PH: Adeus a José Viégas
E mais: Senna na Netflix
Senna na Netflix
Nesta sexta-feira (29), chega no catálogo da Netflix a série Senna. A produção original do Brasil é a maior até o momento do streaming.
Com Gabriel Leone interpretando o personagem principal, Ayrton Senna, a trama mostra a trajetória pessoal e profissional do tricampeão da Fórmula 1, que morreu no dia 1 de maio de 1994, aos 34 anos, ao bater contra o muro de concreto, no circuito de Ímola, no Grande Prêmio de San Marino, na Itália.
O cartista maranhense Cadan Ferreira (22 anos) participou das gravações e esteve presente na première de lançamento da série, que ocorreu no último dia 26 no auditório do Ibirapuera, em São Paulo.
Estavam presentes além do elenco e dos profissionais que trabalharam na produção, algumas pessoas ligadas ao Senna, incluindo Felipe Massa.
No espaço estavam expostos a McLaren que o brasileiro usou ao ganhar o campeonato de 1990, algumas réplicas de carro e karts usados pelo atleta e as roupas que foram o figurino de Gabriel Leone na série.
Os dois primeiros episódios da produção foram assistidos pelos presentes com exclusividade. No fim da exibição, os convidados aplaudiram de pé o elenco, o que arrancou lágrimas de Gabriel Leone que estava acompanhado dos pais, Luís Frota e Márcia Helena Coutinho.
Senna foi casado
“Comecei a sonhar em ser um canal para contar, uma vez mais, a história do Ayrton. Eu sou de 1993, então, infelizmente não tenho lembranças de assisti-lo pilotando, mas eu cresci em uma família, como todas as outras brasileiras, de fãs do Ayrton. Cresci ouvindo as histórias, a emoção e a idolatria ao Senna, à minha família e dos amigos. Eu lembro que uma vez muito pequeno assisti aos vídeos do Ayrton pilotando, das vitórias, corridas épicas e do tema da vitória, e me emocionar com isso. Mesmo as pessoas que não assistiram ele ao vivo, mas sendo brasileiros, é indissociável você ser fã do Ayrton e tê-lo como ídolo, não só pelo piloto que ele foi, revolucionário e genial, o maior de todos os tempos, mas pelo ser humano que ele foi e pelo legado que ele deixou. A nossa série vem 30 anos depois para homenagear o legado dele”, disse o protagonista.
Em paralelo a diversos audiovisuais que já retrataram a trajetória do tricampeão da F1, esta série traz histórias pouco contadas, como por exemplo o único casamento de Senna. Ele foi casado com Lilian Vasconcellos em cerimônia realizada dia 10 de fevereiro de 1981. O casal se conhecia desde a infância.
A separação ocorreu dois anos depois, quando Senna resolveu se jogar de cabeça nas disputas automobilísticas.
Quem é quem na série
Na série, Lilian Vasconcellos é interpretada por Alice Wegmann.
“É uma surpresa, porque ela não é uma pessoa muito pública como a Xuxa e a Galisteu. Eles eram amigos de infância, conviveram muito tempo juntos e as famílias eram super próximas. É uma fase da vida do Ayrton Senna que a gente não conhece tanto, acho que isso é muito legal, vai deixar as pessoas curiosas e inteiradas da vida dele”, pontua a atriz.
Outro destaque para a produção se dá pela “participação” de Adriane Galisteu, muitas vezes esquecida quando a história de Senna é retratada”.
De forma discreta, Julia Foti deu vida à modelo e defende sua participação na trama.
“Independentemente do tamanho da personagem, só dela estar sendo retratada, esse trabalho para mim tem uma importância muito grande. Quando eu fiz o teste, queria fazer a Adriane Galisteu mesmo que ela fosse uma passante na rua sem fala. Ela é muito importante para a história”, conta.
A relação conturbada de Senna e Nelson Piquet também não foi esquecida pela Netflix. Além de posicionamentos diferentes, os dois nunca foram tão próximos e em alguns momentos chegaram até a se desentender.
“Acho que o mais legal em fazer esta série, contando a história do ponto de vista do Piquet, é trabalhar essa rivalidade que estampou as manchetes da época e transformam esses dois em grandes rivais públicos. Não posso dizer que eu estou fazendo o piloto, mas é um recorte dele público na vida do Ayrton Senna”, explica Hugo Bonemer, que interpreta Piquet, que também foi tricampeão mundial de Fórmula 1.
Ouve a minha voz
Quando surgiu na cena musical, no início dos anos 1990, Edson Cordeiro arrebatou o público com sua exuberância vocal de contratenor, repertório eclético e performance superteatral no palco.
Radicado na Alemanha desde 2007, de onde parte para suas turnês e shows pelo mundo, agora Cordeiro volta ao Brasil para gravar e lançar “Ouve a Minha Voz [Cordeiro canta Baleiro]”, um mergulho na obra do maranhense Zeca Baleiro, que inclui inéditas feitas especialmente para o cantor, raridades e sucessos.
Com produção do próprio Baleiro e de Alexandre Fontanetti, o décimo quarto álbum do artista tem a participação especial de Almério e Tetê Espíndola e chega nas plataformas digitais nesta sexta-feira, 29 de novembro, pela Saravá Discos com distribuição digital da ONErpm.
A capa é uma obra do grande artista plástico Fabrini Crisci, que tem uma proposta estética bem particular, em que flerta com o surrealismo e a pop art, e estará também em edição especial em vinil, que se prepara para breve.
Show do ano
O Show do Ano, que será realizado no próximo dia 6, celebrando os 10 anos da produtora 4Mãos Entretenimento com Jorge & Mateus, Luan Santana e show especial dos cantores locais: Iara Costa, Gustavo Ribeiro e Guilherme Torres, com o projeto “Celebration”, na área externa do São Luís Shopping, contará com uma estrutura de palco de última geração. Com uma cenografia 100% de LED, 200m² de painel externo e 60m² de painel interno.
Com inspiração em grandes festivais, a exemplo do Caldas Country que faz parte da plataforma Circuito Sertanejo, que engloba ainda a Expo Londrina, Ribeirão Rodeo Music, Pedro Leopoldo Rodeio Show, Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, Jaguariúna Rodeo Festival.
O “Show do Ano – 4Mãos” contará com uma tecnologia totalmente voltada para proporcionar uma experiência inovadora.
DE RELANCE
Mês de conscientização
O mês de novembro está chegando ao fim, mas não custa lembrar que uma doença possível de ser vencida, quanto mais precoce o diagnóstico, leva à sepultura uma média de 47 brasileiros por dia, conforme dados de 2023, ceifando um total de 17 mil, mas não se deve desistir de persuadir os hesitantes a marcar ao menos uma consulta anual, conforme alerta a campanha Novembro Azul, proposta pelas Nações Unidas, com a presença do Brasil.
Continua após a publicidade..
Não é razoável esperar a próstata inchar, quando a bexiga fica sob impacto e a micção toma a forma de um jato tímido, produzindo incômodo, além de sinalizar a disfunção; ao contrário, mesmo sem nada sentir é preciso fazer o exame chamado PSO, como complemento ao “toque retal”, prospecção das partes confiada ao sentido do tato do médico.
A Sociedade Brasileira de Urologia apoia o movimento desde a estreia, em 2003, na Austrália, saindo da Oceania para ganhar o mundo à medida de aumentarem os casos de câncer, sem ainda se ter alguma certeza mais confiável sobre as causas eficientes da irregularidade no organismo, restando a cautela e a prudência como as gêmeas capazes de evitar o pior.
Mês de conscientização...2
São fortes os argumentos para entregar-se ao teste, sem preconceitos ou receio, pois dificilmente se identifica zona erógena em tal contexto.
E pesquisadores preveem aumento na incidência dos tumores, como se lê em artigo da revista científica internacional Lancet, famosa pelo rigor de seu conselho editorial.
Os diagnósticos devem duplicar até 2040, passando de 1,4 milhão para 2,9 milhões, em parte devido ao aumento da expectativa de vida global, considerando a enfermidade uma das mais frequentes, nos 50+, nesta glândula de viés reprodutivo, rivalizando pari passu com AVC, infarto e outras mazelas da condição humana.
Paradoxalmente, o órgão de 20 gramas e do tamanho de uma ameixa graúda pode tornar-se um complicador quando já cumprira a sua função primeira de procriar, mas não se pode mesmo exigir alguma coerência do organismo humano daí renovarem-se os apelos para marcar uma consulta já.
Personagem histórica
Criação do cartunista argentino Quino, Mafalda visitou a sede das Nações Unidas em Nova York, nos EUA.
Segundo o g1, ato simbólico sobre paz e intercâmbio de culturas fez parte da comemoração dos 60 anos da figura dos quadrinhos.
Mafalda foi recebida na cabine de interpretação e realizou seu sonho de ser tradutora nas Nações Unidas.
Pouco ou quase nada mudou
A opinião política dos brasileiros é mais ou menos a mesma desde as eleições de 2022. As mudanças são relevantes, interessantes, mas não impactaram tanto o quadro geral. Essa estabilidade é a principal lição das pesquisas nacionais.
O antipetismo continua sendo o maior grupo político do país e se destaca pela união: seja qual for a questão, mais ou menos 45% da população escolhe a opção mais antipetista: é um bloco que, além de reprovar o governo e avaliar o desempenho como ruim ou péssimo, também mantém a avaliação ruim ou péssima em todos os temas perguntados pela pesquisa.
Esse comportamento se repetiu em praticamente todas as pesquisas Atlas: há sempre um percentual que insiste em aparecer nas respostas típicas antipetistas. Isso não significa que todos respondem em bloco, mas significa que quase todos respondem em bloco.
Pouco ou quase nada mudou...2
O grande trunfo de Bolsonaro é liderar esse bloco antipetista. O ex-presidente tem uma imagem positiva para 42% da população, o que engloba cerca de 90% do antipetismo. Tarcísio, que define a própria posição política como “bolsonarista” tem 48% de imagem pessoal positiva.
Ou seja, o bolsonarismo engloba quase todo o grupo. Na hora H, o pequeno resto do antipetismo fica sem opção: é Bolsonaro ou o odiado Partido dos Trabalhadores.
O antipetismo pode até ser minoritário, mas uma minoria tão próxima a 50% pode ganhar qualquer eleição presidencial: basta contar com ajuda de quem vota branco, nulo ou se abstém. Enquanto o antipetismo tiver essa força, o petismo terá muita dificuldade. Talvez seja a hora de refletir sobre outro candidato como líder do antibolsonarismo, dado que um petista já começa com quase 50% dos votos contrários.
A nós, cidadãos, resta esperar: tudo indica que a eleição presidencial de 2026 será emocionante e desgastante como as anteriores.
Para escrever na pedra:
“O homem é o que ele acredita”. De Anton Tchecov, dramaturgo.
TRIVIAL VARIADO
Despesas - A necessidade de financiamento do governo subiu para R$ 844 bilhões em 2023, aumento de 111,2% em relação ao ano anterior.
Freios nos gastos - Após semanas de negociações, o ministro Fernando Haddad confirmou freios nos gastos, visando a garantir o equilíbrio nas contas públicas.
Benefício - Isenção de IR para quem recebe até R$ 5 mil mensais pode resultar em R$ 400 a mais de salário todos os meses para o trabalhador.
Mais ricos - Como forma de compensar a perda de receita com a ampliação da faixa de isenção da tabela do IR, o governo também anunciou taxação para os super-ricos, que ganham acima de R$ 50 mil por mês.
O pacote, que será detalhado hoje, inclui, entre outras medidas, a limitação do crescimento do salário mínimo no limite de despesas do arcabouço fiscal, e propõe mudanças nas regras do abono salarial e na previdência de militares
Redes Sociais - O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou ontem o julgamento de ações que tratam de regulamentação das redes sociais e de trechos do Marco Civil da Internet.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira