Tributo

Mestre Coxinho será homenageado nesta quinta (9), no CCVM

O tributo ao fundador do Boi de Pindaré será comandado pelo Bumba Meu Boi Fruto da Raça Show.

Na Mira

Atualizada em 09/07/2024 às 16h02
Mestre Coxinho será homenageado nesta quinta (9), no CCVM. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - As festividades juninas ainda não acabaram! Para continuar celebrando o São João, uma homenagem ao saudoso Mestre Coxinho será realizada nesta quinta-feira (11), às 19h, no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), com a apresentação "Toadas e memórias do Bumba Meu Boi da Baixada", do grupo Bumba Meu Boi Fruto da Raça Show.

Um dos maiores ícones da cultura popular maranhense, as poesias de Bartolomeu dos Santos, o Mestre Coxinho, marcam até hoje o repertório do São João. Fundador do Boi de Pindaré, ele foi um dos maiores cantadores de toadas de Bumba Boi da sua geração. 

A toada ‘Urrou do Boi’, de sua autoria, criada em 1972, ficou reconhecida a partir de 1991, meses após sua morte, como o Hino Cultural e Folclórico do Maranhão. 

Toda a programação do Centro Cultural Vale Maranhão é gratuita. O CCVM fica localizado na Rua Direita, nº 149, Centro Histórico de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.