SÃO LUÍS - Valorizar o conhecimento e contribuir para o enriquecimento da experiência literária, esse é o objetivo da 1ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Realizada de 23 a 25 de outubro, a programação formativa e cultural acontece no Sesc Deodoro e inclui exposições literárias, mesa redonda, oficina, lançamento coletivo de livros e performance artística. O evento é gratuito e aberto ao público.
Serão três dias voltados para o incentivo à leitura, além de destacar o papel essencial das bibliotecas como espaços de acesso à informação, educação e cultura, visando fortalecer a ideia de que leitura é um direito de todos.
Na abertura do evento, dia 23 de outubro, no Cinema do Sesc Deodoro, a Performance artística “Y`: desenhando a sabedoria Guajajara” realizada por Aliã Wamiri (Índígena Guajajara, cacica da Aldeia Ukait, arte educadora e coordenadora da Educação Escolar Indígena – Seduc/PI), seguida de Mesa Redonda com a temática “Bibliotecas antiracistas: formando leitores críticos”.
No dia 24, às 18h, está agendado um lançamento coletivo de livros com os autores Zeca Melo (O Elefante de Pernas Tortas), Amanda Amorim (As Entranhas do Meu Ser), Luzinete Silva (Eu, Ela e Todas Nós), Ray Brandão (Penélope: uma odisseia interior), Joizacawpy Costa (Embalos Infantis), Maura Luza (Era uma vez uma Mamãe Rolinha), Ernesto Dias (Poesias Brasileiras de Combate).
Para a programação de encerramento no dia 25, das 17h às 20h, uma vasta programação que une literatura, gastronomia, música e poesia. No Sarau Literário, com a “Exposição Sabores Literários”, o público poderá degustar alguns quitutes que são citadas em obras literárias, um convite para conhecer o livro, uma vez que comida é história. Acompanhando os pratos serão disponibilizados minitextos com informações e curiosidades sobre os pratos no contexto das obras literárias. A “Premiação Leitor Top” é voltada ao incentivo à leitura e visita na biblioteca, um reconhecimento ao cliente (adulto e infantil) que mais realizou empréstimo de livros literários no decorrer do ano. A “Apresentação musical” fica por conta de Walter Rodrigo (flautista e saxofonista).
Oficina
A oficina “Diálogos Da Aldeia: Construindo Saberes Interculturais, Etnoeducacionais E Antirracistas”, ministrada por Aliã Wamiri/PI, visa promover um espaço de trocas de saberes, discussões e reflexões sobre diversas manifestações culturais e práticas educativas, focado na cultura indígena como integrante do processo de formação do nosso país. Na oficina ministrará orientações e encaminhamentos didático-metodológicos que apoiarão o educador e o agente cultural para uma aprendizagem que favoreça a construção de saberes, letramento étnico racial e antirracista.
Aliã Wamiri é índígena guajajara piauiense, educadora artística, produtora cultural, escritora, ilustradora de literatura infantil, contadora de histórias e cacica da Aldeia Índígena Ukair em Teresina (PI). Fala 04 (quatro) idiomas: português, tupi-guarani, inglês e espanhol. Faz parte das etnias Guajajara (MA), Timbira e Tabajara (PI). É graduada em licenciatura plena em Artes Visuais pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI) e cursou também Artes Plásticas no IFPI. É autora de vários projetos de arte-educação voltados à cultura indígena tais como “No tempo da minha avó” e “A escola cabe no cocar”, de vivências na aldeia onde mora.
Programação
Dia 23/10 (quarta)
9h às 12h – Exposição Literária “Narrativas Ancestrais: tecendo a nossa identidade”
Local: Hall de entrada do Cinema Sesc Deodoro
9h30 – Performance artística “Y` : desenhando a sabedoria Guajajara” com Aliã Wamiri/PI
10h – Mesa Redonda: Bibliotecas antiracistas: formando leitores críticos.
Convidadas: Aliã Wamiri/PI (Índígena Guajajara, cacica da Aldeia Ukait, arte educadora e coordenadora da Educação Escolar Indígena – Seduc/PI) e Luanda Martins Campos/MA (educadora, escritora e contadora de histórias).
Mediação: Profª Dra. Leoneide Brito Martins (UFMA/ GEPPLEM; CRB13)
Local: Cinema Sesc – Sesc Deodoro
14h às 18h – Oficina “Diálogos da Aldeia: construindo saberes interculturais, etnoeducacionais e antirracistas” - Aliã Wamiri/PI
Local: Sala de Reunião do Sesc Deodoro
Continua após a publicidade..
Dia 24/10 (quinta)
14h às 18h – Oficina “Diálogos da Aldeia: construindo saberes interculturais, etnoeducacionais e antirracistas” - Aliã Wamiri/PI (Índígena Guajajara, cacica da Aldeia Ukait, arte educadora e coordenadora da Educação Escolar Indígena – Seduc/PI)
Local: Sala de Dança do Sesc Deodoro
18h – Lançamento coletivo de livros
Autores: Zeca Melo (O Elefante de Pernas Tortas), Amanda Amorim( As Entranhas do Meu Ser), Luzinete Silva (Eu, Ela e Todas Nós), Ray Brandão (Penélope: uma odisseia interiror), Joizacawpy (Embalos Infantis), Maura Luza (Era uma vez uma Mamãe Rolinha), Ernesto Dias (Poesias Brasileiras de Combate)
Local: Área de Vivência do Sesc Deodoro
Dia 25/10 (sexta)
14h às 18h – Oficina “Diálogos da Aldeia: construindo saberes interculturais, etnoeducacionais e antirracistas” - Aliã Wamiri/PI
Local: Sala de Dança do Sesc Deodoro
17h às 20h – Sarau Literário
- Exposição Sabores Literários (com degustação)
- Premiação do leitor literário da Biblioteca Rosa Castro (Adulto e infantil)
- Apresentação Musical com Walter Rodrigo, flautista e saxofonista
- Declamação de Poesias
- Microfone aberto
Local: Área de Vivência do Sesc Deodoro
Saiba Mais
- Carcará Festival Sesc de Música faz estreia de sucesso e reúne mais de 3 mil pessoas
- Mais de 20 apresentações: shows gratuitos do 1º Carcará Festival Sesc de Música começam nesta sexta (8)
- Sesc apresenta espetáculos do “Circula Artistas RS”, projeto que apoia profissionais afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul
- Carcará Festival Sesc de Música abre inscrições para ações formativas e empreendedores
- Mateus Aleluia é uma das atrações confirmadas na 1ª edição do Carcará Festival Sesc de Música
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira