SÃO LUÍS - O livro "Pequeno Caderno Maranhense", do autor maranhense Nilson de Souza, será lançado no próximo dia 13 de junho, das 18h às 21h, na Sala Sesc de Exposições, na capital maranhense. Na ocasião, o escritor participa de um bate-papo sobre a obra com o historiador e músico Tonny Araújo, autor dos livros "Caixa de Raiva" e "O Lugar do Jazz na Construção da Música Popular Brasileira".
Publicado pela Cepe Editora, Pequeno caderno maranhense traz o universo do Maranhão no centro de sua escrita. Nilson foge de temas e personagens costumeiramente exaltados na história e cultura tidas como oficiais e visibiliza, com um humor crítico e abordagem anticolonial, questões relacionadas aos negros e indígenas.
Esta opção se traduz nos versos selecionados para a contracapa da obra: “você se aplica ao trabalho sabendo que a sua ilha / foi erigida com o seu sangue / e com o seu sangue / se enche um oceano”. A obra é a primeira do poeta a ser publicada.
“A ideia surgiu de um desejo antigo que eu tinha de fazer um livro escolar de História do Maranhão”, disse o autor, que, na infância, gostava de folhear os livros de História e se apaixonou pelos arquivos. A virada de chave do antigo para o atual projeto veio aos poucos, a partir da percepção do poeta de que suas vivências, bem como de sua família e de seus amigos, figuravam nos livros e arquivos de modo estranho ao que eles percebiam.
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De acordo com o poeta, o que havia em livros e arquivos eram relatos de violência, clichês regionais, formas generalistas/estereotipadas de falar do bumba meu boi e das religiões que ele e as pessoas do seu entorno conheciam e frequentavam. “Então esse recinto lacunar, instável do arquivo negro e indígena maranhense virou uma espécie de obsessão minha, que contaminou a minha escrita e se tornou o meu objeto de pesquisa, e o resultado é um pouco do que consta nesse livro”, pontua. De certo modo, admite Nilson, existe “uma vontade de perverter ou corromper aqueles livros escolares da minha infância”.
A intenção do poeta de “perverter” a lógica oficial se revela nas primeiras linhas do primeiro poema do livro. Em prólogo, o verso inicial sai à queima-roupa: “Sabe quando eles usam essa capa completamente preta sobre a pele?”. E a resposta: “Pois bem / nós somos escuros, pois um útero nos quis assim”. A questão racial caminha junto a outras questões importantes, como a religiosa e as manifestações culturais, ora trazendo referências ao Tambor de Mina, conforme os poemas deni e vozerio, ora ao Bumba meu boi, manifestação de profunda relação afetiva do autor. O bisavô de Nilson era o Pai Francisco do Bumba meu boi da Maioba, fundado em 1897.
Além de poesias, o livro reúne reproduções de imagens – fotos, mapa e painel seculares – pinçadas pelo autor em suas pesquisas, transcrições de trechos de discos, de filmes, de documentários e de livros. A primeira parte da publicação, batizada de Módulo, conta com textos unicamente autorais, enquanto a segunda, Frequência, traz poemas elaborados a partir da escuta de rádios maranhenses e cópias de fragmentos extraídos de áudios e audiovisuais. Em tom crítico, os fragmentos recebem nomes de “ruídos brancos”. São cinco “ruídos” em meio a 23 poemas.
Natural de São Luís (MA), Nilson é graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e bolsista para criação literária da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Alguns dos seus poemas foram publicados nas revistas Caliban (Portugal) e Totem & Pagu (Curitiba–PR). Em 2023, Nilson comandou uma oficina de escrita sobre o Bumba Meu Boi no Centro Cultural do Vale Maranhão.
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