voltada para crianças de 4 a 8 anos, além de seus pais, educadores e cuidadores, a obra auxilia as pessoas a exercitarem a solidariedade à medida em que conhecem sobre os diferentes problemas do mundo. Entre as páginas ilustradas por Fabiana Correa, o público não apenas encara as desigualdades econômicas, mas também pondera sobre assuntos relacionados à imigração e aos indígenas.

Ao final da publicação, os pequenos leitores são convidados a se perceberem como parte integrante de um único mundo. Porém, para que este lugar se torne um verdadeiro lar para todos, é necessário cuidar uns dos outros.

“Sempre que escrevo, estou pensando nas crianças, porque também é algo importante para a criação dos meus filhos. Escrevo sobre respeitar e conviver com as diferenças, fazer o bem, além de abordar a importância de ajudar a si e aos outros. Quero que as pessoas sejam mais sensíveis e acolhedoras, que se vejam como uma parte da comunidade”, explica o autor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.