COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Georgino Melo e Arno Wehlig no IHGB

E mais: Congresso de Criminalística no Rio Poty

PH

O procurador federal Georgino Melo e Silva (maranhense) com o professor Arno Wehlig, da ABL, no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

 -------------------------------------------------------------------

Camarão no comando

O vice-governador Felipe Camarão vai assumir, nesta terça-feira, o comando do Governo do Maranhão. Ele será exonerado do cargo de secretário de Estado da Educação para substituir o governador Carlos Brandão, que partirá em viagem para o Panamá, até o dia 12 de julho.

No país da América Central, o socialista conhecerá, ao lado do presidente da Emap, Gilberto Lins, experiências na área de portos.

É que a gestão do Porto do Itaqui tem interesse numa parceria com o Panamá para o despacho de cargas, com origem ou destino ao estado, via Canal do Panamá, bem como discutir eventuais possibilidades de cooperação bilateral entre as autoridades portuárias.

Camacho no Senado

O segundo suplente de senador Dr. Bene Camacho assumirá, nesta semana, a vaga de Eliziane Gama (PSD) no Senado. A titular do mandato vai passar 90 dias de licença.

O primeiro suplente, Pedro Fernandes, já comunicou ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, que não tem interesse em assumir. Ele é prefeito de Arame, no Maranhão, e está em busca da sua reeleição.

Julho com Thiaguinho

Depois de Alexandre Pires, com ‘Só Pra Contrariar’, o público maranhense se prepara para o show da turnê ‘Sorte’, com Thiaguinho, um dos mais queridos artistas que abraçam o samba e o pagode no Brasil.

O show está confirmado para o dia 27 de julho. Do aeroporto, Thiaguinho seguirá direto para o o Multicenter Sebrae, onde se apresentará às 21h.

O repertório do show é uma leitura contemporânea de sonoridades tipicamente brasileiras misturadas às referências musicais do cantor, numa roupagem de roda de samba e pagode.

Dono do álbum ao vivo 'Tardezinha' e de hits como 'Tá vendo aquela lua' e 'Caraca, Muleke', Thiaginho vem para incrementar o mês mais divertido do ano em São Luís.

O cantor e compositor teve seu talento descoberto em uma competição do Fama e começou a ser reconhecido após entrar no grupo de pagode Exaltasamba, onde deu voz a diversas músicas muito populares ao lado do cantor Péricles.

Melhores Destinos

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão (ABIH), Armando Ferreira, que também é o gerente do Rio Poty Hotel & Resort (Ponta d’Areia), parabenizou a gestora geral do Hotel Blue Tree São Luís, Jacira Haickel, pelo fato de a bandeira ter sido agraciada com o Prêmio Melhores Destinos 2023/2024. Foram avaliados os quesitos gastronomia, conforto, estrutura e lazer.

Ela disse que o hotel é um dos ícones da hotelaria e pertence ao pool de empresários muito bem liderados pela empresária Jacira Haickel, “uma mulher com um espírito empreendedor aguçado”.

Armando também destacou o trabalho encabeçado por Jacira e pelo professor e empresário Ricardo Carreira, o qual tem contribuído para a cadeia produtiva do turismo no Estado e para a qualificação da mão obra sênior para o ramo da hotelaria maranhense, a partir da parceria entre o Hotel Blue Tree e a Faculdade de Negócios Faene.

Ele se refere ao MBA “Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem”.

‘Arraiá da Inclusão’

Consolidado no calendário junino do Maranhão, o “Arraiá da Inclusão”, em sua segunda edição, foi realizado no sábado, no Sesc do Olho D’água.

Promovido pelo deputado estadual Neto Evangelista, o evento, aberto ao público, reuniu famílias típicas e atípicas, oferecendo acessibilidade e inclusão com conforto, segurança, diversão e muita cultura maranhense.

O evento contou com Espaço Kids, barracas de comidas típicas, Espaço do Empreendedor, Espaço Pet para adoção responsável de animais e Villa Food com a presença de beneficiários do Programa Mais Renda.

------------------------------------------------

Célia Marinho recebe o prêmio “A Mulher da Nova Era” das mãos de Kariádine Maia

Homenagem em Trizidela

Um momento bastante especial para Célia Marinho, da AmoVinho Bistrô & Adega, aconteceu no município de Trizidela do Vale (MA), reunindo diversas empreendedoras.

É que ela foi homenageada com o prêmio “A Mulher da Nova Era”, concedido pela palestrante e mentora de mulheres Kariádine Maia, que desenvolve um trabalho voltado a esse público.

Célia ficou lisonjeada com o prêmio concedido por uma mulher com uma grande representatividade e dedicou a todas as mulheres que somam ao projeto na AmoVinho, bem como ao seu esposo, Almistron Marinho, e à família.

A homenagem, com o prêmio “A Mulher da Nova Era”, é dedicada a mulheres modernas, potentes, criativas, corajosas e femininas, que se permitem desfrutar de oportunidades que aquelas que as antecederam não tiveram.

 ------------------------------------------------------------

Copa Shiai de Judô

A II Copa Shiai de Judô lotou o ginásio do Colégio Dom Bosco, reunindo atletas de 7 a 15 anos de diversas escolinhas da cidade, incluindo 46 judocas do projeto social Ligga Campeã, uma iniciativa mantida pela Ligga – Projeto Porto São Luís.

Os judocas da Ligga Campeã são moradores das comunidades do Cajueiro, Mãe Chica e Vila Maranhão e descobriram o judô a convite da empresa Ligga – Projeto Porto São Luís há um ano.

Para o técnico do projeto social, o sensei Witaçuci Bezerra, os resultados já aparecem na modalidade e, mais ainda, na vida de cada atleta, que tem no esporte um verdadeiro passaporte para um futuro com mais oportunidades.

Com a torcida de pais, mães e familiares presentes no II Copa Shiai, os atletas do Ligga Campeã fizeram bonito no tatame. E cada medalha conquistada nessa prova revelou garra, determinação e muitos ensinamentos aprendidos com afinco.

DE RELANCE

Congresso de Criminalística

O Rio Poty Hotel & Resort, na Ponta d’Areia, tem sido um dos empreendimentos hoteleiros mais procurados para eventos na capital maranhense nos últimos meses. Prova disso é que diversos já aconteceram em suas dependências do início do ano até agora, em diferentes áreas.

Recentemente, o hotel sediou o VIII Simpósio Brasileiro de Acarologia, principal evento de discussões e troca de experiências sobre a acarologia nacional e internacional.

Já no mês de setembro, também vai abrigar, de 10 a 13 de setembro, o Congresso Nacional de Criminalística (CNC), iniciativa da Associação Brasileira de Criminalística, com organização da Associação da Polícia Científica do Maranhão.

Congresso de Criminalística...2

O Congresso, em sua 27ª edição, é o evento mais tradicional da perícia criminal e das ciências forenses da América Latina. Simultaneamente, será realizado o X Congresso Internacional de Pericial Criminal e a XXVII Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística. Como nos anos anteriores, deverão ocorrer conferências, palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos na forma de pôsteres.

O evento reunirá diversos profissionais da perícia oficial, como peritos criminais, médicos-legistas, odontolegistas, agentes de perícia, além de profissionais da segurança pública, professores universitários, pesquisadores de instituições públicas e privadas, estudantes de pós-graduação e de graduação do Brasil e também de outros países, principalmente de países da América do Sul.

Versão em inglês

A cantora maranhense Anna Torres, radicada em Paris, anunciou o lançamento da versão em inglês de seu álbum “A Cigarra Autista” (The Autistic Cicada), já disponível em todos os serviços de streaming.

“The Autistic Cicada” é um projeto profundamente pessoal e comovente para Anna Torres, inspirado em sua experiência como mãe de uma filha autista. Por meio de suas músicas, Anna busca sensibilizar e educar sobre o autismo, celebrando a beleza e a complexidade da experiência autista.

O álbum também aborda temas de preservação ambiental e aceitação, utilizando a fábula da cigarra para transmitir mensagens de amor, inclusão e respeito à natureza.

Versão em inglês...2

A concepção de “A Cigarra Autista” precedeu o diagnóstico de autismo de Marianna, filha de Anna Torres. Originalmente, a cantora tinha o desejo de criar uma obra musical voltada para o público infantil, inspirada na fábula “A Cigarra e a Formiga”, de La Fontaine.

Após o diagnóstico de autismo de Marianna, aos três anos de idade, Anna encontrou na música uma forma de lidar com o impacto emocional da notícia.

Utilizando sua experiência como dubladora, ela criou vozes para personagens, incentivando a criatividade de sua filha.

Essa interação musical despertou a capacidade de Marianna de cantar, mesmo sem se expressar verbalmente, revelando à artista o poder transformador da música.

No XXIX Seminário de Verão, em Coimbra – Portugal, o ministro maranhense Reynaldo Soares da Fonseca, do STF, falou sobre Desenvolvimento Sustentável e Equidade Intergeracional. Na Universidade de Coimbra, Reynaldo fez pós-doutorado em Direitos Humanos, no ano de 2019. Na foto ele é visto com a esposa Luziana e o filho Rafael Soares da Fonseca

Apaixona São Luís

Um dos eventos mais esperados deste ano na capital maranhense é o ‘Apaixona São Luís’, confirmado para 16 de novembro, um sábado, no Centro Histórico da capital.

A iniciativa é da Alegria Produções. Os ingressos estão à venda nas Óticas Evidence e Bilheteria Digital.

A produção será marcada pelo show de 20 anos de carreira do cantor Pablo, o “Rei do Arrocha”, atração principal do evento.

Mas a grande festa reunirá, ainda, Asas Livres, Klessinha, Toque Dez, Silfarley, Raphaela Santos e Heitor Costa.

Desastre e prevenção

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou nota em apoio ao projeto que altera a legislação adicionando, ao Plano Diretor Municipal, exigências para que os municípios brasileiros adotem medidas de enfrentamento às mudanças climáticas, a partir de estudos específicos sobre o tema.

A entidade ressalta, contudo, estar preocupada com a definição da origem de recursos para que as prefeituras cumpram as exigências.

“As mudanças planejadas resultarão em novos custos para os governos municipais, pois a criação de regras e planos exige mão de obra qualificada, bem como estudos e ações que requerem habilidades técnicas e financeiras”.

Financiamento

Segundo a Confederação Nacional de Municípios, além de indicar os instrumentos e diretrizes para a política urbana, o Congresso deve apontar as fontes de financiamento que “garantirão a realização dos estudos necessários para que os Planos Diretores Municipais se tornem ferramentas essenciais para adaptar e mitigar as consequências das mudanças climáticas em nossas cidades”.

O projeto de lei foi aprovado no plenário do Senado e, como sofreu modificações, voltou para a Câmara para nova análise. 

Para escrever na pedra:

“Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada uma”. De Platão.

TRIVIAL VARIADO

Poupança: o saldo da aplicação na caderneta subiu pela terceira vez no ano. Em junho, as entradas superaram as saídas em R$ 12,8 biValores a receber

Os brasileiros ainda não sacaram R$ 8,4 bilhões em recursos esquecidos no sistema financeiro até o fim de maio, divulgou o BC.

Meio ambiente: os EUA anunciaram, na última quinta-feira, a liberação de uma nova parcela de US$ 47 milhões ao Fundo Amazônia do Brasil.

Com Bolsonaro e Milei: a cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, recebe a 5ª edição da Conferência da Ação Política Conservadora (CPAC).

Adesão: termina no dia 2 de agosto o prazo para que servidores públicos do Estado façam a migração para o novo Regime de Previdência Complementar do Estado (RPC).

Acerto de valores: o Conselho Administrativo de Defesa Econômica vai apurar se Gol e Latam combinaram preços mais elevados.

Mês de conscientização: tipo de câncer mais incidente em homens, o tumor de bexiga matou 800 mil pessoas no mundo e 19 mil no Brasil de 2019 a 2022.

Aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entra em vigor, a partir de 1º de agosto, o imposto de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50, a chamada “taxa da blusinha”. 

A medida afeta, principalmente, compras em sites estrangeiros como Shein, Shopee e AliExpress.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.