Homenagem

Ator maranhense Deo Garcez ganha a Medalha Luiz Gama

Ator que interpreta o histórico personagem abolicionista no teatro recebe a homenagem no próximo dia 21.

Na Mira

Ator maranhense Deo Garcez ganha a Medalha Luiz Gama. (Foto: Divulgação)

BRASIL - O ator Deo Garcez será homenageado no próximo dia 21 de junho, às 15h, com a Medalha Luiz Gama. A honraria, destinada a personalidades que lutam pela igualdade racial, liberdade e democracia, é oferecida pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e desenhada por Oscar Niemeyer. A data escolhida para a cerimônia é a mesma do aniversário de nascimento de Luiz Gama, há 194 anos e, pela primeira vez, um artista de teatro e tv ganha essa premiação.

Deo vive, há nove anos, o próprio Luiz Gama no espetáculo de sua autoria, “Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade”, trabalho reconhecido pelo público e crítica como um verdadeiro instrumento antirracista ao recuperar a história e importância fundamental de um homem preto e revolucionário na sua árdua luta pela libertação de pessoas escravizadas no Brasil. Como precursor do abolicionismo, homem das letras, poeta, jurista, político, pensador brasileiro, é considerado o Patrono da Abolição e herói da nossa pátria.

Para o ator, o reconhecimento é fruto de um trabalho incessante no reconhecimento de personagens negros que nunca tiveram espaço de protagonismo na História oficial do Brasil. “Ganhar a Medalha Luiz Gama do IAB é uma honra, me deixa muito feliz, motivo de eterna gratidão, pois é um reconhecimento importantíssimo da minha carreira de ator, caracterizada por trabalhos com a temática afrodescendente e  antirracista, em especial pelo meu espetáculo ‘Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade’, onde vivo o próprio Luiz Gam", disse. 

"Uma homenagem a qual divido com a equipe do trabalho: o diretor Ricardo Torres, Ligia Ferreira (doutora em Luiz Gama), as atrizes Soraia Arnoni, Nívia Helen, o produtor Antônio Tostes, ao público, parceiros e imprensa que desde 2015 construímos está linda trajetória! Um luxo ter o desenho de Oscar Niemeyer na Medalha! A Medalha nos dá mais fôlego ainda para continuar propagando a importância de Luiz Gama, o maior advogado e maior abolicionista de todos os tempos, sua história, sua luta pela liberdade, seus ideais de fraternidade, igualdade de direitos, democracia e dignidade humana.”

Recuperar através do teatro um personagem importantíssimo que foi apagado pela nossa historiografia oficial é a razão pela qual Deo Garcez ter sido também condecorado com a Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, iniciativa do vereador Tiãozinho do Jacaré, em 2019; e com o Diploma Abdias do Nascimento, louvor sob iniciativa da Deputada Renata Souza, em 2021. Todo esse reconhecimento o levou a ser convidado para viver o personagem Luiz Gama também na novela “Nos Tempos do Imperador”, da TV Globo, em 2021.

Com 47 anos de carreira, 55 espetáculos, 15 novelas e diversos prêmios recebidos pelos trabalhos voltados para a temática dos afrodescendentes brasileiros, o ator segue em cartaz com a peça que traz a trajetória desse personagem fundamental na história do país. “Luiz Gama – Uma Voz pela Liberdade” é dirigido por Ricardo Torres, com Deo e a atriz Soraia Arnoni no elenco, e possui apresentações já agendadas em Cuiabá (MT) e em Santo Amaro (SP) para o segundo semestre deste ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.