Setembro Amarelo

Obras abordam temas como depressão e ansiedade

Setembro Amarelo é um período dedicado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio e à promoção da saúde mental.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 31/08/2024 às 13h22
Capa de 'As quatro estações da alma'

Setembro Amarelo é um período dedicado à conscientização sobre a prevenção ao suicídio e à promoção da saúde mental. Em um mundo em que questões como ansiedade, depressão e autoconhecimento estão cada vez mais em evidência, a leitura é uma poderosa ferramenta de compreensão e transformação.

Nesta vitrine literária, reunimos 13 obras que exploram uma ampla gama de temas relacionados ao bem-estar emocional. Desde a importância de reconhecer e acolher a dor em momentos desafiadores, passando por histórias inspiradoras de superação da depressão, até reflexões sobre a necessidade de desacelerar diante da pressão da vida moderna.

Mais do que simples leituras, essas indicações são verdadeiras ferramentas para compreender e enfrentar os desafios emocionais do cotidiano. 

As quatro estações da alma


Mario Sergio Cortella e Rossandro Klinjey abordam a importância de reconhecer e acolher a dor para enfrentar momentos difíceis. Este livro nos lembra que a reflexão sobre as angústias e incertezas é essencial para promover a saúde mental e encontrar esperança, mesmo nos períodos mais sombrios.

Juntos na escuridão


Diana Gruver traz histórias inspiradoras de pessoas que enfrentaram a depressão, um tema central para o mês. Este livro oferece uma visão compassiva e informativa sobre como lidar com as doenças mentais, tanto para aqueles que sofrem quanto para os que os apoiam, promovendo compreensão e empatia.

 

Pega Leve!


Davi Lago convida a desacelerar e refletir sobre a pressão constante da vida moderna. A mensagem do livro é ainda mais relevante: precisamos aprender a cuidar da saúde e encontrar equilíbrio para evitar o esgotamento emocional e espiritual. Davi propõe uma pausa ou, se preferir, um freio de arrumação.

 

Cinco lições de psicanálise


Essa obra de Sigmund Freud é fundamental para entender as origens da psicanálise e seu papel na saúde mental. Um livro que ajuda a reconhecer a importância do tratamento psicológico e da busca por ajuda profissional ao mostrar os caminhos para a cura dos "males do espírito". Trata-se do surgimento de novas ideias médicas que auxiliam milhões de pessoas até hoje por meio da psicanálise.

 

Como Deus transforma a tristeza em alegria


Luciano Subirá oferece consolo e esperança em momentos de dor, uma mensagem poderosa para aqueles que sofrem. Por meio de ensinamentos bíblicos, o pastor e conferencista mostra como a fé pode ser um suporte essencial para superar crises emocionais e encontrar alegria, mesmo em meio ao sofrimento.

Continua após a publicidade..

 

Priorize Deus


Michel Simplicio oferece 366 devocionais, sugestões de orações, QR Codes que levam a cursos ministrados por médicos de saúde mental, espaço para reflexões e atividades interativas. O autor incentiva o leitor a transformar suas vidas por meio da fé para que possam lidar com o estresse diário, a ansiedade e, até mesmo, a depressão.

 

Entrevista com a solidão


A solidão, frequentemente ligada a quadros de ansiedade e depressão, é tema central desse livro, escrito pelo psicólogo Marcos Lacerda. O especialista propõe estratégias para transformar o sentimento de isolamento em solitude, uma oportunidade para o autoconhecimento e o bem-estar emocional. Com dicas e exercícios práticos, convida o leitor a redefinir a relação com a própria companhia e a alcançar uma saúde mental duradoura.

 

Não deixe a vida te maltratar


O título deste livro é um trocadilho com a capacidade do ser humano de piorar toda e qualquer situação. Segundo o autor, o psiquiatra Nelio Tombini, não é a vida que aflige a pessoa e sim ela que desdenha da própria existência. além de abordar a autossabotagem, o objetivo da obra é mostrar ao leitor o caminho para alcançar a plenitude e a estabilidade psicológica. Se a mente tem a capacidade para maltratar o ser, por que não teria também o poder de alcançar um estado de felicidade?

 

Liberte-se de crenças que aprisionam


Pesquisador de temas extrafísicos, espiritualistas e filosóficos, o escritor Silvio Ferrérie recorre a conhecimentos históricos e práticos para ajudar pessoas a conviverem com a dualidade interna. O autor convida os leitores a confrontarem crenças limitantes e a buscarem o equilíbrio entre as forças opostas que moldam suas vidas. Para isso, oferece estratégias de enfrentamento dos desafios emocionais e promoção do desenvolvimento pessoal e espiritual, a fim de alcançar qualidade na saúde mental.

 

Isso não é um chapéu


O psicólogo Clécio Branco trata da sociedade atual, essa que Byung-Chul Han denominou de várias formas — sociedade do cansaço, sociedade do desempenho, do desaparecimento dos ritos, sociedade em que Eros está em agonia, a da infocracia, etc. O Pequeno Príncipe visita mundos em que os indivíduos se encontram solitários, isolados, infelizes. A obra propõe reflexões sobre o excesso de eficiência e positividade versus o isolamento social.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.