SÃO LUÍS - Mia Couto e outros autores marcam presença no Encontro Internacional de Escritores de Língua Portuguesa no Convento das Mercês, em São Luís, na noite desta quinta-feira (21). O evento contará com a presença do moçambicano Mia Couto, os angolanos José Eduardo Agualusa e Ondjaki e a historiadora brasileira Mary del Priore.
O primeiro dia de evento iniciou com uma sessão solene em homenagem aos 35 anos do Instituto Internacional da Língua Portuguesa com homenagens a José Sarney, Mário Soares e José Aparecido de Oliveira. Em sua quarta edição, o evento, que faz parte do projeto Conversações de Além-Mar, trouxe a São Luís o escritor cabo-verdiano Joaquim Arena. O autor venho para a cidade para um bate-papo na Academia Maranhense de Letras (AML) e divulgação do seu romance Siríaco e Mr. Charles, obra vencedora do Prêmio Oceanos 2023.
Nas palavras do advogado e escritor Alexandre Lago, um dos idealizadores do projeto, o “Conversações de Além-Mar” tem como principal objetivo a aproximação das literaturas de língua portuguesa e sua maior disseminação pelos diversos países que falam o idioma, em especial o Brasil.
“Nos incomodava e continua incomodando muito o fato de nós, brasileiros, desconhecermos escritores e escritoras dos demais países de língua portuguesa, como Timor Leste, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e mesmo de Portugal, como também o fato de escritores desses países desconhecerem a literatura brasileira contemporânea”, observa Lago, um estudioso da literatura lusófona.
O encontro é uma realização do Instituto Casa do Autor Maranhense e da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) que tem como uma das missões institucionais a promoção e a divulgação do patrimônio histórico e cultural das culturas ibero-americanas e lusófonas, bem como a promoção da amizade e do intercâmbio cultural entre seus povos.
Sendo assim, o evento busca incentivar o diálogo entre as nações de língua portuguesa, reforçando os laços culturais que unem esses países e valorizando a riqueza literária e histórica que emerge dessas tradições. O presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), o advogado Kécio Rabelo, ressalta a importância do Conversações de Além-Mar na medida em que a ação valoriza e fortalece a produção literária lusófona produzida nos diversos países, em especial no Maranhão.
Continua após a publicidade..
Para o presidente, o “Conversações de Além-Mar” é um projeto que integra, aproxima e fortalece culturas, o que em grande parte tem a ver com os propósitos da Fundação.
Veja a programação do último dia:
21/11 (QUINTA-FEIRA)
19h - Diálogo com os escritores Mia Couto e Agualusa Mediação: Ceres Costa Fernandes (Academia Maranhense de Letras) e Adonay Moreira (escritor).
Lançamento dos livros: A cegueira do Rio (Mia Couto) Mestre dos Batuques (Agualusa)
Saiba Mais
- Lapida Ball promete experiências únicas que misturam arte e ancestralidade em São Luís
- Convento das Mercês abre as portas para o Encontro Internacional de Escritores de Língua Portuguesa, em São Luís
- Projeto "Choro, Samba e outras Bossas" agita público no Convento das Mercês nesta sexta (25)
- "Choro, Samba e outras Bossas" chega a 14ª edição celebrando o melhor da música maranhense
- Programação Kids: Convento das Mercês promove oficina de pintura e desenho voltado para crianças com participação de artista plástico
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira