PH: Medalha para Aparício Bandeira
E mais: Lançamento de ‘A Raposa Surda’
Homenagem a Aparício Bandeira
Na manhã desta sexta-feira (9), o engenheiro Aparício Bandeira será homenageado pela Assembleia Legislativa do Maranhão. Ele receberá a Medalha do Mérito ‘Manuel Beckman’, maior honraria concedia pelo Poder Legislativo Estadual.
O evento, sem dúvida alguma, contará com a presença de várias autoridades e figuras de prestígio que aplaudirão o secretário de Infraestrutura do Governo do Estado.
Homenagem a Aparício Bandeira 2
A homenagem a Aparício Bandeira foi aprovada por unanimidade e proposta pelos deputados estaduais Rafael (PSB) e Neto Evangelista (União Brasil).
Bandeira, entre outras funções públicas, já foi prefeito de Vitorino Freire e, atualmente, é uma das principais peças do Governo Carlos Brandão e tem o desafio de realizar obras estruturantes em todo o Maranhão até o fim da gestão.
Palestra com Joaquim Arena
Em comemoração aos seus 116 anos de fundação, a Academia Maranhense de Letras (AML) promove, no próximo dia 15 de agosto, às 19h, palestra com o escritor cabo-verdiano Joaquim Arena, vencedor do Prêmio Oceanos 2023.
Além de palestra, no salão nobre da AML, Arena fará o lançamento no Brasil do livro “Siríaco e Mister Charles”, publicação que recebeu uma das principais premiações da literatura em língua portuguesa.
“Siríaco e Mister Charles” conta uma história de amizade que se passa na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, no final do século XVIII e início de XIX, entre o jovem naturalista Charles Darwin e Siríaco, um velho negro, ex-escravo, que sofre de vitiligo.
Em síntese, é uma amizade improvável. Um império em crise. Um negro e um branco. Uma história entre Portugal e Cabo Verde de séculos passados.
Zona de Processamento de Exportação
A senadora Eliziane Gama (PSD) confirmou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou decreto que cria oficialmente a Zona de Processamento de Exportação do Maranhão, localizada no município de Bacabeira.
O ato define a ZPE com área total de 2.098,83 hectares, nos limites com os municípios de Rosário e de Santa Rita. Ou seja: uma ótima notícia para o Maranhão.
A publicação do Decreto 12.131 representa um salto para o crescimento e desenvolvimento do estado, impactando positivamente a geração de emprego e renda.
Nova Orquestra Pagode 90
O projeto Nova Orquestra Pagode 90 estreia sua segunda turnê nacional este mês. Com uma proposta que une o clássico e o pagode, esta edição traz no repertório “Essa tal Liberdade”, do grupo Só Pra Contrariar; “Cheia de Manias”, do Raça Negra; “Me Apaixonei pela Pessoa Errada”, do Exaltasamba; “Derê”, do grupo Soweto; “Inaraí”, do Katinguelê; “Te filmando”, da banda Os Travessos, entre muitos outros.
Com regência do maestro Eder Paolozzi, a formação contará com 14 músicos da Nova Orquestra e 22 jovens do Programa Vale Música.
A turnê chega em São Luís no próximo dia 15, às 20h, no Teatro Arthur Azevedo, e terá entrada gratuita. Os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do teatro no dia da apresentação.
Transparência de emendas
Em mais uma decisão envolvendo a transparência de emendas parlamentares, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), cobrou do Executivo e do Congresso a revelação dos autores das emendas de comissão.
No despacho, Dino determinou que o governo, por meio de consulta da Advocacia-Geral da União (AGU) aos ministérios, encaminhem a ele todos os ofícios relativos a “indicações” ou “priorização pelos autores” de RP 8 (“emendas de comissão”), no corrente exercício.
-------------------------------------------------------------------------
Agnes Nunes na VAM Magazine
A edição de agosto da VAM Magazine traz a talentosa Agnes Nunes na capa. A matéria revela detalhes íntimos sobre a trajetória dela, desde a infância no sertão da Paraíba. “Conhecer a Baguá Records aos 16 anos foi um momento mágico. Foi quando percebi que a música poderia realmente ser a minha vida,” conta ela, com a mesma paixão que transparece em suas músicas.
Ela também abre o coração sobre o álbum “Saudades”, que para ela é uma verdadeira jornada de vida. “Esse álbum mistura a musicalidade brasileira com meu toque pessoal de R&B e MPB. Cada faixa representa uma fase da minha vida,” explica Agnes, com a sensibilidade que encanta seus fãs.
Agnes Nunes na VAM Magazine 2
Sobre o mais recente “Voyage”, Agnes compartilha como suas influências ajudaram a moldar seu estilo. “Elza Soares, Gal Costa e CZA foram grandes inspirações para mim. Minhas referências evoluíram com o tempo e refletem na minha música,” diz ela.
Continua após a publicidade..
A artista também fala sobre a energia das suas apresentações ao vivo. “O que mais amo é ver a reação das pessoas. Cada show é especial, seja em grandes palcos ou em lugares menores. É uma conexão única,” afirma Agnes.
De relance
Novos auditores e procuradores
O Tribunal de Justiça Desportivo do Maranhão empossou novos auditores e procuradores, completando a composição para o biênio 2024-2028. A solenidade contou com a presença dos secretários de esporte do estado e município, Naldir de Jesus Vale Lopes e Romário Barros, Marcos Fort, Defensor Público, além dos representantes dos clubes, árbitros, jogadores e o presidente da OAB, Kaio Saraiva.
Novos auditores e procuradores 2
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a presença do presidente da quarta turma do Superior Tribunal de Justiça, Sálvio Dino Junior, que ressaltou a importância e o papel social do Tribunal de Justiça Desportivo para a sociedade. Em seu discurso, Sálvio Dino Junior destacou como o Tribunal contribui para a ética, transparência e justiça no esporte, promovendo um ambiente mais justo e equitativo para todos os envolvidos.
Lançamento de ‘A Raposa Surda’
A grande expectativa no mundo cultural da cidade é o lançamento, na próxima segunda-feira, às 19h, na Praça do Sol, no Tropical Shopping Center, do mais novo livro da escritora Ceres Murad. Intitulado ‘A Raposa Surda’, o título já chega com todos os aplausos da crítica, uma vez que se trata de uma obra literária de grande vulto.
Lançamento de ‘A Raposa Surda’ 2
Ceres, embora não diga para ninguém, é candidata à Academia Maranhense de Letras (AML) para ocupar a vaga aberta com a morte do escritor Joaquim Itapary. Ela é, sem dúvida, uma intelectual das mais credenciadas de seu tempo e poderá substituir, com muito brilho, o grande Joaquim Itapary.
Elegbára Beat
O livro ‘Elegbára Beat – um comentário épico sobre o poder’ é fruto dos 20 anos de pesquisa de Rodrigo de Odé sobre as relações entre capoeira angola, teatro negro, cinema, candomblé e filosofia africana. A dramaturgia vai ser lançada em grande estilo, com dois eventos em locais e datas diferentes, em São Paulo. O primeiro é dia 17 de agosto, às 17h, no Centro de Cultura e Arte Batakerê (SP). O outro é no dia 22 de agosto, na SP Escola de Teatro (SP), às 19h. Os lançamentos são marcados por uma série de atividades especiais.
Calendário de cursos
A parceria entre a Universidade Ceuma, o Instituto de Treinamento em Cadáveres (ITC) e o Instituto Orofacial das Américas (IOA) está gerando ótimos frutos. Em breve, será lançado um calendário de cursos de atualização, aprimoramento médico e especializações, que prometem inovar os estudos na área da saúde na cidade. Segundo o assessor de Assuntos Especiais do Grupo Educacional Ceuma, médico José Márcio Soares Leite, o objetivo é oferecer especializações voltadas aos egressos do curso de Medicina, especialmente aos recém-formados, bem como aos médicos e médicas que já atuam no sistema de saúde.
Sonho lesionado
O melhor momento da história da ginástica rítmica do Brasil não vai se transformar em pódio olímpico na competição por conjunto. A lesão de Victória Borges, uma das integrantes da equipe nacional, fez com que o país recebesse uma nota muito abaixo do padrão na rotina mista, de bolas e fitas, acabando com as chances de classificação à final da modalidade.
Sonho lesionado 2
O conjunto do Brasil, formado por Victória, Maria Eduarda Arakaki, Deborah Medrado, Sofia Pereira e Nicole Pircio, chegou a Paris como um dos candidatos a subir ao pódio olímpico por equipes da ginástica rítmica pela primeira vez. A primeira apresentação na fase classificatória foi no conjunto simples de cinco arcos.
Sonho lesionado 3
As brasileiras tiveram uma boa exibição ao som de uma versão da música “I Wanna Dance with Somebody”, da cantora Whitney Houston. A nota de 35.950 deixou o Brasil na quarta colocação geral ao fim das 12 primeiras apresentações. No entanto, o cenário mudou antes da segunda apresentação no conjunto misto, de três fitas e duas bolas. Uma das integrantes do quinteto, Victória Borges, sentiu uma contratura muscular na panturrilha durante o aquecimento, poucos minutos antes de entrar em quadra.
Para escrever na pedra:
“Não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos”. De Anaïs Nin.
Trivial variado
Foi muito elegante, bonito e concorrido o casamento de Lucas Lobão e Fernanda Rocha, realizado ontem na casa dos pais do noivo, Edinho Lobão e Paulinha. Os detalhes e as imagens ficam para a próxima semana.
O Maranhão perdeu uma figura de grande prestígio da sociedade. Refiro-me à artista plástica Maria Sardinha, que em vida nos brindou com sua simpatia, talento e sabedoria. Ela era uma apaixonada pelas artes e esse amor pelo que fazia era visível e ressaltado nas inúmeras exposições que marcaram sua carreira artística.
O novo escritório corporativo da Montilsol chega em um momento muito especial para a empresa, que fará 36 anos no próximo 21 de setembro.
No assunto: a Montisol cresce consolidada pela expansão de novos negócios e avanços territoriais, inicia uma maior integração de setores administrativos em um mesmo ambiente interativo de trabalho e colhe os resultados dos investimentos em uma revolucionária política de recursos humanos.
De acordo com especialistas em alimentação, comer é uma das maiores experiências sensoriais para o ser humano. Por esse motivo, pais de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem passar por dificuldades na hora das refeições.
No assunto: você sabia que a seletividade alimentar está diretamente ligada à sensibilidade sensorial? Pois isso faz com que os pequenos atípicos tenham reportório alimentar limitado, preferência pela ingestão de um único alimento com alta frequência e recusem determinadas comidas.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira