Centenário

AML e Grupo Mirante prestarão homenagem ao poeta José Chagas

Praça do Poeta também será inaugurada pelo Governo do Maranhão.

Evandro Júnior / Na Mira

José Chagas ganha homenagem da AML e Grupo Mirante nesta segunda-feira (28)

SÃO LUÍS - A Academia Maranhense de Letras (AML) e o Grupo Mirante prestam homenagem ao poeta e cronista José Chagas, nesta segunda-feira, às 17h, com descerramento de placa nas antigas instalações do jornal “O Estado do Maranhão”. 

O evento faz parte da programação comemorativa ao centenário de nascimento de Chagas, que nasceu em Piancó, na Paraíba, mas viveu por mais de 60 anos no Maranhão. José Chagas foi cronista do jornal “O Estado do Maranhão” por cerca de três décadas.  

“Em suas crônicas no jornal O Estado, Chagas soube interpretar os fatos de uma maneira brilhante, sempre com um texto refinado e voz inteligente. O cronista era a própria voz dos leitores, e por isso mesmo ele fez história. Portanto, essa homenagem é mais que merecida”, disse o escritor Lourival Serejo, presidente da AML.  

A programação do centenário de Chagas prossegue nesta segunda-feira com a inauguração da nova Praça Poeta José Chagas, obra do Governo do Maranhão/Segov na Lagoa da Jansen.

Continua após a publicidade..

A praça – localizada ao lado do BPTUR, em frente à entrada da península, recebeu novo calçamento de concreto polido; canteiros com paisagismos considerando árvores para aumentar as áreas de sombreamento e bancos; transformação do muro do entorno com arte em grafite; nova iluminação; instalação de pontos de água para irrigação do espaço verde; substituição do piso existente por piso em granilite; recuperação dos portais existentes e instalação de base para identificação visual da placa.

Um dos destaques da nova praça é a estátua do poeta José Chagas, criada pela artista plástica Marlene Barros. Durante a inauguração, haverá uma performance do grupo de teatro Gamar, inspirado em obra do poeta José Chagas. 

Na terça-feira (29), às 19h, a AML realiza sessão solene em homenagem a José Chagas, com saudação do acadêmico Sebastião Moreira Duarte e performance poética da atriz Leda Nascimento. 

E na quarta-feira (30), às 18h30, a Universidade Federal do Maranhão presta homenagem a Chagas, na Diretoria de Assuntos Culturais (Palacete Gentil Braga), com inauguração de placa, abertura de exposição coletiva de artes plásticas, apresentação do Coral da UFMA e exibição de filmes sobre Chagas.       
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.