PH: O Silêncio de Vargas Llosa
E mais: Maranhense na Globo
O Silêncio de Vargas Llosa
O escritor peruano Mario Vargas Llosa (que autografou para este Repórter PH o romance “Travessuras da Menina Má”, durante um voo de São Paulo a Paris) publicou este mês em Portugal o seu último romance, “Dedico-lhe o Meu Silêncio”, com o qual encerra a carreira literária como ficcionista, segundo o próprio, que admite escrever apenas mais um ensaio.
Numa nota no final da obra, Mario Vargas Llosa, de 88 anos, escreve: “Penso que já finalizei este romance. Agora gostaria de escrever um ensaio sobre Sartre [o filósofo francês Jean-Paul Sartre], que foi meu mestre quando eu era jovem. Será o último que escreverei”.
Lançado em outubro de 2023, este romance, que agora a editora Quetzal edita em português, teve o seu esboço terminado em Madrid, em abril de 2022, a que se juntaram correções que foram sendo feitas pelo autor até ao final desse ano.
Seguiu-se depois uma viagem ao Peru para visitar Chiclayo e Puerto Eten, dois dos cenários desta história sobre o poder redentor da música e a sua beleza.
O Silêncio de Vargas Llosa...2
Dois meses após publicar este romance, Mario Vargas Llosa, que também escreve em jornais, anunciou o fim da publicação das crônicas de opinião que assinou durante 33 anos no jornal espanhol El País.
Isto não significa que pretenda parar de trabalhar, antes pelo contrário, como afirmou numa entrevista ao jornal La Vanguardia: “Nunca deixarei de trabalhar e espero ter forças para fazê-lo até o fim”.
A justificação apresentada pelo escritor peruano para pôr fim à escrita de romances é admitir que não viverá “tanto para escrever outro livro”.
“Dedico-lhe o Meu Silêncio” é o regresso do autor aos terrenos da utopia, usando a música crioula do Peru como fio condutor para unir o país em torno de uma única melodia.
O Silêncio de Vargas Llosa...3
Com “Dedico-lhe o Meu Silêncio”, o vencedor do Prêmio Nobel da Literatura em 2010 encerra a sua longa viagem, de mais de 60 anos, pelo mundo da escrita de romances, iniciada em 1963 com “A Cidade e os Cães”.
Situada no início dos anos 1990, durante a ofensiva violenta do movimento comunista Sendero Luminoso, esta história tem como protagonista Toño Azpilcueta, especialista em Múcia crioula, que descobre um guitarrista, Lalo Molfino (personagem de “Travessuras da Menina Má”), cujo talento o faz reviver o amor pelas valsas, marineras, polcas e huainos, gêneros enraizados na música popular do país.
Mas a música crioula não é apenas uma marca do país, é muito mais importante, é um elemento capaz de provocar uma revolução, quebrando preconceitos e barreiras raciais para unir todo o país.
O Silêncio de Vargas Llosa...4
A música, revela-se assim, naquele contexto social e político, como elo de união de uma sociedade ameaçada pelo terrorismo, para o qual o virtuosismo de Lalo Molfino se mostra decisivo.
Toño Azpilcueta decide então investigar o guitarrista para descobrir como ele se tornou um músico tão excelente, viajando pelo Peru até à sua terra natal, mergulhando nos seus mistérios, na história da sua família e nas suas relações amorosas.
“Se este romance é o canto do cisne de Vargas Llosa, é difícil imaginar um que fosse melhor. O sonho de reconciliação através da música”, escreveu o The Times Literary Supplement.
Sobre este romance, disse o jornal The Guardian tratar-se de “uma carta de amor ao Peru e à música crioula, a mistura única de valsas europeias com influências afro-peruanas e andinas”.
O Silêncio de Vargas Llosa...5
Mario Vargas Llosa foi agraciado com perto de uma centena de prêmios e distinções ao longo de toda a sua carreira, desde o Prêmio Leopoldo Alas, em 1959. Entre os principais contam-se o Prêmio Príncipe das Astúrias, em 1986, o Prêmio Planeta, em 1993, e o Prêmio Cervantes, em 1994, além do Prêmio Nobel, em 2010.
Destacou-se no meio literário com obras como “A Casa Verde”, “Conversa n`A Catedral”, “A Guerra do Fim do Mundo", “Quem Matou Palomino Molero?”, “O Falador”, “A Festa do Chibo” e “O Paraíso na Outra Esquina”, entre muitos outros títulos.
A crítica literária do jornal El País assim se refere ao novo livro de Llosa: “A música crioula como mágica solução nacional para a desunião e a desigualdade do seu país. Não apenas uma visão do mundo sentimental que expressa, mas também uma reflexão sobre como o idealismo redutor, ainda que bem-intencionado, leva à decepção, à derrota e à melancolia”.
De um amigo maranhense que passou pelo aeroporto de Lisboa esta semana, recebi um exemplar da edição portuguesa de “Dedico-lhe o Meu Silêncio”. São 256 páginas que estou lendo – e fazendo anotações – neste final de semana.
Maranhense na Globo
Nascida no Maranhão e radicada há anos em Portugal, a atriz luso-brasileira Joana de Verona está de volta ao Brasil para atuar em “Mania de Você”, próxima novela das nove na Globo – no Maranhão, será transmitida pela TV Mirante.
O convite para o trabalho veio do diretor Carlos Araújo, com quem ela já trabalhou em “Éramos Seis”, em 2016.
“Farei Felipa, uma mulher forte e que sabe o que quer! Ela é honesta aos seus desejos. Ao mesmo tempo tem uma aptidão para cuidar do outro. Não é à toa que a profissão que ela escolheu foi a fisioterapia”, diz Joana.
Queen Experience
O espetáculo ‘Queen Experience Extreme’, que já foi assistido por mais de 3OO mil pessoas, volta a São Luís em nova montagem. Desta vez, o show será no dia 8 de agosto, no Teatro Arthur Azevedo, às 21h.
O ‘Queen Experience Extreme’ traz a experiência Queen no mais alto nível já visto, com um repertório que vai desde clássicos como ‘We Are The Champions’ e ‘Love of My Life’ até as músicas de grande sucesso da carreira solo de Freddie Mercury, tais como ‘How Can I Go On’ ‘ ‘Great Pretender’. Tudo isso acompanhado por nada menos que uma orquestra e um coral no palco.
Queen Experience...2
O espetáculo é dirigido e concebido pelo renomado diretor Bruno Rizzo, que assina outros grandes tributos, como Abba Experience in concert, Elvis Experience in concert, Embalos de Sábado à noite O Musical, Amazing Tenors e Broadway Nights, dentre outros.
A direção musical é de Eduardo Pereira e a executiva de Daniela Schiarreta. Já a produção de equipe é de Giovanni Toledo.
Hérquimas na TV Mirante
Um dos mais conceituados cirurgiões do aparelho digestivo do Maranhão, o médico Hérquimas Pereira concedeu entrevista à TV Mirante na última terça-feira (23). A matéria deve ir ao ar na próxima semana.
Hérquimas falou sobre um assunto bastante sério e importante: hérnia umbilical, quadro que atinge cerca de 10 a 15% da população brasileira. Entre outras coisas, ele frisou que o problema é mais comum em homens devido à anatomia da pelve, que favorece o surgimento do problema.
Além disso, os homens têm mais costume de levantar objetos com carga muito alta, principalmente nas academias de ginástica. Em praticamente todos os casos, conforme Hérquimas Pereira, a cirurgia é a melhor maneira de tratar o problema, especialmente nas hérnias inguinais.
Continua após a publicidade..
DE RELANCE
Chalamet como Bob Dylan
Foi apresentado na última quarta-feira (23) o primeiro trailer de A Complete Unknown, filme que retrata a vida de Bob Dylan.
O biopic chega aos cinemas norte-americanos em dezembro deste ano e deverá estrear no Brasil no início de 2025.
Com a Nova York dos inícios da década de 1960 como cenário, o filme acompanha a ascensão à fama do músico, de então com 19 anos, Bob Dylan.
No teaser agora divulgado, o ator Timothée Chalamet, estrela de Dune, Wonka ou Me Chame pelo Seu Nome, interpreta o lendário cantor e compositor norte-americano e canta A Hard Rain’s A-Gonna Fall, canção de 1963.
O filme, baseado na biografia Dylan Goes Electric!, de Elijah Wald, terá realização de James Mangold, conhecido por Girl, Interrupted, Logan e Ford v Ferrari, entre outros sucessos de bilheteira.
Em 2016, aos 75 anos, o cantor Bob Dylan (hoje com 84 anos) foi escolhido pela academia sueca para ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. Na visão dos especialistas, ele criou uma nova expressão poética dentro da tradicional canção americana por misturar referências de grandes escritores em suas letras.
Chalamet como Bob Dylan...2
“Na primeira vez em que me sentei com ele, perguntou-me: ‘Este filme é sobre quê?’”, conta James Mangold, em entrevista à revista Rolling Stone, referindo-se a uma das conversas com Bob Dylan.
“E eu disse-lhe: ‘É sobre alguém que está a sufocar no Minnesota, deixa para trás todos os amigos e a família e reinventa-se num lugar novo, faz novos amigos, constrói uma nova família, torna-se um sucesso fenomenal, começa a sufocar outra vez – e foge’”, resumiu.
Chalamet vai contracenar com Elle Fanning no papel de Sylvie Russo (outro nome para Suze Rotolo, antiga namorada de Bob Dylan), Monica Barbaro enquanto Joan Baez e Edward Norton no papel de Pete Seeger.
Morte prematura
Um médico do Maranhão morreu, na quinta-feira (25), após um acidente enquanto fazia um voo de parapente na Serra do Estrondo, em Axixa (TO). Moisés Feller tinha 32 anos.
Após cair, ele chegou a ser socorrido por um helicóptero e levado para um hospital em Imperatriz, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.
O corpo será trasladado para São Luís, onde moram os familiares.
Visita a território quilombola
Com o intuito de promover o reconhecimento e a valorização da cultura quilombola, fortalecer laços com a comunidade local e incentivar a preservação das tradições culturais e históricas, o Sebrae realizou visita técnica ao Território Liberdade Quilombola.
A atividade buscou identificar oportunidades e fortalecer o apoio ao desenvolvimento sustentável para o turismo comunitário e a cultura empreendedora considerando o planejamento estratégico de atuação do Sebrae Maranhão.
Visita a território quilombola...2
O local é o maior quilombo urbano das Américas, certificado pela Fundação Cultural Palmares em 2019, com território que engloba os bairros Liberdade, Camboa, Fé em Deus e Diamante.
Na região, o grupo conheceu a casa de reggae Produtora Novo Quilombo, a casa de tambor de crioula e de bumba meu boi do mestre Leonardo e a sede do Boi da Floresta.
Medicamentos Injetáveis
A Facimp Wyden promoverá, neste sábado, a 7ª edição do Capacita Facimp, com a temática ‘Administração de Medicamentos Injetáveis’. O evento ocorrerá no Bloco E, Sala 06, e é voltado para estudantes e profissionais da área da saúde de Imperatriz e região. O curso é gratuito e oferece certificado de 10 horas.
O curso tem o objetivo de aperfeiçoar as técnicas de administração de medicamentos injetáveis, abrangendo as vias intramuscular, endovenosa, intradérmica e subcutânea.
Kelvy Araújo, professor de enfermagem da Facimp Wyden, irá ministrar o curso e destaca os alunos aprenderão e praticar a administração de medicamento injetável por via intramuscular, endovenosa, intradérmica e subcutânea, enriquecendo o currículo e exercitando cada uma dessas técnicas.
Para escrever na pedra:
“Noites teve em que me acreditei tão seguro de poder esquecê-la que voluntariamente a recordava”. De Jorge Luís Borges.
TRIVIAL VARIADO
No começo da noite de hoje, o padre Cláudio Corrêa celebra a Missa de Sétimo Dia em memória do saudoso amigo Roberval Braga, que nos deixou para sempre no último sábado.
O ato religioso será celebrado às 18h, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no Cohafuma.
O samba está de luto: morreu a carnavalesca Rosa Magalhães na noite de quinta-feira (25), aos 77 anos. Ela foi vítima de um infarto.
Rosa é a campeã absoluta da avenida, sendo a carnavalesca com mais títulos no Sambódromo do Rio de Janeiro. Ela colecionou sete títulos ao longo de mais de 50 anos de Carnaval.
Golpes: o Brasil registrou mais de 1 milhão de tentativas de fraude no primeiro semestre deste ano. Região Norte lidera investidas.
INSS: o STJ determina que greve dos servidores não pode afetar serviços essenciais e limita paralisação a 15% das equipes de cada unidade.
Com mais de 20 mil focos de calor registrados de 1º de janeiro a 24 de julho de 2024, os registros de fogo na Amazônia nos sete primeiros meses do ano já são os maiores para o período desde 2005.
Os dados são do sistema BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Além de um recorde em quase 20 anos, os números apontam que o fogo registrado na Amazônia entre janeiro e julho teve um aumento de 43,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 14,1 mil focos de calor.
Vitima de insuficiência cardiorrespiratória, o escritor Joaquim Itapary (87 anos) está hospitalizado há uma semana. Os amigos e parentes torcem para que ele se recupere logo.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira