"Rouco", "Saltimbancos" e mais: quadrinistas maranhenses lançam livros nesta sexta-feira (29)
Beto Gomez e Rafa Rosa, que atualmente trabalham em um dos principais estúdios de animação do Brasil, retornam a São Luís para o lançamento de quadrinhos e zines.
SÃO LUÍS - Os quadrinistas maranhenses Beto Gomez e Rafa Rosa retornam para sua cidade natal para realizar um evento recheado de quadrinhos e som. Com direito a discotecagem de vinil com vários DJs, o encontro será realizado nesta sexta-feira (28), a partir das 19h, na Low Musica e Eletrônica, no Cohajap, em São Luís.
Na ocasião, Beto Gomez faz o lançamento do quadrinho "Rouco", que reúne todas as tiras do pato Rouco e o cachorro Urf originalmente postadas nas redes sociais do autor, além de outras inéditas feitas especialmente para a obra.
As tirinhas de Beto ganharam a Internet após a pandemia. O artista conta que criou o personagem para refletir o sentimento daquele momento de distanciamento social. "Eu comecei a fazer as tiras do Rouco na época do isolamento por conta da pandemia em 2021, tanto que na época que comecei a escrever as primeiras eu nomeava como Rouco em Quarentena Blues", disse.
"O personagem era meio que um contraponto por conta do otimismo dele mesmo vivendo numa rotina limitada, era o otimismo que eu e muita gente tentava manter naquela época. Com o passar das tiras o personagem foi evoluindo e expandindo mais o mundo ao redor dele. O Rouco continua otimista, mas com um pouco mais de aventura acontecendo na vida", complementa Beto Gomez.
Continua após a publicidade..
Rafa Rosa irá levar também os zines "Saltimbancos", uma releitura da peça de mesmo nome, feita em risografia, e "Nariz de Nós Todos", uma paródia de mangás de esportes baseado na observação do autor de que personagens de mangá e anime quase não tem nariz. Ambos foram publicados de forma independente pelo autor.
Beto Gomez e Rafa Rosa criaram, em meados nos anos 2000, o grupo Os Inúteros, pioneiro em São Luís na publicação de quadrinhos e charges na internet através de blogs. Segundo Beto, na época, os dois distribuíam zines pela capital maranhense.
"Em 2005 eu comecei um fanzine com o Rafael Rosa, que também fazia Desenho Industrial na UFMA. Era um fanzine de frente e verso impresso na gráfica da faculdade e que a gente costumava distribuir em pontos de ônibus, quando a gente percebeu que isso dava mais trabalho do que desenhar começamos a deixar em pontos que a gente julgava estratégicos aqui em São Luís: Chez Moi, Backbeat, Poeme-se e Hecatombe, deve ter uma geração inteira que nunca ouviu falar desses lugares", relata.
Atualmente, tanto Beto quanto Rafa trabalham no Birdo Studio em São Paulo, um dos principais estúdios de animação do Brasil. Beto já atuou em projetos como a nova edição animada de O Menino Maluquinho (Netflix), que rendeu uma indicação ao Emmy, e Oswaldo (Cartoon Network). Já Rafa Rosa foi animador e ilustrador de programas da MTV Brasil e hoje cria storyboards, entre outras atividades, no Birdo Studio.
Saiba Mais
- Mafalda chega aos 60 anos inspirando artistas e ativistas
- Ilustradoras negras lançam versão em quadrinhos de Quarto de Despejo
- Associação de Quadrinistas reúne artistas para estimular produção local
- Turma da Mônica ganha parque temático no sul do Brasil
- Da Balaiada ao Mulato, quadrinista Iramir Araújo usa o Maranhão como sua grande inspiração
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira