PH Revista: Posse de Maria da Graça Amorim
E mais: Festa junina dos Fecury
EM DESTAQUE na capa do PH Revista deste fim de semana, em flagrante lavrado pelo fotógrafo Ribamar Pinheiro, a primeira mulher oriunda do Quinto Constitucional a ser nomeada desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão: Maria da Graça Soares Amorim, que ganhou festa bonita de diplomação e posse em sessão solene dirigida pelo presidente do TJMA, desembargador Froz Sobrinho
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Centenário de Dona Teté
O Largo de Santo Antônio se encheu de cor, música e tradição ao celebrar o centenário de Almerice da Silva Santos, a Dona Teté, na última quinta-feira, 27.
A programação do evento incluiu apresentações de diversos grupos de cacuriá, bois e tambor de crioula, além de uma solenidade de homenagem repleta de emoção e reconhecimento.
O espaço ficou lotado de admiradores, familiares e turistas, todos unidos pela paixão à cultura maranhense e pela vontade de homenagear Dona Teté, cujo legado transcende gerações.
Centenário de Dona Teté…2
A solenidade de homenagem, foi um dos momentos mais emocionantes da programação.
Durante o evento, foi apresentado pelo deputado Zé Inácio, um projeto de lei que propõe instituir o dia 27 de junho, data de nascimento de Dona Teté, como o Dia Estadual do Cacuriá.
A proposta foi recebida com aplausos entusiasmados, refletindo o reconhecimento do papel fundamental de Dona Teté na preservação e divulgação do cacuriá.
Centenário de Dona Teté…3
O evento contou ainda com a presença da filha de Dona Teté, Marlene Henriqueta e a bisneta, Layse Souza. Entre as falas, a bisneta de Dona Teté, relembrou a trajetória de sua bisavó, se emocionou com as homenagens e destacou que o legado da bisavó permanece e que influencia as novas gerações.
A cantora e caixeira, Rosa Reis, também destacou os momentos ao lado de Almerice. “Ela sempre me falou que ia viver cem anos, e ela viveu, porque hoje ela está viva e presente no coração de todos nós que amamos essa mulher. A gente, aqui no Laborarte, continua a fazer o que a gente sempre fez para que esse nome cresça cada vez mais e o cacuriá seja essa festa e essa alegria”, comentou emocionada.
Outro momento marcante foi a apresentação de vídeo com momentos de Teté à frente do grupo de cacuriá.
Casamento em agosto
Estão circulando os convites para o casamento de Lucas Quintas Lobão e Fernanda Rocha.
O noivo é filho do ex-senador Edison Lobão Filho e Paulinha Quintas Lobão, e a noiva é filha de Isamara Pessoa Meneses e do saudoso Luiz Rocha Filho.
A cerimônia será realizada às 17h do dia 8 de agosto, na residência dos pais do noivo, na Rua São Geraldo, no Olho d´Água.
No mesmo local será a festa de comemoração da união matrimonial.
Festa junina dos Fecury
Neste sábado, os Fecury recebem em grande estilo para o Arraial da Lulu e Beth, que são Luciana Fecury Tavares e Ana Elizabeth Fecury Braga, filhas de Ana Lúcia e Mauro de Alencar Fecury.
O Arraial, que já é uma tradição dos festejos juninos de São Luís, será a partir das 20h, na casa de número 13, na Avenida Nina Rodrigues, na Península da Ponta d´Areia..
A produção do buffet é assinada pelo empresário Márcio Class.
Salwa nos Lençóis
Sempre charmosa, a maranhense Salwa Aboud Smith, há vários anos radicada entre Boston e Nova York, nos Estados Unidos, onde ficou viúva do banqueiro Robert Smith (do Banco de Boston), está no Maranhão revendo a família e revisitando suas origens.
Ela passou rapidamente por São Luís e foi rever o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Na primeira semana de julho regressa a São Luís para mergulhar de corpo e alma nos festejos juninos mais bonitos do Brasil.
Literatura
A escritora mineira Adélia Prado, 88 anos, venceu o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa, pelo conjunto de seu trabalho.
O júri destacou que “Adélia Prado é autora de uma obra muito original, que se estende ao longo de décadas, com destaque para a produção poética”.
Recentemente, ela também ganhou o Prêmio Machado de Assis. _
Sobe a estrela de Renata Parente
Continua após a publicidade..
Com destaque nacional e internacional, Dra Renata Parente que é médica cirurgiã com atuação em cirurgia íntima e estética, esteve palestrando no maior congresso de ginecologia regenerativa do mundo, organizado pela Associação Brasileira de Ginecologia Regenerativa e Estética Funcional (ABGREF) em São Paulo no renomado WTC Center, no dia 24 de Maio de 2024.
Também esteve palestrando no dia 8 de junho de 2024 em Porto, Portugal, levando seu conhecimento para fora do Brasil, no Congresso Nacional de Estética Médica da Europa.
E a próxima palestra será para o congresso na Sérvia, no dia 10 de julho.
A Dra. Renata foi pioneira na cirurgia íntima a laser no Maranhão, é coordenadora da pós-graduação de ginecologia regenerativa e estética no Rio de Janeiro, e CEO do grupo Renata Parente.
Renata é filha dos cearenses Silvia e Sérgio Parente, há muitos anos radicados em São Luís.
DE RELANCE
Um jantar para Teresa
Com uma reunião de amigos unidos pela amizade, Teresa Martins teve comemorado com um jantar no Restaurante Cabana do Sol (da Ponta do Farol), seus bem vividos 68 anos de idade.
Reunidas com Teresa, figuras das mais representativas da política e do empresariado maranhense, todas elas da mais estreita relação de amizade da aniversariante.
Bons vinhos. Champanhe e quitutes deliciosos foram saboreados e elogiados por todos.
Teresa, por sua vez, era só alegria pela manifestação de carinho de alguns de seus melhores amigos.
História de francês
O naturalista francês Paul le Cointe (1870-1956), que testemunhou a produção de borracha na Amazônia na virada do século XIX para o XX, e sua obra ganham uma publicação inédita.
O livro “Viagem circular de Paul Le Cointe” chega ao público no dia 1º de julho, em reedição publicada pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins e o Centro Nacional de Investigação Científica da França.
A obra traz o diário que Le Cointe fez da viagem do Pará à Bolívia pelos rios Madidi, Beni, Madre de Dios, Mamoré e Madeira, acompanhado de estudos biográficos, resgate do contexto histórico da viagem, além de análises da obra do autor.
História de francês...2
Le Cointe tem uma vasta obra sobre a Amazônia e o Pará, porém, ainda não contava com uma biografia nem uma análise completa de seu extenso legado como estudioso da região amazônica.
Um projeto de cooperação franco-brasileira, envolvendo os historiadores Nelson Sanjad, Heloisa Bertol e Patrick Petitjean e a antropóloga Emilie Stoll foi responsável pela reedição da obra com a contextualização necessária.
O lançamento será feito durante o seminário “Paul Le Cointe na Amazônia: colonialismo e ciência no contexto da economia da borracha, 1890-1920”, no Centro de Exposições Eduardo Galvão, do Museu Goeldi, em Belém.
Para escrever na pedra:
“Histórias fáceis não costumam virar lenda. Amores fáceis não fazem história!”
TRIVIAL VARIADO
O primeiro debate da corrida eleitoral americana de 2024 eletrizou a campanha. Não exatamente pela qualidade dos debatedores, mas principalmente pela debilidade dos dois - do ponto de vista físico e moral.
Explico: nem Joe Biden nem Donald Trump têm condições de comandar a mais tradicional democracia do planeta e maior potência militar do mundo, os Estados Unidos da América.
Biden foi mais do que sonolento – uma acusação que Trump costuma fazer ao adversário. O democrata foi vacilante e confuso, exibindo fragilidades que nem os maiores inimigos do atual presidente imaginavam.
Biden abriu o flanco para Trump em diversas ocasiões. O republicano foi firme, assertivo, mas distorceu fatos de forma descarada.
O formato do debate, no qual os mediadores não contestavam as afirmações dos candidatos, abriu caminho para Trump repetir seu tradicional roteiro de “fake News”.
Diferentemente dos outros encontros, desta vez, os microfones ficaram fechados cada vez que o adversário falava. Isso poupou os espectadores de mais frases vergonhosas.
Mas não ajudou muito, porque temas importantes, como a inflação, a migração, a política externa, o aborto, foram substituídos por acusações mútuas – de frases de baixo calão ou que beiram a infantilidade..
O fato é que, independentemente da decisão, Biden perdeu a eleição na quinta-feira, 27 de junho. E os democratas deverão deixar a Casa Branca em novembro de 2024.
Em São Luís, apresentadores de rádio e TV já começaram a se despedir dos ouvintes das emissoras locais para poderem concorrer a cargos eletivos nas eleições deste ano.
É que, pela lei eleitoral, pré-candidatos apresentadores de rádio e TV devem se afastar dos seus programas a partir deste domingo, 30.
Crédito - A Senacon proibiu a Visa de aumentar valores das tarifas dos cartões. Alta pretendida pela empresa seria entre 54,07% e 138,3%.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira