COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: O adeus a Alain Delon

Tem mais: César Boaes é o novo diretor do Teatro Arthur Azevedo

PH

Atualizada em 21/08/2024 às 08h23
A morte de Alain Delon provocou uma chuva de homenagens em todo o mundo

O adeus a Alain Delon

A França se prepara para se despedir de seu grande galã cinematográfico Alain Delon, morto no domingo aos 88 anos, um falecimento que provocou uma chuva de homenagens em todo o mundo, da Itália ao Japão.

Anthony, Anouchka e Alain-Fabien Delon, seus três filhos, que não possuem boa relação há anos, serão os responsáveis por organizar o funeral do pai.

No domingo, entraram em acordo para anunciar a morte do ator em conjunto à AFP, depois de meses de discordâncias em torno dos cuidados médicos de Alain Delon.

 O adeus a Alain Delon...2

Astro de clássicos do cinema mundial como “O Leopardo” e “O Samurai”, Delon não foi apenas um dos grandes galãs franceses, mas também um ator disciplinado que soube se colocar a serviço de qualquer tipo de diretor na época dourada do cinema francês.

Recluso em sua mansão, acometido por diversas doenças e com posições políticas ou sociais que provocavam polêmica, Delon expressou diversas vezes nos últimos anos que a única coisa que desejava era ser enterrado em sua propriedade de La Brulerie, em Douchy (centro da França) onde morreu, perto de seus cachorros.

Já havia “iniciado os trâmites burocráticos para isso”, disse Christophe Hurault, sub-prefeito de Loiret, à AFP, indicando que a prefeitura “havia concordado inicialmente”.

Mas os elogios unânimes de todos os setores culturais e políticos na França apontam para algum tipo de homenagem nacional, como já havia ocorrido com seu grande amigo Jean-Paul Belmondo, que morreu em 2021.

 O adeus a Alain Delon...3

A polêmica em torno de seus últimos momentos não cessa. A mulher que cuidou dele durante décadas, Hiromi Rollin, expulsa de casa em 2023, acusou os filhos no jornal Le Figaro de terem impedido-a de “se despedir” do ator.

Rollin, que foi formalmente acusada de maus-tratos, disse que ficou “devastada” com a morte de Delon.

– Fim de uma época –

Com sua morte se fecha um pouco mais toda uma página da história do cinema francês dos anos 1960-1980, poderoso e invejado a nível internacional.

Delon se foi depois da maioria daqueles que amou ou com quem trabalhou: Jean Gabin, Lino Ventura, Romy Schneider, os diretores italianos Luchino Visconti e Michelangelo Antonioni.

Com a morte de Delon e de Belmondo, a última lenda restante dessa época é Brigitte Bardot, de 89 anos, aposentada há décadas do ofício.

O adeus a Alain Delon...4

Delon deixa “um enorme vazio que nada nem ninguém pode preencher”, escreveu a atriz em uma mensagem dirigida à AFP.

Como sinal de que sua aura continuava transcendendo fronteiras, a imprensa internacional dedicou um amplo espaço ao seu falecimento.

“Bonito e hipnótico, Alain Delon foi uma das estrelas mais misteriosas do cinema”, resumiu o crítico do jornal britânico The Guardian, Peter Bradshaw.

Para a revista alemã Der Spiegel, que lembra Delon com um foto ao lado de Romy Schneider, um de seus grandes amores, ele era “o James Dean europeu”.

– "Rosto de anjo" –

Seu outro país favorito, Itália, onde desenvolveu grande parte do início de sua carreira, também lhe dedicou manchetes.

“Não haverá nunca mais um ator como Delon, único e imortal”, lamentou o Il Corriere della Sera, enquanto que La Estampa e La Repubblica dizem “Adeus ao mito do cinema francês”.

O ator espanhol Antonio Banderas foi um dos primeiros a lhe dar “adeus”.

O cineasta independente americano Jim Jarmusch o elogiou no Instagram como “o gangster com rosto de anjo”.

E sua influência não para por aí. “Era idolatrado no Japão por seu encanto e gestualidade”, recorda o veículo japonês NHK em seu site.

Na França, todos os jornais dedicaram suas capas de segunda-feira a Delon. O Le Figaro, assim como o Le Parisien, elogiam “o último samurai”, enquanto o Libération intitulou “Sonho profundo” sobre uma foto em preto e branco do ator, com um cigarro na boca.

As homenagens se multiplicaram no domingo, para além do mundo da cultura.

O adeus a Alain Delon...5

“A dança terminou”, lamentou ante a AFP sua companheira em “O Leopardo”, a atriz italiana Claudia Cardinale, a quem fui apresentado durante um coquetel no elegante hotel Le Bristol.

A francesa Mireille Mathieu homenageou “um monumento da França”, assim como o presidente Emmanuel Macron, que escolheu as mesmas palavras para prestar homenagem a um “rosto inesquecível” que “fez o mundo sonhar”.

Em frente à propriedade de Delon em Douchy, os fãs desfilaram durante todo o domingo para se despedir de sua estrela.

“Em nossa mente, acreditamos que esses ícones são eternos. É muito triste”, disse à AFP Marie Arnold, uma moradora da região, que veio deixar flores com sua irmã Michèle, que confessou que chorava “uma parte de (sua) juventude que se vai”.

As autoridades proibiram qualquer tipo de sobrevoo sobre a propriedade até esta quarta-feira.

Continua após a publicidade..

Diretoria de Relações Institucionais estabelece diálogo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), com foco na expansão de parceria para alavancar a empregabilidade de refugiados no Brasil

Agenda em Roraima

A diretora de Relações Institucionais da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Nara de Deus, e o assessor Elielson Gonçalves estão em Roraima para participar de uma agenda de desenvolvimento de capacitação e empregabilidade de refugiados.

Pela manhã, os representantes da CNC se reuniram com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) para falar sobre o Café com Empresas, evento que acontece no dia 21/08, em Boa Vista, e coloca em pauta a inclusão e a contratação de pessoas refugiadas, estreitando o diálogo entre o setor privado e organizações que atuam na empregabilidade desta população.

Collab Jovem

A Associação Comercial do Maranhão, (ACM), dando continuidade às ações comemorativas aos seus 170 anos, realiza, nesta quarta-feira (21), o Collab Jovem, maior evento de empreendedorismo jovem do estado. O evento começa às 16h e será realizado no Villa Reale Buffet, no Calhau com palestra master do pernambucano Marcos Strider, empreendedor digital experiente com vasto conhecimento de estratégias digitais e desenvolvimento emocional. 

Collab Jovem 2

Com muita inteligência e carisma, Strider tem uma influência impactante nas suas redes sociais, onde administra diversas lives, influenciando de forma direta seus seguidores a ter uma comunicação e persuasão diferenciada. Em sua quinta edição, o Collab Jovem se consagra como espaço ideal para reunir empreendedores do estado que querem discutir as tendências de mercado, boas práticas e experiências exitosas de tecnologia, inovação e empreendedorismo.

De relance

Roda de Conversa

O Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão recebe hoje, às 9h, na Avenida Oswaldo Cruz, no centro de São Luís, a promotora de Justiça e Defesa da Mulher e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero Selma Martins. Ela vai participar da roda de conversa sobre os 18 anos da Lei Maria da Penha, evento promovido pelo Grupo Reflexivo de Mulheres

Mutirão de atendimento

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) integra a realização do quarto mutirão de atendimento a pessoas em situação de rua, a ser realizado no próximo sábado (24), na sede da Seção Judiciária do Maranhão, na Areinha, das 7h às 16h. O mutirão é uma iniciativa do Comitê PopRuaJud, coordenado pelos juízes Douglas de Melo Martins (TJMA) e Rafael Lima da Costa (Justiça Federal), e pela defensora pública Clarice Binda, em parceria com instituições estaduais, municipais e federais.

Mutirão de atendimento 2

Está prevista a presença do vice-coordenador dos Juizados Especiais Federais, desembargador federal Roberto Carvalho Veloso; de representantes do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA); da Defensoria Pública do estado; da Defensoria Pública da União (DPU) e da Procuradoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre outras instituições públicas e entidades da sociedade civil. 

Visita de cortesia

A presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputada Iracema Vale, esteve na sede da Procuradoria Geral de Justiça, acompanhada pelo deputado Antônio Pereira, para uma visita de cortesia ao procurador-geral de justiça, Danilo de Castro. Também estava presente a chefe da Assessoria Especial da instituição, promotora de Justiça Lúcia Chagas. Foi a primeira visita da presidente do Legislativo Estadual ao chefe do Ministério Público do Maranhão. No encontro, foram discutidos projetos de lei de interesse da instituição em tramitação na Alema.

Tênis em Santo Amaro

Disputas acirradas marcaram a edição de 2024 do Santo Amaro Open de Beach Tennis. Chancelado pela Federação de Beach Tennis do Maranhão (FBTM), entidade que representa oficialmente a modalidade no Estado, o evento foi um sucesso e correspondeu à nona etapa do Campeonato Maranhense Oficial de Beach Tennis deste ano. Todas as partidas ocorreram nas 13 quadras montadas às margens do Rio Alegre.

Espetáculo sobre livros

Uma viagem por quatro incríveis bibliotecas brasileiras é o tema do espetáculo de teatro que chega ao Maranhão nesta semana com apresentações gratuitas para estudantes da rede pública de ensino. A estreia de “Onde moram os livros?” acontece nesta quarta-feira (21) na UEB Ensino Fundamental João do Vale, localizada no Povoado Argola e Tambor, Cidade Nova.

Espetáculo sobre livros 2

A peça reunirá toda a comunidade escolar apresentando curiosidades sobre bibliotecas que salvaguardam livros históricos da literatura brasileira e mundial:  a Biblioteca Nacional e o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro; a Biblioteca Pública do Amazonas em Manaus; e não poderia faltar uma biblioteca do nosso estado, a Biblioteca Pública Benedito Leite, que fica em São Luís. O elenco conta com os atores Agnes Brichta, Gabriel Sant’Anna, Jéssica Araújo e Thiago Franzé, com participação da cantora, contadora de histórias e autora de livros infantis, Camila Reis.

Não dependa do INSS

Depender apenas do INSS para a aposentadoria é um risco, dizem os especialistas. Na verdade, essa premissa é verdadeira porque os valores são incertos, a liquidez é baixa e os períodos de contribuição são longos, de acordo com o empresário Felipe Ribeiro, proprietário da securitizadora RendMais, onde dá para investir de forma segura e rentável, garantindo uma aposentadoria tranquila e sem surpresas. Essas e outras informações estão no perfil @rendmaisinvest, no Instagram. 

Prebióticas encapsuladas

Um crescente número de estudos indica a importância de um microbioma humano saudável, conjunto de microrganismos que habita o corpo, para a manutenção da saúde e do bem-estar. A solução para isso são os compostos chamados prebióticos, alimentos para os microrganismos, que agora podem ser ingeridos em cápsula solúvel em água, facilitando a incorporação diária de fibras. A Pharmapele, franquia presente em São Luís, trouxe para o mercado local a novidade de fibras prebióticas encapsuladas, a substância Odilia, oriunda do cladódio dos cactos Opuntia ficus-indica, cultivados ao redor do vulcão Etna, na Sicília, Itália.

O ator e diretor da comédia ‘Pão com Ovo’, César Boaes, é o novo diretor do Teatro Arthur Azevedo. O anúncio foi feito nas redes sociais pelo governador Carlos Brandão. No registro, Boaes aparece com a cantora Alcione, madrinha artística da peça no Rio e em São Paulo

Para escrever na pedra:

“A pior das loucuras é, sem dúvida, pretender ser sensato num mundo de doidos”. De Erasmo de Rotterdam.  

Trivial variado

A diretoria do plano de saúde Cassi comunicou que os atendimentos de pronto socorro no Hospital São Domingos já foram restabelecidos.

Esta é para as mulheres tomarem nota: no próximo dia 26 de agosto, tem lançamento da Coleção Colorée, de Carla Amorim, na loja Club Donna Moça, na Avenida dos Holandeses, no Calhau.

O Maranhão na Tela 2024 vai acontecer de 20 a 27 de setembro, no Kinoplex Golden, no Cine Sesc Deodoro e no Museu Histórico e Artístico. O festival terá o cinema maranhense como grande destaque da programação. 

No assunto: ao todo, serão exibidas 106 obras, sendo 18 longas-metragens, 51 curtas e 37 videoclipes, organizados em duas mostras, a Mostra Maranhão de Cinema e a Mostra Panorama Maranhão. 

E mais: composta por 51 filmes, sendo 37 curtas-metragens e 14 longas, além de 18 videoclipes, a Mostra Panorama Maranhão apresentará um painel inédito da produção cinematográfica maranhense, dividido em seis diferentes programas: Documenta Maranhão, O Humor no Cinema Maranhense, Curta Maranhão, O Terror no Cinema Maranhense, O Cinema Experimental Maranhense e Cinema para Dançar. 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.