Visitação gratuita

'A luz da cidade': exposição sobre o cotidiano da cidade é aberta em São Luís

A exposição fica em cartaz até o dia 30 de maio, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Na Mira

Com inspiração no impressionismo, o artista retrata em suas obras paisagens de São Luís.
Com inspiração no impressionismo, o artista retrata em suas obras paisagens de São Luís. (Foto: reprodução)

SÃO LUÍS - Captar as diferentes interpretações da luz no cotidiano de São Luís foi a proposta do pintor Moura Júnior com a exposição “A Luz Ludovicense”, aberta na manhã dessa quinta-feira (10) na Procuradoria-Geral de Justiça, no Calhau. Organizada pela Secretaria de Planejamento do Ministério Público do Maranhão, por meio do Centro Cultural, a exposição fica em cartaz até o dia 30 de maio, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Com inspiração no impressionismo, o artista retrata em suas obras paisagens de São Luís, lugar onde nasceu e do qual se orgulha de viver. Segundo o pintor, a luz é única em cada lugar do mundo, possibilitando perspectivas diferenciadas.

“Olhando para a luz da nossa cidade, eu pude fazer trabalhos como o Brilho Ludovicense, que mostra a Igreja dos Remédios, com a perspectiva da luz do amanhecer; como o Palácio dos Leões em vários momentos quando a luz é exaltada pela noite. Como inspiração, tenho todo o movimento dos impressionistas, que tiveram como objeto de trabalho a luz, como a gente vê e como a gente tenta interpretar com o recurso das cores e das tintas nas telas”, destacou Moura Júnior.

Continua após a publicidade..

Utilizando a técnica espatulado tinta acrílica sobre tela, além de paisagens de São Luís, o pintor também representou em suas obras símbolos religiosos, como o Calvário e uma interpretação da Santa Ceia; representações da justiça e até Dom Quixote, um personagem clássico da literatura mundial.

O procurador-geral de justiça em exercício, Orfileno Bezerra, ressaltou a arte como um direito e afirmou que a exposição dá oportunidade para que as pessoas valorizem a riqueza cultural da cidade. “Moura Júnior, com a sua técnica singular e a sua visão inovadora, nos apresenta obras que capturam a luminosidade de nossa cidade e suas notáveis expressões. Cada quadro é uma janela para a interpretação do cotidiano e da beleza ao nosso redor. Esta exposição é um convite à celebração da criatividade. Que a luz ludovicense inspire todos nós a enxergarmos o mundo com novos olhos e valorizarmos a riqueza cultural que nos cerca”, observou.

Também compuseram o dispositivo de honra o procurador de justiça Eduardo Nicolau, idealizador do Espaço de Artes Márcia Sandes, que destacou em sua fala a importância da divulgação dos artistas maranhenses no Ministério Público; e o curador e a administradora do Centro Cultural, o analista ministerial Francisco Colombo, e a servidora Dulce Serra, respectivamente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.