Pergentino Holanda: DJ Sérgio Balata em ensaio fotográfico
E mais: Fofinhas no São João
3ª Guerra Mundial
O vidente indiano Kushal Kumar prevê que a Terceira Guerra Mundial estourará devido a muitos fatores, como o conflito entre Israel e o Hamas.
O astrólogo, conhecido como o “Nostradamus da Índia”, fez uma previsão alarmante. De acordo com o vidente, a Terceira Guerra Mundial começará nesta semana, mais precisamente na terça-feira (18).
Kumar afirma que a Terceira Guerra Mundial estourará devido a muitos fatores, como o conflito entre Israel e o Hamas, os disparos inter-coreano, o ataque da China a Taiwan e o confronto entre as forças da Otan e as russas como resultado da guerra na Ucrânia.
O vidente disse que sua previsão poderia ser adiada, mas não por muito tempo. “Vamos observar o cenário de guerra em desenvolvimento nos pontos críticos ao redor do mundo nos próximos dias”, disse o indiano.
Kumar também disse que a Terceira Guerra Mundial acabaria com a vida na Terra.
Fofinhas no São João
A presidente do Educandário Santo Antonio, Fátima Bezerra Sabóia, está confiante de que vai ser um grande sucesso a badalada Festa das Fofinhas no São João, que este ano será realizada a partir das 18h do dia 27 de junho, no Basa Clube, no Olho d´Água.
Como todos sabemos, o evento, que é um dos mais prestigiados desta temporada em São Luís, tem renda destinada ao Educandário Santo Antonio.
Entre as atrações deste ano, estão confirmados Forró de Pé de Serra, Boizinho Barrica, Boi de Sonhos e Boi Brilho da Ilha.
Aos participantes será servido um banquete de comidas típicas, acompanhadas de bebidas variadas.
Dona Flor e Seus Dois Maridos
Um dos romances mais populares de Jorge Amado, levado com êxito ao cinema, ao teatro e à televisão, Dona Flor e seus dois maridos conta a história de Florípedes Paiva, que conhece em seus dois casamentos a dupla face do amor: com o boêmio Vadinho, Flor vive a paixão avassaladora, o erotismo febril, o ciúme que corrói. Com o farmacêutico Teodoro, com quem se casa depois da morte do primeiro marido, encontra a paz doméstica, a segurança material, o amor metódico.
Um dia, porém, Vadinho retorna sob a forma de um fantasma capaz de proporcionar de novo à protagonista o êxtase dos embates eróticos. Por obra da fantasia literária de Jorge Amado e da intervenção das entidades do candomblé, Flor consegue conciliar no amor o fogo e a calmaria, a aventura e a segurança, a paixão e a gentileza.
Lançada em 1966, esta narrativa ousada e exuberante, plena de humor e ironia, é uma saborosa crônica de costumes da Bahia da primeira metade do século XX e um retrato inventivo das ambigüidades que marcam o Brasil.
DE RELANCE
Prefeitos que morreram no mandato
De acordo com levantamento feito pelo site Metrópoles, 82 prefeitos eleitos em 2020 morreram antes do final de seus respectivos mandatos.
Ainda segundo a pesquisa, esta situação ocorreu especialmente por conta de questões de saúde.
As novas eleições municipais serão realizadas em outubro deste ano.
As mortes são relacionadas especialmente às complicações causadas pela covid-19.
Também foram registrados óbitos por assassinatos e acidentes de trânsito.
Prefeitos que morreram no mandato…2
Os casos que mais repercutiram nacionalmente foram os de Bruno Covas (PSDB), prefeito de São Paulo, que morreu em maio de 2021, acometido de câncer e Maguito Vilela, (MDB), prefeito de Goiânia, vítima de Covid-19 no mesmo ano.
Em seu segundo mandato, Covas tinha 41 anos e estava à frente da capital paulista desde 2018, quando João Dória concorreu ao governo do estado. Com isso, o vice-prefeito Ricardo Nunes (MDB) assumiu a prefeitura.
Ainda à frente do cargo, Nunes é pré-candidato à reeleição.
Com vasta carreira política, onde foi deputado estadual, federal, senador e governador, Maguito Vilela venceu as eleições ainda internado, quando testou positivo ainda durante o pleito.
Ele foi empossado no hospital, porém morreu antes de voltar ao estado de Goiás. Rogério Cruz (Republicanos), eleito vice, está atualmente a frente da capital goiana e buscará a reeleição em 2024.
Eleições e desafios
As eleições municipais deste ano trazem muitos desafios para a Justiça Eleitoral e para a sociedade.
Será o momento em que a inteligência artificial se mostra mais desenvolvida e com maior potencial de causar prejuízos para a imagem dos candidatos. E, a partir do que acontecer, poderá haver mudanças nas leis para os próximos pleitos.
É o que aponta, em entrevista, a fundadora da Academia de Direito Eleitoral e Político (Abradep), Juliana Freitas. Ela também fala sobre a importância de a sociedade ficar atenta aos desvios legais de candidatos e destaca também a necessidade de fiscalização sobre a ação afirmativa que garante um percentual mínimo de participação feminina, evitando-se fraudes.
Além disso, Juliana Freitas explica as novas regras para as eleições de 2024.
Legislação Eleitoral e Prazos
Para assegurar a igualdade de condições entre os candidatos, a legislação eleitoral impõe prazos para a desincompatibilização para aqueles que ocupam cargos públicos e desejam concorrer nas eleições. Este afastamento visa evitar o uso da máquina pública em benefício das candidaturas.
Secretários municipais e estaduais tiveram até 6 de abril de 2024, para se afastar de suas funções. Ou seja, seis meses antes da eleição, se concorrerem ao cargo de vereador. Caso concorram ao cargo de prefeito ou vice, tiveram que se desincompatibilizar até o dia 6 de junho de 2024, o que corresponde a quatro meses antes do pleito.
Continua após a publicidade..
Os vereadores que pretendem concorrer a outros cargos ou à reeleição não necessitam se afastar de suas funções legislativas. Prefeitos que desejam se reeleger também não precisam se desincompatibilizar do cargo.
Financiamento Coletivo e Financiamento de Campanha Eleitoral
Desde 15 de maio, pré-candidatas e pré-candidatos podem fazer arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às regras relativas à propaganda eleitoral na internet.
Já em 20 de julho, partidos, candidatas e candidatos devem enviar à Justiça Eleitoral os dados sobre recursos financeiros recebidos para financiamento de campanha eleitoral, observado o prazo de 72 horas do recebimento desses recursos, para fins de divulgação na internet.
Os partidos que quiseram renunciar ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) tiveram até 3 de junho para comunicar a decisão ao TSE.
Convenções Partidárias
Nos 15 dias anteriores às convenções partidárias, acontece a propaganda intrapartidária, que, em 2024, deverá ser realizada de 5 de julho a 5 de agosto.
Essa propaganda é a atividade de pré-candidatos para promover suas candidaturas dentro dos partidos, tendo em vista as convenções onde são escolhidos os candidatos oficiais.
Essa prática é permitida apenas entre filiados, deve ocorrer sem o uso de meios de comunicação que atinjam o público em geral.
Convenções Partidárias...2
As convenções partidárias são momentos decisivos no calendário eleitoral, pois é durante este período que os partidos escolhem oficialmente seus candidatos e formam coligações. E estão programadas para ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto.
Durante essas semanas, os partidos irão definir seus representantes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, bem como as estratégias de campanha e coligações.
Após a realização das convenções partidárias, os partidos e coligações têm um prazo até 15 de agosto de 2024 para registrar oficialmente seus candidatos junto à Justiça Eleitoral. Este é um passo importante no processo eleitoral, pois formaliza as candidaturas e permite que os candidatos iniciem suas campanhas oficialmente.
Campanha Eleitoral
A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto de 2024. A partir dessa data, os candidatos têm a permissão legal para promover suas propostas e buscar o apoio dos eleitores por meio de diversas plataformas.
A campanha será realizada em várias frentes:
Campanha nas ruas: a partir de 16 de agosto, os candidatos podem realizar a distribuição de material gráfico, comícios, passeatas e carreatas. Estas atividades são regulamentadas por normas locais de trânsito e sanitárias, garantindo a segurança e ordem durante o período eleitoral.
Internet: a propaganda eleitoral na internet também é permitida a partir de 16 de agosto. Candidatos podem utilizar redes sociais, sites e outras plataformas digitais para divulgar suas propostas e interagir com os eleitores.
Propaganda eleitoral gratuita: a campanha em rádio e televisão começará a ser exibida no dia 26 de agosto de 2024 e se estenderá até 3 de outubro de 2024.
Datas das eleições municipais
O primeiro turno das eleições municipais será realizado no dia 6 de outubro de 2024. Em municípios onde for necessário, um segundo turno será realizado no dia 27 de outubro de 2024.
No Maranhão, apenas em São Luís e Imperatriz será possível a realização de segundo turno.
Para acessar o calendário eleitoral completo e outras informações relevantes, visite o site oficial do TSE.
Thiaguinho e ingresso solidário
Tem ingressos solidários valendo para acesso ao show do cantor Thiaguinho, confirmado para o dia 27 de julho, no Multicenter Sebrae. Basta doar um quilo de alimento não perecível que o desconto sai bem em conta na compra dos acessos. Basta escolher o setor.
Os passaportes estão sendo vendidos na Bilheteria Digital, lojas Degraus do Shopping da Ilha e Rio Anil Shopping e Melhor Farma, na Rua Grande. Pode ser adquirido, ainda, via pix. O número é disponibilizado nos perfis da Gajo Entretenimento e Ellas em Produção no Instagram.
O artista já prometeu entregar um legítimo show de samba e pagode na capital maranhense, com músicas inéditas e hits que falam diretamente com o coração.
Para escrever na pedra:
“Se você é capaz de ser feliz quando está sozinho, aprendeu o segredo de ser feliz”.
TRIVIAL VARIADO
Genésio Euvaldo de Moraes Rego Caldas, que todos chamam carinhosamente de Genesinho, recebe em grande estilo no próximo dia 21, a partir das 21h, para um jantar em homenagem à sua amiga Maria Alice Mello Puppin.
O jantar será em sua residência, no São Francisco. Maria Alice é viúva e reside há muitos anos no Rio de Janeiro.
Sala de crise: o governo federal instalou, na sexta (14), uma sala de situação para tratar sobre a seca e o combate a incêndios no país.
Impacto das chuvas: as enchentes no RS causaram prejuízos de R$ 3,32 bi ao varejo, diz a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
“Vou abandonar o Brasil” – o desabafo é de Ronaldinho Gaúcho, ex-jogador de futebol, sobre o atual momento da Seleção Brasileira.
Ele disse que não pretende acompanhar a Copa América, criticou o time e disse que vai abandonar a equipe.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira