LEITURA 📚

Dia da Biblioteca: confira sete livros para comemorar a data

Mais do que um espaço silencioso cheio de livros, as bibliotecas são lugares de descobertas, refúgios contra o caos e portais para outros mundos.

Na Mira

Atualizada em 09/04/2025 às 13h30
Dia da Biblioteca: confira sete livros para comemorar a data.
Dia da Biblioteca: confira sete livros para comemorar a data. (Reprodução)

No dia 9 de abril, comemora-se o Dia da Biblioteca. Mais do que um espaço silencioso cheio de livros, as bibliotecas são lugares de descobertas, refúgios contra o caos e portais para outros mundos. Em homenagem a esse cantinho tão especial da nossa formação (e imaginação!), o Na Mira preparou uma lista com sete livros perfeitos para embarcar numa leitura digna de se esquecer da hora — e até do sinal do Wi-Fi.

1. O Nome do Vento – Patrick Rothfuss 
Uma fantasia cheia de magia, música e bibliotecas secretas. Ideal para quem ama sagas com personagens marcantes e quer se perder em um mundo completamente novo.

2. A Biblioteca da Meia-Noite – Matt Haig
E se você pudesse visitar todas as vidas que poderia ter vivido? Uma leitura que mistura ficção e filosofia, perfeita para refletir sobre escolhas e recomeços.

3. O Sol é Para Todos – Harper Lee 
Clássico atemporal que você provavelmente já viu em alguma estante da escola. Com lições profundas sobre empatia e justiça, é leitura obrigatória uma vez na vida (ou mais).

4. Os Livros da Magia – Neil Gaiman 
Para os fãs de quadrinhos e realismo fantástico. Aqui, as bibliotecas guardam bem mais do que poeira e silêncio.

5. Biblioteca Gótica dos Livros Esquecidos – Carlos Ruiz Zafón
Zafón é o rei dos livros sobre livros. Suspense, romance e mistério em cada página. Comece por A Sombra do Vento e prepare-se para mergulhar fundo.

6. Extraordinário – R.J. Palacio 
Uma leitura rápida e emocionante, dessas que dá vontade de emprestar pra todo mundo. Inclusive, ótimo para clubes de leitura em escolas e bibliotecas públicas.

7. Um Teto Todo Seu – Virginia Woolf 
Pra quem gosta de literatura e reflexões sobre espaço, criação e identidade. Woolf nos lembra porque a biblioteca é um lugar também de resistência e voz.

Se sua biblioteca favorita é a da vida real, que tal tirar uma tarde pra visitá-la hoje? Talvez seu próximo livro inesquecível esteja esperando por você em uma prateleira empoeirada e esquecida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.