
SÃO LUÍS - Com tema central “Diversidade e Inclusão: Caminhos para o Desenvolvimento e Empregabilidade no Maranhão”, o IV Fórum Maranhense de Administração (FMA) será realizado nos dias 8 e 9 de maio, no auditório da OAB Maranhão (Calhau).
O evento, promovido pelo Sindicato dos Administradores do Maranhão, reunirá especialistas, gestores públicos e privados, estudantes e profissionais da Administração para debater o papel estratégico da diversidade no crescimento organizacional e na geração de empregos.
A proposta desta edição é discutir como a valorização da pluralidade de perfis, histórias e vivências dentro das organizações pode ser um fator determinante para o aumento da produtividade, da inovação e da justiça social. A programação contará com palestras, painéis e talks que irão abordar práticas de gestão inclusiva e seus impactos positivos no ambiente corporativo.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Administradores do Maranhão, Alex Barros, o Fórum chega como um marco para o setor no Estado.
“A Administração é um campo dinâmico e em constante evolução. Trazer para o debate temas como diversidade e inclusão é essencial para construirmos ambientes corporativos mais justos e eficientes. O FMA é um espaço para troca de experiências e aprendizado, reunindo especialistas de renome e promovendo insights poderosos”, afirma.
Continua após a publicidade..
Desafios
O Maranhão, um dos estados com maiores índices de desigualdade social do país, enfrenta desafios significativos na inclusão de grupos minorizados no mercado de trabalho. Dados do Boletim Social apontam que 63% da população maranhense é negra, e mulheres negras recebem, em média, 30% a menos que homens brancos.
Além disso, pessoas com deficiência ainda enfrentam barreiras para a contratação formal. Nesse contexto, o Fórum se propõe a lançar luz sobre a necessidade de políticas inclusivas nas organizações como forma de impulsionar o desenvolvimento local.
O evento também tem como objetivo preparar os profissionais da Administração para lidar com as novas demandas do mercado, em um cenário marcado pela intersecção entre os avanços tecnológicos e as exigências sociais por equidade.
Os participantes receberão certificado de 30 horas complementares e terão a oportunidade de ampliar suas redes de contato e adquirir conhecimentos atualizados sobre as práticas de gestão inclusiva.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.