Arte circense

Caravana do ‘Circo Tá Na Rua’ vai para Açailândia e Cidelândia

Apresentações acontecerão no próximo sábado (27) e domingo (28).

Evandro Júnior / Na Mira

Caravana 'Circo Tá na Rua' será levada para mais dois municípios maranhenses (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS – Depois de passar por diversas cidades do Maranhão e Pará, que compreende a rota da Ferrovia Carajás, a IV Caravana do ‘Circo Tá Na Rua’ continua sua jornada encantadora pelo Sul do Maranhão no próximo sábado (27) e domingo (28).

A apresentação de sábado (27), às 17h, será na Praça Massaranduba, em Açailândia. No domingo (28), o evento será em Cidelândia, no bairro Trecho Seco. 

A iniciativa visa levar alegria e cultura para diversas comunidades, promovendo a tradição circense e a inclusão social. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura (MinC) e conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale (ICV), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A caravana oferece programação variada, que inclui cortejos circenses acompanhados pela tradicional Charanga Circense, oficinas de circo para todas as idades, pintura facial, e apresentações de números circenses profissionais, como palhaçaria e malabarismo.

Além disso, serão distribuídas cartilhas educativas sobre a criação de malabares artesanais utilizando materiais recicláveis, incentivando a consciência ambiental.

Sobre o projeto

A IV Caravana do Circo Tá Na Rua, idealizada pela Organização Artística de Circo Educação e Desenvolvimento Social (ACEDES), é uma celebração da arte e cultura circense.

Continua após a publicidade..

A caravana já passou por várias cidades desde seu início em maio, com atividades que incluem cortejos circenses, oficinas de circo, pintura facial e apresentações de números circenses.

Além de promover o entretenimento, o projeto também foca na educação ambiental e na valorização do patrimônio cultural das regiões visitadas.

Impacto social e cultural

Além de revitalizar a tradição circense, a caravana busca conectar as comunidades através da arte, destacando a importância dos laços comunitários e da história local. As atividades visam incentivar a inclusão social e a educação ambiental, tornando as pessoas participantes ativas do processo cultural.

Programação das apresentações

27 de julho: Açailândia – Apresentação no Pequiá, Praça Massaranduba

28 de julho: Cidelândia – Apresentação no bairro Trecho Seco

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.