Obra inédita

Jornalista lança livro sobre comunicação legislativa para gabinetes parlamentares

Obra propõe-se a preencher lacuna necessária em todos os gabinetes, do ponto de vista de oferecer uma visão sobre direções, formatos e rotinas.

Evandro Júnior / Na Mira

Jornalista Sergio Lerrer apresenta obra profissional de apoio às atividades de comunicação nos legislativos (Foto: Divulgação)

O livro "Comunicação Legislativa para Gabinetes Parlamentares", do jornalista Sergio Lerrer, é uma obra profissional de apoio às atividades de comunicação nos legislativos, sejam eles municipais, estaduais ou federal.

O livro propõe-se a preencher uma lacuna necessária em todos os gabinetes, do ponto de vista de oferecer uma visão sobre direções, formatos e rotinas, para que o mandato parlamentar, por meio do uso da comunicação, possa ser  mais efetivo e de maior alcance. São mais de 5670 casas legislativas no Brasil e mais de 65 mil gabinetes parlamentares.

Se antigamente o exercício do legislativo estava focado no ambiente do Legislativo apenas, hoje ele também precisa repercutir na sociedade, nas entidades setoriais, na imprensa, nos blogs, chegar aos cidadãos de forma evidente e contínua, para que de fato seja percebido como atuante e produtivo.

A cobrança sobre as figuras públicas de parlamentares é muito maior nos dias de hoje. E a necessidade de interação diária com a sociedade ganhou muito protagonismo. O mandato simplesmente é ausente caso não esteja se comunicando.

O autor da obra, jornalista Sergio Lerrer, com mais de 30 anos dedicado à comunicação pública e legislativa, comenta que, se a comunicação hoje em dia é mais facilitada pelas redes sociais e mundo digital, por outro lado, não adianta ser ocupada com publicações sucessivas desgovernadas, que não promovem autoridade, reputação e visão da atividade parlamentar ao longo do tempo.

Ao longo dos capítulos, o autor orienta sobre estratégias e rotinas, modelos de comunicação de acordo com a oportunidade e público alvo, assim como de maneira descontraída, aborda a "Comunicação com Waze", para de fato chegar em algum lugar, ou o "Parlamentar Selfie", sobre muito personalismo e pouco conteúdo de interesse de fato do cidadão, ou ainda, "Editoria de Redes Sociais", com intenção de também formar o cidadão para entendimento de políticas públicas mais complexas, e nem sempre de fácil assimilação pela população.

O livro é inédito na busca de oferecer literatura profissional para colaboradores de comunicação dos gabinetes parlamentares, para que tenham um guia básico de exercer sua atividade com mais acertos do que erros, ou a esmo. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.