PH: Sucesso de Daniel Blume em Lisboa
E mais: Eleição de prefeitos e vereadores
Sucesso de Blume em Lisboa
A obra “Cartas ao Neto: versos maquiavélicos” que aborda os bastidores do jogo político conquistou os leitores em consagrado evento lisboeta.
Assim como a música, a boa literatura não tem fronteiras quando o idioma é o mesmo. Isso vale para a obra do advogado e autor maranhense Daniel Blume, que começou a ganhar o mundo.
Seu livro mais recente, que tem como mote os bastidores políticos – tema atual e até mesmo universal em suas semelhanças e nuances – acaba de conquistar os leitores que participaram do 9º Festival de Poesia e Feira de Livros de Lisboa.
Esse evento literário aconteceu de 18 a 22 de setembro na Biblioteca de Alcântara, com a curadoria de Alexandre Cortez; produção de Jannini Rosa e João Innecco, tendo como homenageada a escritora portuguesa Maria do Rosário Pedreira.
Sucesso de Blume em Lisboa...2
Na obra de Blume, as lições enviadas do hospital, por cartas, de um senador octogenário para o seu neto e sucessor político, contando as vísceras e vicissitudes do jogo pelo poder e os bastidores da política foram apresentadas aos portugueses no lançamento, que aconteceu no dia 19 de setembro, na Fábrica Braço de Prata, integrando a programação do renomado Festival.
O autor Daniel Blume interagiu com um seleto público, autografando seu livro e trocando ideias com os leitores portugueses, incluindo a grande homenageada Maria do Rosário Pedreira, além de ter contado também com a presença do casal suíço de escritores Carla Sá e Jean Paul Gossuin, que são seus tradutores para o francês.
É a boa literatura “made in Maranhão” conquistando leitores além mar.
Eleição de prefeitos e vereadores
Passou tão rápido que, quando vimos, já chegou outubro e com ele a eleição dos prefeitos e vereadores.
Quem acompanhou atentamente os debates, as entrevistas e, principalmente, a propaganda eleitoral, deve estar com a sensação de que todos os problemas da sua cidade serão resolvidos nos próximos quatro anos, não importando quem vença a eleição.
Eleitor de São Luís desde que fiz meu primeiro título, só pude votar para prefeito em 1985. A capital era então “área de segurança nacional” e a ditadura não permitia que os prefeitos fossem escolhidos no voto.
Curiosamente, escolhemos nosso primeiro prefeito após aqueles anos de chumbo depois de votar para governador.
Eleição de prefeitos e vereadores...2
Participo de coberturas eleitorais desde 1982. Sou o que se pode chamar de “gato escaldado”. Tenho uma espécie de detector de promessas furadas e por isso posso assegurar: em São Luís, quem vencer não conseguirá cumprir nem metade do que prometeu.
No passado a gente sugeria ao eleitor para recortar e guardar as promessas. Hoje é mais fácil: dá para montar um arquivo e deixar na nuvem.
Me cobrem se daqui a quatro anos os candidatos à eleição de 2028 não estiverem repetindo as mesmas promessas de hoje.
O fato de me incomodar com as promessas vazias não me faz desacreditar do processo eleitoral. Não conheço ninguém melhor para escolher o prefeito e os vereadores do que Sua Excelência, o eleitor.
Por isso, meu desejo para este domingo é que você, que mora em qualquer município do Maranhão (ou do Brasil), faça uma escolha da qual não precise se arrepender depois.
Vereador não é figura decorativa
Se é verdade que quase todo mundo já escolheu seu candidato (a) a prefeito (a), o mesmo não se pode dizer dos vereadores.
É provável que se você mora numa cidade com mais de 100 mil habitantes esteja um pouco perdido sobre em quem votar.
Eu considero a eleição de vereador tão importante quanto a de prefeito.
Por isso, não dá para levar na brincadeira, como parecem fazer alguns partidos, autorizando candidaturas bizarras, com apelidos jocosos, só para chamar a atenção.
Para saber quem concorre na sua cidade entre no site da Justiça Eleitoral e confira. Depois pesquise a biografia. Há pessoas qualificadas disputando essas vagas. E há também os oportunistas, os que só sabem gritar, os aproveitadores.
Não é fácil separar o joio do trigo, mas é possível e necessário.
Eleições e transporte
O prefeito de Belém do Pará, Edmilson Rodrigues, saiu na frente e assinou decreto determinando a gratuidade no transporte público da cidade no próximo domingo, 6 de outubro, dia do primeiro turno das eleições municipais.
A medida, já tomada em eleições passadas, e que poderá ser seguida por São Luís e outras cidades, é para facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação. As catracas ficarão liberadas de 4h às 23h59.
O prefeito também determinou que as empresas responsáveis pela gestão da frota mantenham a mesma frequência de viagens dos dias úteis.
Trabalho decente
A Companhia Vale apresentou na semana passada, a representantes das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego do Maranhão, Pará, Minas Gerais e Espírito Santo, um panorama das ações desenvolvidas nas áreas de relacionamento com comunidades, sindicatos, saúde, segurança, meio ambiente e gestão de barragens.
O encontro faz parte da “Caravana do Trabalho Decente” e a ideia é promover um diálogo entre as superintendências, a empresa e suas terceirizadas para que todos pratiquem os conceitos de trabalho decente e sustentável.
Duas despedidas nesta sexta-feira
São Luís amanheceu mais triste nesta sexta-feira. A sociedade local sofreu um duro golpe com a morte, na mesma madrugada, de duas figuras muito queridas e admiradas desta Capital.
Primeiro, foi a educadora Tânia Sampaio, que há anos lutava contra um câncer.
Continua após a publicidade..
Horas depois, foi Olga Simão, que teve papel de destaque nos governos de Roseana Sarney, nos quais ocupou vários cargos importantes de primeiro escalão.
Que Deus as receba com uma festa de luz!
DE RELANCE
Contagem regressiva para o Gala
Estamos na contagem regressiva para a realização do maior evento social do mês de outubro e deste fim de ano em São Luís.
O grande baile que irá celebrar os 55 anos de colunismo social deste Repórter PH será, realmente, uma noite de gala nos salões do Blue Tree Towers Hotel São Luís, no Calhau, para celebrar, no dia 25 de outubro, o Jubileu de Ametista de Jornalismo deste Repórter PH.
O baile virou o principal assunto nas rodas sociais da cidade. E é mais quem quer saber de detalhes dessa noite ambientada com um toque de classe e bom gosto pela designer Cintia Klamt Motta.
A programação musical, como todos já sabem, é inspirada nos embalos dos anos 80 do século passado, década que foi marcada pelos sucessos “dance” das grandes divas da música popular que invadiram as pistas de dança e faziam lotar casas noturnas do mundo inteiro.
Por se tratar de uma noite de gala, o traje pedido para os convidados é terno escuro para os homens e vestido longo para as mulheres.
Contagem regressiva para o Gala...2
Inspirada no icônico Studio 54, de Nova York, a pista de dança do Blue Tree para a noite de 25 de outubro está sendo chamada de Studio 55 do PH, em alusão a casas noturnas que marcaram os anos 80 em São Luís, tais como as efervescentes discotecas PH-33 e PH-83, criadas para homenagear este Repórter PH- a primeira, quando comemorou seus 33 anos de idade, e a segunda, depois, quando iniciou o ano de 1983.
Depois de uma longa temporada cantando nas noites de Nova York, uma diva brasileira dos tempos modernos já está no Brasil e será uma das atrações da noite. O repertório dela passa pela era disco em que fizeram sucesso ícones como Glória Gaynor, que já esteve em São Luís e, mais recentemente levou o público à loucura no Rock in Rio 2024, além da saudosa Donna Summer, que também se apresentou Blue Tree, além de Tina Turner, Diane Ross ou Aretha Franklin, para citar as cinco mais famosas.
Estão confirmadas, ainda, as presenças no palco de dois grandes DJs de prestígio nacional que irão pilotar as pick-ups com as músicas que marcaram aquela década no mundo.
Contagem regressiva para o Gala...3
Como já faz parte da tradição dos eventos com a grife da Coluna PH e do PH Revista, os nomes dos artistas que darão o toque musical ao Jubileu de Ametista deste Repórter PH na imprensa brasileira, só serão revelados na hora da festa.
O Jubileu de Ametista, é bom lembrar, tem o total apoio do Grupo Mirante, e deverá reunir também muita gente jovem na pista de dança, além dos casais mais tradicionais da sociedade maranhense, e convidados de todo o Brasil.
Estamos na fase decisiva das confirmações dos convidados do Grupo Mirante, cuja lista para a festa de 25 de outubro está sendo organizada por Teresa Martins, que, por sua vez, tem recebido indicações de novos nomes para enriquecer mais ainda a exclusiva seleção de convidados.
ABAV e os Lençóis Maranhenses
A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão (ABAV-MA), Dayanna Barbosa, reuniu-se com representantes do trade turístico, entre as quais a secretária de turismo do Maranhão, Socorro Araújo, durante a ABAV Expo, em Brasília, para debater a importância da segurança nos Lençóis Maranhenses.
A ABAV Expo aconteceu de 26 a 28 de setembro e levou à capital federal uma caravana de cerca de 84 empresários maranhenses, uma das maiores dos últimos anos.
Durante a reunião, Dayanna Barbosa destacou que os Lençóis Maranhenses, um dos principais cartões-postais do estado, recebem um fluxo crescente de turistas, o que aumenta a necessidade de reforçar medidas de segurança para garantir a integridade dos visitantes e a preservação do meio ambiente .
Para gravar na pedra:
“A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez”. De Friedrich Nietzsche.
TRIVIAL VARIADO
Setores do agronegócio brasileiro comemoraram a proposta da Comissão Europeia de adiar a aplicação da lei antidesmatamento.
Prevista para entrar em vigor em dezembro deste ano, a nova legislação prevê que empresas importadoras do bloco sejam responsáveis por rastrear suas cadeias de suprimento, a partir de dados de satélite e de geolocalização, para provar que não adquiriram commodities de áreas desmatadas.
A exigência estava sendo vista como um duro golpe às exportações de países como o Brasil. Na quarta-feira, a Comissão Europeia anunciou que propôs adiar a entrada em vigor para 30 de dezembro de 2025, no caso das grandes empresas, e junho de 2026, em relação às micro e pequenas empresas.
O pedido de adiamento ainda precisa ser aprovado pelo Parlamento Europeu, mas o anúncio foi comemorado e não apenas por representantes do agro.
Ontem, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), uma das principais ONGs com atuação na área do meio ambiente, divulgou nota afirmando que o adiamento “oferece tempo para aprofundar a discussão, produzir informação e análises para a melhoria da implementação da regra de maneira engajadora e não unilateral”.
A avaliação do Ipam é que a extensão do prazo “dará mais tempo para as partes se prepararem”. “São os pequenos e médios produtores das cadeias do cacau, do dendê, da soja, do gado, do couro, que vão sentir os impactos do regulamento da União Europeia.
O Brasil tem nove dos 20 melhores hotéis da América do Sul, segundo o ranking Readers’ Choice Awards, do Reino Unido.
Apesar do avanço de nova frente fria, o sol e o tempo seco devem predominar no Brasil neste fim de semana de eleições municipais.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga hoje dados sobre alfabetização para pessoas indígenas com 15 anos ou mais e existência de registros de nascimentos das crianças indígenas de zero a cinco anos, além de características de domicílios que sejam habitados por, pelo menos, um residente indígena.
Os dados fazem parte do Censo Demográfico 2022.
O Ministério da Agricultura divulgou ontem a lista com 11 marcas de azeite que foram desclassificadas e consideradas impróprias para consumo, por não estarem de acordo com os parâmetros de produção e qualidade estabelecidos pelas normas da Pasta.
Tomem nota e evitem essas marcas: Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.