COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Jean-Pierre é o novo Alain Delon

E mais: Grande Gala do dia 25

PH

Atualizada em 19/10/2024 às 13h43
Capa do PH Revista

A SEMANA da Moda regressou a Paris de 23 de setembro a 1 de outubro de 2024! As grandes casas de moda e os jovens criadores revelaram as suas coleções de pronto-a-vestir para a estação primavera-verão 2025, em desfiles, apresentações e eventos de moda na Cidade-Luz. A imagem da beleza do jovem modelo Jean-Pierre está sendo apontada como a reencarnação de Alain Delon, que foi um dos atores mais bonitos do cinema em todos os tempos. E é o destaque de Capa desta edição do PH Revista.

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

 ---------------------------------------------------------------------------

Grande Gala do dia 25

Está se aproximando a data do grande baile que irá celebrar os 55 anos de colunismo social deste Repórter PH com um evento que promete ser o mais elegante de que se tem notícia nestes últimos anos na capital maranhense.

A noite de gala do dia 25 de outubro, nos salões do Blue Tree Towers Hotel São Luís, no Calhau, terá uma programação musical toda inspirada nos embalos dos anos 80 do século passado, década que foi marcada pelos sucessos “dance” de divas como Gloria Gaynor, Donna Summer, Tina Turner, Diana Ross e Aretha Franklin, entre outras que invadiram as pistas de dança de casas noturnas numa época em que os ritmos do filme “Os Embalos de Sábado à Noite” faziam sucesso nas discotecas do mundo inteiro.

Como não poderia ser diferente, a noitada será de traje passeio completo, com os convidados usando terno escuro (homens) e vestido longo (mulheres).

Assim como teve o icônico Studio 54 em Nova York, a pista de dança do Blue Tree para essa linda noite está sendo chamada de Studio 55 do PH, em alusão também a casas noturnas que marcaram os anos 80 em São Luís: as casas PH-33 e PH-83, feitas em homenagem a este Repórter que há 55 anos edita a coluna de variedades mais antiga do Brasil.

Baile só para convidados

O Jubileu de Ametista de Jornalismo do PH é um evento com o selo do Grupo Mirante, que está convidando para essa celebração de cinco décadas e meia de atividades deste Repórter PH na imprensa maranhense e de outros estados.

Vale destacar que se trata de um evento exclusivo para as pessoas que fazem parte da lista de convidados da Coluna PH e do caderno PH Revista, organizada há vários anos pela economista Teresa Martins.

Quem ainda não confirmou presença deve fazê-lo o quanto antes para não perder essa noite de elegância, charme e beleza como raras vezes aconteceram nos salões de São Luís.

O ex-presidente José Sarney descontraiu total no fim de semana na ilha de Curupu, um verdadeiro paraíso no litoral maranhense. E posou de bermuda ao lado de sua neta Maria Fernanda Sarney Santos

DE RELANCE

A lição dos jovens

Há quase dez anos escrevi neste espaço sobre uma experiência pessoal e intransferível. Era sobre uma mini confraria que, durante algum tempo, sempre aos domingos, assinava o ponto no restaurante Cabana do Sol para boas rodadas de conversa. Éramos um trio que vez por outra se tornava quarteto, quinteto, sexteto – mas estas variações não tinham a constância fiel que nos manteve solidários e amigos durante uma longa vida.

No restaurante havia uma mesa cativa no salão mais antigo. Depois mudamos para o novo salão, refrigerado. Ali, jogávamos conversas fora, sempre regadas com um bom uísque ou um tinto da melhor cepa.

Ao retornar para casa, madrugada alta, nunca deixaram de sobrar fragmentos de ideias não definitivas para ruminar.

A lição dos jovens...2

Lembro que em nossos desentendimentos, entre os jornais do dia e livros rabiscados, cálices reabastecidos, Jan Buhatem apontava para mim e José Carlos Salgueiro que os jovens, mesmo os que pensam que são ateus, acreditam no amor, no novo amor, na volta do amor perdido e, sobretudo, os jovens se acreditam imortais e, talvez, esteja nisso, não só a sua força para mudar o curso da história como as fraquezas que os levam a morrer jovens.

Dizia-nos ainda o saudoso Jan Buhatem, do alto da sabedoria de quem curtiu intensamente a vida boêmia durante mais de oito décadas, que os velhos ou os chamados velhos, tidos como mestres, precisam reconstruir esperanças sobre as que se quedaram amarelecidas e foram por eles tornadas ocultas. Já os jovens são a própria esperança. Nada têm a ocultar, pois não acreditam que tenham algo a perder, nem mesmo a vida.

A lição dos jovens...2

Ao fugir das divagações, Jan sempre nos dizia que é preciso dar pasto às volúpias da juventude, pois somente os jovens acreditam que viveremos um dia numa cidade, num país, em que todos os juízes serão passageiros comuns em todas as viagens, não só na última, e pagarão todas as multas por infrações cometidas.

Enfim, Jan Buhatem nos ensinou a lição de que é preciso acreditar no que os jovens acreditam e deixou, para sempre, o seu copo vazio e uma mesa em que a saudade dele não se acaba nunca. 

Já é Primavera

Sábado é quando o tempo bate no teto. Não tem mais para onde ir e fica circulando entre a rua e o sonho como um animal tonto.

Você até tem programa, mas não importa. Há o momento de encarar o pânico.

Véspera de domingo e lá se vão os anos. Você cruza a madrugada com insônia. No dia seguinte o céu azul te chama.

Estavas só, mas já é primavera aqui nos trópicos.

É preciso rever os clássicos

Devo a volátil matéria do meu gosto estético às imagens. E explicaria melhor por tudo o que já vi nas telas dos cinemas, agora com a ajuda do vídeo, usufruído numa cadeira da minha sala.

Mas não foi apenas ver, senti emoções imensas, guardei na memória imagens belas e inesquecíveis. Tomei muito conhecimento de histórias lindas que enriqueceram a minha sensibilidade como um espectador que ampliou a sua visão com o que estava sendo apresentado nas telas dos cinemas.

Só depois aconteceu o que era inevitável, eu também me apaixonaria pela pintura. Nas viagens que fiz ao exterior, corria para os museus. E veio o imenso deslumbramento com os mestres antigos.

Um pintor que me encantou muito foi Caravaggio, com suas figuras dramáticas e não como uma Mona Lisa de sorriso intrigante e um olhar que não precisava de sobrancelhas. Mas é bonita, tem sua mágica.

Essa batalha na procura de imagens expressivas continua dentro de mim. Miguel Angelo ou Giotto com o seu universo de anjos e figuras vivendo momentos cruciais. Os figurativos modernos não se preocupam em conseguir gestos, rostos expressivos e figuras bem mais densas e fortes.

A cena de uma batalha pintada por Delacroix é perfeita. Faltava só a técnica do cinema. Os pintores clássicos deram colossal ajuda ao cinema com ritmo, movimento, luz, a luta entre o necessário claro-escuro.

Um encontro com o “Rei” RC

Continua após a publicidade..

Valeska Braga, viúva de Dudu Braga (filho de Roberto Carlos que faleceu em 2021 e, portanto, nora do cantor famoso) reuniu na última segunda-feira, dia 14, um pequeno grupo que juntou familiares e pouquíssimos amigos em um dos melhores buffets infantis de São Paulo, o Planet Mundi, em Moema, para comemorar a nova idade da filha Laura Braga, a “Laurinha”, neta de Roberto Carlos.

A festa foi inspirada nos personagens dos estúdios Disney, como Moana e Stitch. E entre os convidados estava a maranhense Rosário Saldanha, amiga de Valeska, com a neta Manuela Albuquerque.

A grande surpresa da noite foi a presença do “Rei” Roberto Carlos, que foi acariciar a neta Laurinha e ficou no evento até tarde da noite, distribuindo simpatia para todos os convidados.

Rayane Lima era uma bela e charmosa presença na inauguração da decoração natalina da loja Carmelitas, no Calhau

Cheque sem fundo

Quando acabam as eleições, um fato recorrente aflora em toda a plenitude.

A quantidade espantosa de cheques sem fundo que grassam na cidade de candidatos que não conseguiram se eleger.

As gráficas, os donos de carros de som e os proprietários de imóveis alugados para comitês políticos, são as maiores vítimas desses caloteiros.

Ministério público e gastos

Os candidatos que gastaram milhões nas últimas eleições no Maranhão que se cuidem.

O Ministério Público não assistiu a gastança desmedida de olhos vendados e ouvidos tapados, sobretudo de candidatos aos cargos proporcionais.

Os promotores acompanharam tudo e tudo indica que vão convocar os mais votados a dar explicações sobre os gastos e de onde veio o dinheiro para o festival de compra de votos no pleito de 6 de outubro.

Audiência pública

O líder da bancada do PT no Senado, Beto Faro, propôs a realização de uma audiência pública para discutir os temas tratados durante a presidência do Brasil no G20, que se encerra em novembro de 2024.

A ideia é antecipar o debate sobre os posicionamentos comuns e discordantes entre os membros do grupo, que inclui 19 países, além da União Africana e da União Europeia.

A intenção é chegar à Cúpula com um entendimento mais claro sobre os acordos que serão firmados pelos chefes de Estado e de governo, decisões que Beto Faro considera “determinantes para o futuro da humanidade”.

Desempenho da indústria

No terceiro trimestre de 2024, a indústria maranhense apresentou um crescimento superior aos índices do Nordeste e do Brasil.

Em agosto, a produção industrial do Maranhão cresceu 2,1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, quase igualando o índice nacional, que foi de 2,2%, mas ficando abaixo do crescimento de 4,5% registrado no Nordeste.

No acumulado de janeiro a agosto, o desempenho do Maranhão foi de 3,6%, superando tanto o índice do Nordeste, de 1,2%, quanto o nacional, de 3,0%.

Os dados fazem parte da Análise Conjuntural Trimestral da Indústria, produzida pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).

Esse crescimento foi impulsionado principalmente pelos setores de bebidas e metalurgia, que mostraram incrementos significativos.

Nada mais sugestivo do que este sósia mirim do candidato à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump

Para gravar na pedra:

“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz”. De Platão. Nota: autoria não confirmada.

TRIVIAL VARIADO

Emocionado, o ex-deputado federal e ex-ministro de Estado Gastão Dias Vieira fez uma bonita homenagem ao saudoso Maurício Oliveira Rêgo na Missa de Sétimo dia do seu falecimento, celebrada pelo padre Heitor Morais.

Em tempo: a missa, com a Igreja de São Luís Rei de França, no Calhau, lotada de amigos do falecido, tinha a presença da viúva Silvana Cavalcante Rego e os filhos e numerosas figuras de nossa sociedade.

Cintia Klamt Motta está em tempo de dedicação exclusiva à produção da decoração para o Gala de Outubro, que acontece dia 25 no hotel Blue Tree São Luís. Ela diz que será uma decoração moderna inspirada nos anos 1980.

Aliás, a arquiteta e top model Bianca Klamt comemorou o seu aniversário, quinta-feira, em São Paulo, no rooftop do Hotel Fasano, um dos mais sofisticados do Brasil.

Os prefeitos que deixam o cargo em 1º de janeiro ganharam na terça-feira uma ajuda federal para fechar as contas de 2024: a antecipação de R$ 133,2 milhões da compensação pelas perdas de ICMS de 2022, que só entrariam em 2025.

Duelo: o Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, repetirão o cenário de polarização do pleito de 2022 e se enfrentarão em duas capitais no segundo turno das eleições municipais: Fortaleza e Cuiabá.

Reforma – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sinalizado que pode fazer uma reforma ministerial baseado no resultado das eleições municipais, após o segundo turno. A ideia é aproveitar o novo desenho eleitoral para mexer nas peças.

Alerta do governo: Tempestade pode provocar deslizamento e inundações em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais neste fim de semana.

Lei sancionada: Governos terão que divulgar dados de rendimento escolar de alunos e currículo de diretores. Regra vale para todo o Brasil.

Feijão-de-metro: a Embrapa fará o lançamento na terça-feira (22), de duas novas variedades de feijão-de-metro, aquele utilizado em saladas, nas cores roxo e verde-oliva.

Tem mais: o feijão-de-metro é um tipo de feijão-caupi, cujas vagens são consumidas inteiras cruas ou cozidas na forma de saladas ou em outros pratos. Leguminosa nativa da Ásia, o feijão-de-metro, também conhecido como feijão-verde.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.