Cacuriá Balaio de Rosas encerra temporada junina em um espetáculo de cultura e tradição
As apresentações foram marcadas por figurinos coloridos, coreografias bem ensaiadas e a percussão característica do cacuriá, que animaram e envolveram a plateia.
SÃO LUÍS - A temporada junina do grupo de cacuriá Balaio de Rosas foi um verdadeiro espetáculo de cultura e tradição, encantando o público com suas apresentações vibrantes e autênticas, atraindo tanto os moradores de São Luís quanto turistas de outras regiões do Brasil.
Durante o mês de junho, o Balaio de Rosas se apresentou nos principais arraiais pela cidade, levando a energia contagiante do cacuriá para locais como a Praça Maria Aragão, o Arraial do Ipem, Parque Folclórico da Vila Palmeira, Viva da Cidade Operária, Largo de Santo Antônio, entre outros. Além de estarem presentes em outras cidades como Rosário e Caxias.
As apresentações foram marcadas por figurinos coloridos, coreografias bem ensaiadas e a percussão característica do cacuriá, que animaram e envolveram a plateia.
Destaques da Temporada
Um dos momentos mais marcantes da temporada foi o batizado no Largo de Santo Antônio. Com muita devoção, o grupo recebeu as bênçãos para o São João e se apresentou para uma multidão entusiasmada. Com um repertório que incluiu ladainhas, procissão, canções tradicionais e novas composições, o Balaio de Rosas criou uma atmosfera de celebração.
Outro destaque foi a participação no centenário de Dona Teté, que homenageou a precursora do cacuriá, junto a outras manifestações culturais. Foi uma celebração que marcou o calendário junino do Estado e fortaleceu ainda mais as tradições maranhenses.
Continua após a publicidade..
Além das danças, o grupo também promoveu uma oficina de cacuriá, proporcionando uma experiência educativa e cultural ao público.
Programação para o mês de Julho
Com o encerramento da temporada junina, o Balaio de Rosas já está preparando uma programação especial para o mês de julho, que promete continuar a promover a cultura do cacuriá e engajar a comunidade.
O grupo dará continuidade às suas apresentações em eventos culturais e turísticos pela cidade. No dia 4 de julho, terá uma tarde de vivência no Casarão Laborarte com oficina de cacuriá, às 16h e oficina de tambor de crioula, às 18h.
No dia 5 de julho, o Balaio de Rosas se apresentará na Igreja da Cohab, às 22h. No dia 6 de julho, haverá uma apresentação às 19h na Ilhinha e às 21h, no condomínio Alto dos Franceses. E no dia 12 de julho, o grupo fará uma apresentação especial no condomínio Vivendas do Turu.
O Balaio de Rosas continua a desempenhar um papel fundamental na preservação e promoção da cultura maranhense, encantando públicos de todas as idades e mantendo viva a tradição do cacuriá.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira