COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Dia de festejar DJ Sérgio Balata

E mais: Medalha para maranhense que salvou vidas

PH

HOJE é dia de festejar um grande amigo: o DJ, fisioterapeuta e policial militar Sérgio Balata, uma das figuras mais alegres e queridas desta cidade. Ele está comemorando 33 anos, a idade de Cristo. Na recente confraternização de fim de ano desta coluna, no Rio Poty Hotel, ele fez o som de playback para a voz possante da cantora maranhense Anna Torres, que mora em Paris e veio passar as festas deste fim de ano entre nós

Medalha para maranhense que salvou vidas

Euzébio Alves da Silva Filho recebeu do TJMA a Medalha do Mérito Judiciário Antônio Rodrigues Vellozo na última sexta-feira, por proposição da desembargadora Sônia Amaral

Sete meses antes, o mergulhador de resgate e bombeiro civil Euzébio Filho estava em uma região alagada, no município de Porto Alegre, ajudando a salvar vidas, durante as enchentes que afetaram cerca de 2,4 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul, entre o final de abril e início de maio deste ano.

Reconhecido como um dos voluntários que mais contribuíram no resgaste de pessoas e animais no estado da Região Sul, Euzébio chegou a dormir duas noites ao ar livre, para ceder o espaço que teria direito em um dos abrigos montados pela prefeitura da capital gaúcha a pessoas vítimas da inundação.

Medalha para maranhense...2

“Todo mérito é de Deus e estendo toda honraria aos bravos voluntários que lá encontrei. Fiz apenas o que Deus manda fazer”, resume Euzébio, ao não reivindicar para si o mérito de ter ajudado a salvar vidas.

Coordenador de Resposta a Emergência na Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), onde faz treinamento de salvamento e logística, Euzébio Filho sente-se orgulhoso pela oportunidade de ter participado da ação voluntária, entre 12 e 19 de maio, e de ter recebido a medalha proposta pela desembargadora Sônia Amaral e aprovada pelo TJMA.

“Eu agradeço muito à percepção importante que o TJ teve, porque eu sei que há outras pessoas também que fazem não só o trabalho voluntário, mas que fazem um trabalho decente, de respeito e digno para a nossa população, especialmente no Maranhão. Muito obrigado mesmo, Deus abençoe a todos”, agradeceu.

Euzébio Silva Filho foi uma das 16 pessoas que receberam a Medalha Antônio Rodrigues Vellozo, de um total de 21 homenageados e homenageadas pelo TJMA, em evento em que houve também a entrega das medalhas Cândido Mendes e Bento Moreira Lima, em comemoração aos 211 anos de existência do Tribunal, terceira Corte mais antiga do Brasil, fundada em 4 de novembro 1813.

Euzébio Alves da Silva Filho recebendo das mãos da desembargadora Sônia Amaral  a Medalha do Mérito Judiciário Antônio Rodrigues Vellozo

Selo Comemorativo

O ministro das Comunicações esteve em São Luís na segunda-feira (16) para o lançar o Selo Comemorativo em homenagem ao reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Em cerimônia na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) ele falou ainda dos serviços que estão sendo realizados para ampliar a infraestrutura de telecomunicações e conectividade no estado, o que inclui um cabo subaquático para atender a cidade de Alcântara.

Juscelino Filho expressou sua felicidade em retornar ao Maranhão e destacou a importância do reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade. E enfatizou a necessidade de cuidar e valorizar as belezas naturais do Brasil e mencionou projetos do Ministério das Comunicações voltados para a inclusão digital e a melhoria da infraestrutura de conectividade e telecomunicações no estado. 

Homenagem dos Correios

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses acaba de virar tema dos selos dos Correios. O lançamento foi feito pelo ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em São Luís. 

O ato é uma homenagem ao título de Patrimônio Natural da Humanidade concedido ao local pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em julho deste ano.

A imagem estampada nos selos retrata a vista aérea das dunas de areia branca contrastando com as lagoas de água doce. Segundo os Correios, a composição visual busca refletir a grandiosidade e o fascínio deste patrimônio natural. Para compor a imagem, foram utilizadas fotografia e fotorretoque.

Clipe de Neto Rozz

O rapper maranhense Neto Rozz acaba de lançar seu primeiro videoclipe. Intitulado “Vida é um $opro”, o audiovisual exalta, entre outras coisas, as belezas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A música fala sobre coisas que o dinheiro não pode comprar.

“'Vida é um $opro' propõe, ainda, uma reflexão sobre o pós-pandemia, aborda superação e chama atenção para a valorização de cada momento como se fosse o último. 

Disponível no canal “Neto Rozz” do YouTube , o clipe foi patrocinado pela Prefeitura de São Luís por meio da Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura, com iniciativa do Governo Federal. 

Kits com vinho

Elegância e bom gosto são itens que chamam atenção na troca de presentes de fim de ano. E um dos itens que fazem diferença são os kits que trazem os ícones das festividades de Natal e Ano Novo: os vinhos, produtos que imprimem um toque de sofisticação a qualquer mesa.

Foi pensando nesses protagonistas das ceias das famílias em todo o mundo que a AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shalon, elaborou kits especiais com um toque de charme. Um exemplo são os kits que trazem vinhos Almar, marca autoral da casa.

As caixas personalizadas trazem, por exemplo, vinho Almar de 750ml, geleia, lata de biscoitos Zé Pereira tradicional e bombons da Cacau Show. Há, ainda, caixas contendo vinho Almar de 750 ml, Almar Baby de 187, 5 ml e taça ISO. Outra opção são os kits contendo três vinhos Almar Baby de 187,5 ml. Tem, ainda, os kits contento toda a coleção de Vinhos Almar (versão Baby).

DE RELANCE

Desequilíbrios da terceira idade

Dia desses fui fazer um exame de rotina e, logo no primeiro contato, o atendente da clínica médica me pediu para estender o braço.

Achei que ele ia aferir a minha pressão arterial, mas o rapaz simplesmente colocou em torno do meu pulso uma espécie de fita adesiva de cor amarela, com a inscrição:

– Risco de queda!

Li aquilo e imediatamente olhei ao redor, imaginando que estivéssemos próximos de uma janela ou sacada. Mas não: estávamos no meio de um salão térreo, ambos sentados em confortáveis cadeiras, que sequer eram giratórias. Questionei o jovem com o olhar e ele, gentilmente, explicou:

– Faz parte do protocolo de atendimento, por causa da sua idade.

Continua após a publicidade..

Desequilíbrios da terceira idade...2

Confesso que senti um certo preconceito aí. No mínimo, etarismo. Na última vez em que caí um tombo, pelo que me lembro, tropecei num batente. E nem faz tanto tempo assim.

Mas aceitei o rótulo, até mesmo porque o rapaz estava cumprindo orientações de superiores.

De acordo com uma pesquisa recente, essas quedas podem ser a terceira causa de morte entre pessoas com mais de 65 anos no Brasil.

Desequilíbrios da terceira idade...3

Depois dessa pesquisa, acho que vou começar a usar a pulseirinha o tempo todo.

Veja-se o que ocorreu recentemente com o presidente Lula no Palácio do Planalto. O homem foi cortar as unhas no banheiro presidencial e desabou do seu assento. Pelo jeito, é mais fácil contrariar as leis do mercado do que desafiar a lei da gravidade.

Mas tem um lado sério nessas histórias pitorescas: a incidência de desequilíbrios na turma dos chamados Sessentamais. De acordo com a ciência médica, as principais causas são perda de massa muscular, alterações vestibulares, redução da capacidade visual e auditiva, alterações na marcha de postura, doenças crônicas e uso de determinados medicamentos. Esses achaques da idade, que podem ser prevenidos e tratados, costumam ser potencializados por descuidos cotidianos, como aquele tapetinho dobrado no corredor da casa ou o famigerado banquinho para trocar lâmpadas e pendurar quadros.

E agora aprendemos outra lição: para cortar as unhas dos pés, é mais seguro sentar-se no chão.

 O exemplo argentino

Enquanto o Brasil prefere esquecer o passado – e, por consequência, repetir os erros –, a Argentina lembra, no ano que vem, os 40 anos do julgamento contra os membros das três juntas militares da última ditadura – história eternizada, em 2022, no filme Argentina, 1985.

Com sentença pronunciada em 9 de dezembro daquele ano, o chamado "Julgamento das Juntas" condenou cinco militares de alto escalão: Jorge Rafael Videla e Emilio Massera à prisão perpétua, Roberto Viola a 17 anos de prisão, Armando Lambruschini a oito anos, e Orlando Agosti a quatro. Omar Graffigna, Leopoldo Galtieri, Lami Dozo e Jorge Basílio Anaya foram absolvidos.

Nessas quatro décadas desde então, nossos vizinhos se tornaram exemplo mundial de justiça. Foi um dos poucos países que levaram seus tiranos a tribunais civis: mais de 1,2 mil repressores foram condenados em cerca de 300 ações.

O exemplo argentino...2

Episódios como esses podem soar como fenômeno de revanchismo de uma sociedade dividida, que força a mão ao colocar o dedo na ferida, não a deixando cicatrizar.

Mas, da Alemanha nazista ao Iraque de Saddam Hussein – e, quiçá, a Síria de Bashar al-Assad –, não vejo por onde curar um país, diante de tamanha tragédia, sem permanentemente se falar sobre o assunto, evitando jogar a sujeira para debaixo do tapete.

O tema da repressão argentina está presente dos bate-papos nos cafés da Recoleta às pichações de Villa Fiorito.

Não falar sobre o assunto leva à não reforma de instituições, como a doutrina das academias militares que provocam novas quarteladas de tempos em tempos. Discutir o papel das forças armadas na democracia é tema de casa de qualquer sociedade que mira a reconciliação.

A Argentina pode ter todos os problemas econômicos do mundo, que a faz estar sempre em modo crise, mas, do ponto de vista de maturidade política, dá um banho no Brasil.

Desafio político máximo

De volta ao batente, depois da delicada cirurgia a que foi submetido, Lula terá de lidar não só com o pacote, mas com a reforma ministerial.

Arthur Lira não quer ficar fora do poder, agora que terá de deixar a presidência da Câmara. Rodrigo Pacheco já foi sondado para o governo. Se dois entram, dois terão de sair, já que o limite para a criação de ministérios está esgotado.

Para Lula, que não viajará nos feriados de Natal e Ano-Novo porque a recomendação médica é dar prioridade à saúde, os últimos dias de dezembro serão de esforço físico mínimo e de desafios políticos de nível máximo.

O artista maranhense Betto Pereira, radicado no Rio de Janeiro, continua na cidade fazendo enorme sucesso com sua nova coleção de pinturas inspiradas em São Luís à noite. A mostra está em cartaz no Rio Poty Hotel

Para escrever na pedra:

“Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o amor toma conta dele”. Frase atribuída a Platão. 

TRIVIAL VARIADO

Corrida eleitoral: pesquisa revela que a campanha para as eleições municipais deste ano foi recordista em violência política na última década.

Economia brasileira: o setor de construção civil cresceu 4,1% em 2024. Para 2025, a expectativa é de uma nova alta, desta vez de 2,3%.

O Tesouro Nacional e a B3 lançaram nesta segunda-feira (16) um vale-presente para títulos. Trata-se de um cartão pré-pago que pode ser usado na compra de títulos públicos negociados no Tesouro Direto.

O mais novo cardeal brasileiro, Dom Jaime Spengler, começa a figurar como favorito para assumir a arquidiocese de São Paulo no lugar de dom Odilo Scherer, que apresentou sua renúncia ao Papa.

Expectativa é aprovar ao menos parte das medidas até o fim da semana, com prioridade para a mudança na regra do salário mínimo. Para viabilizar as votações, Executivo liberou R$ 7,1 bilhões em emendas parlamentares em apenas dois dias. 


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.