COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Célia e Maurício Feijó na Suíça

E mais: a nova Mirante News

PH

Célia e Maurício Feijó são hóspedes de um belo hotel de Genebra, na Suíça, na viagem que fazem como representantes da Fecomercio-MA em evento internacional

Ecos da Festança

Continua repercutindo na sociedade maranhense o evento mais esperado do ano em São Luís: a Festança de Maio em Noite de Gala, que foi realizada no Palazzo Eventos na última quarta-feira, dia 29 de maio, véspera do feriado de Corpus Christi.

Confirmando a expectativa em torno do evento, a Festança foi o maior, mais charmoso e mais elegante evento social desta temporada no Maranhão.

Foi um baile descontraído e teve um toque de cultura popular com a apresentação do mega espetáculo inspirado na lendária “Festança Boi da Lua”, em que era destacada a beleza das brincadeiras de bumba-meu-boi nesse período em São Luís.

Ecos da Festança...2

A Festança de Maio em Noite de Gala, apesar da temática, não foi uma festa caipira, como poderiam supor os menos avisados. Foi, sim, como já era esperado, um baile com o mesmo charme de outros eventos do gênero realizados neste período pela Coluna PH e o PH Revista.

A exemplo do que acontece nos icônicos bailes que acontecem em Paris, Nova York, São Paulo e Rio de Janeiro, a produção sugeriu às mulheres – e a maioria delas atendeu – que usassem e abusassem da criatividade acrescentando ao look com suas roupas de gala, adereços das brincadeiras de bumba-meu-boi.

Claro que foi tudo com muito charme e bom gosto.

Os homens não tiveram dificuldade para entrar no clima da festa. Eles, em sua maioria, usaram camisa social preta (de mangas compridas).

Muitos, porém, optaram por fantasias luxuosas ou usaram blazer de cor escura. E não foram poucos os que acrescentarem ao look detalhes das fantasias usadas pelos brincantes de bumba-meu-boi.

Ecos da Festança...3

A inesquecível noitada foi de muito charme, elegância, beleza e glamour, num ambiente decorado com enorme bom gosto e criatividade pela designer Cintia Klamt Motta.

No próximo fim de semana, o PH Revista voltará a repercutir a beleza do evento com mais fotos de figuras de nossa sociedade que se destacaram na festa.

Mirante News

Entrou no ar, nesta segunda-feira, com programação completa de jornalismo, esporte e música, a Mirante News FM 104,1, que nasce da migração da Mirante AM para o espectro FM, após 36 anos de muito sucesso.

O Grupo Mirante fez um grande investimento em um transmissor de 40 KW e terá a maior potência entre as emissoras de FM nas regiões Norte e Nordeste do país.

Além do excelente equipamento de transmissão, a Rádio Mirante News FM estreia seu novo estúdio ampliado, muito mais moderno e com um visual bastante interessante, oferecendo melhor estrutura aos ouvintes e equipe de locutores, operadores, repórteres e convidados.

Maratona de Maracanã

O Boi de Maracanã deu o seu recado no fim de semana, inaugurando o mês de junho com sua alegria e disposição para enfrentar uma maratona de apresentações até o fim do mês.

O batalhão pesado comandado por Maria José Soares participou do Arraial Pão com Ovo, no Golden Shopping, no sábado, e, também, promoveu o seu Ensaio Redondo, na sede, no mesmo dia, cuja festa avançou até o raiar do dia seguinte.

Em ambos os espaços, foi bastante prestigiado e fez ecoar a batida de suas matracas, pandeirões e outros instrumentos presentes em suas apresentações.

A partir de agora, o grupo folclórico não vai parar mais até julho, uma vez que sua agenda está mais do que recheada.

Em Parintins

Os cantores Thiaguinho e Belo serão as atrações nacionais da “Festa dos Visitantes 2024”, a ser realizada no dia 27 de junho, na arena do Bumbódromo, na Ilha Tupinambarana.

O evento antecede ao Festival Folclórico de Parintins. Esta edição da festa será realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho.

A última edição da “Festa dos Visitantes” foi realizada, pela primeira vez, no Bumbódromo de Parintins e registrou a presença de um público de 20 mil pessoas, que assistiram atrações de diferentes gêneros musicais, que se revezaram no palco 360º montado na arena.

Fora do ranking

Os municípios maranhenses estão fora do ranking de criminalidade internacional elaborado pela plataforma Numbeo, que aponta as 50 cidades mais violentas do mundo, e inclui três capitais brasileiras entre as mais perigosas. A lista foi divulgada esta semana.

Outras cinco cidades brasileiras, além das três capitais que figuram no top 10 – Rio de Janeiro (7º), Fortaleza (9º) e Salvador (10º) – também aparecem na classificação: Recife (13º), Porto Alegre (23º), São Paulo (25º), Campinas (38º) e Belo Horizonte (47º).

Com essas oito posições, o Brasil é o segundo país com mais cidades entre as 50 mais perigosas do mundo.

Receptivo no aeroporto

Os grupos folclóricos maranhenses estarão no aeroporto Marechal Cunha Machado para dar as boas-vindas aos turistas que desembarcarão em São Luís nesta temporada junina.

O Receptivo Junino também receberá os participantes da reunião do G20, que contará com representantes de 19 países e da União Europeia.

Com dois grupos se apresentando por dia, um pela manhã e outro à tarde, as atividades estão previstas para ocorrer entre hoje e 28 de junho, no saguão. A agenda leva em conta os horários de desembarque das aeronaves, geralmente entre 11h e 12h30 e entre 14h e 15h30.

A ideia é impressionar os visitantes da capital maranhense de imediato, despertando o interesse por mergulhar na cultura local, ao longo desse período de festas juninas.

Movimento fraco

Mesmo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (SET) mantendo em funcionamento postos de atendimento para troca dos cartões de passagem no fim de semana, foi baixíssimo o número de usuários que se dirigiram às unidades.

No sábado, por exemplo, estavam vazios os postos do Terminal da Praia Grande e do Parque Bom Menino, que funcionaram das 7h às 12h.

Em função disso, foi suspensa a abertura no domingo.

Os usuários não podem deixar de pegar seus cartões de passagem, pois todos os ônibus já estão circulando com os novos validadores da Bilhetagem Eletrônica e os cartões antigos não são mais aceitos nas catracas.

Mauro Fecury e Ana Lúcia com um grupo grande de parentes e amigos, entre os quais o bonito neto Gabriel Fecury Tavares com a esposa Marina

DE RELANCE

Os recados da tragédia

As últimas quatro semanas comprovaram um fato: não estamos preparados para tragédias. Estamos assistindo a fenômenos que não existiam há alguns anos. Dizer que isso surpreende é inadequado, porque todos os especialistas, incluindo os meteorologistas, alertam ser este o nosso novo normal.

A realidade mudou – e precisamos nos preparar para isso.

Os danos à infraestrutura causados no Rio Grande do Suk são gigantescos. Em rodovias, aeroporto, trensurb, portos, pontes, viadutos, a lista não tem fim. A falta de investimentos, inclusive em manutenção, nessas obras fundamentais para a mobilidade e a logística do Estado é evidente. E são bilhões de reais.

Continua após a publicidade..

Os técnicos enumeraram os problemas: estradas sem escoamento de água, plantio inadequado ou inexistente de vegetação às margens, lavouras muito perto dessas estruturas, tubulação de porte insuficiente, pontes obsoletas, prédios construídos em barrancos... Sem falar em captação de água em locais inadequados, casas de bombas inoperantes justamente quando mais se precisa delas ou diques e comportas que não seguram a água.

Os recados da tragédia...2

Estamos vivendo no passado. Temos décadas à frente para chegar a uma cultura de investimento e prevenção como a existente no Japão, por exemplo, em que, após repetidas tragédias, prédios que resistem a terremotos foram erguidos. A Holanda tem 60% do seu território abaixo do nível do mar e evita inundações.

Nas nossas cidades, os canos de escoamento estão preparados para uma realidade urbana de 20, 30 anos atrás. Obras cobrem, sem maiores planejamentos, áreas enormes com concreto, asfalto ou outros materiais impermeáveis, fazendo com que a água da chuva escoe para as vias – e ali fique, porque não há tubulação ou bombas adequadas para baixá-la.

Vivenciamos a maior tragédia climática de todos os tempos. Enormes áreas urbanas ficaram às escuras por muitos e muitos dias, pelo alagamento. Imagine se o vento também tivesse ocorrido.

Os recados da tragédia...3

Estamos obsoletos em relação ao novo normal. Os desafios do clima nos deixam sem água, sem luz, sem internet, sem comunicação, sem ruas, sem estradas, sem hospitais, sem escolas, sem segurança, em alguns lugares sem comida sequer.

Não sou especialista, sou apenas um observador e sei que o que vou falar vai ser um pouco duro: os efeitos climáticos que estamos sofrendo são causados em 50% por fenômenos como El Niño ou La Niña. Mas os outros 50% são mudanças no clima que vão piorar, porque os polos estão derretendo, a temperatura dos oceanos está mudando e nossas florestas seguem sendo desmatadas.

Vivemos um momento que não requer explicações futuras. Exige ações agora.

Cabe à imprensa conscientizar a população para que exija uma solução dos problemas da obsolescência em nossa infraestrutura, da inexistência de prevenção de tragédias e de encaminhamento de todos os aprendizados que tragédias anteriores deixaram.

Dignidade Menstrual

Quase 2 milhões de pessoas retiraram absorventes de graça por meio do Programa Dignidade Menstrual, lançado neste ano, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Os produtos podem ser retirados em unidades da Farmácia Popular.

Estima-se que o programa pode beneficiar cerca de 24 milhões de pessoas, com idades entre 10 e 49 anos, e que não têm acesso ao item durante o ciclo menstrual.

Dignidade Menstrual...2

Quase 2 milhões de pessoas retiraram absorventes de graça por meio do Programa Dignidade Menstrual, lançado neste ano, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde.

Os produtos podem ser retirados em unidades da Farmácia Popular.

Estima-se que o programa pode beneficiar cerca de 24 milhões de pessoas, com idades entre 10 e 49 anos, e que não têm acesso ao item durante o ciclo menstrual.

Décimo terceiro

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham mais que um salário mínimo começam a receber hoje (3) a segunda parcela do décimo terceiro.

O pagamento vai até o próximo dia 7, com as datas definidas conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

O pagamento do décimo terceiro a quem ganha um salário mínimo começou no último dia 24 e também vai até o dia 8.

Até o fim desta semana, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela, ao somar os que ganham o benefício mínimo e os que recebem acima dele.

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível no aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets.

Prêmio Glória Maria

Zileide Silva foi a vencedora da primeira edição do Prêmio Glória Maria de Jornalismo, concedido pela Câmara dos Deputados ao profissional cujo trabalho ou ações mereçam especial destaque no jornalismo brasileiro.

O resultado da votação, feita pela Mesa Diretora da Casa, foi anunciado em 22 de maio. A entrega do prêmio será em sessão solene marcada para 7 de agosto.

Vale lembrar que Zileide também foi considerada a +Admirada Jornalista Negra de 2023, na primeira edição da premiação dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira, realizada em novembro do ano passado, em São Paulo.

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu em 22/5 a existência de assédio judicial contra jornalistas e veículos de imprensa. O julgamento foi realizado em razão de ações apresentadas pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

Figura das mais badaladas da sociedade carioca – anfitrião famoso de festas de Réveillon no Edifício Chopin, ao lado do Copacabana Palace Hotel – Bruno Chateaubriand e seu amigo Diogo Bocca estiveram no Maranhão na semana passada para conhecer os Lençóis Maranhenses. Em Atins, foram recepcionados pelo maranhense Josenildo (Zil) Oliveira Lopes

Recorde de Vini Jr.

Vini Jr, craque do Real Madrid, marcou em mais uma final de Champions League contra o Borussia Dortmund e quebrou recorde histórico na competição: o camisa 7 dos Merengues foi o primeiro jogador brasileiro a marcar em mais de uma final da maior competição entre clubes europeus, além de superar Lionel Messi e se tornar o mais jovem a marcar dois gols em finais da Liga dos Campeões.

Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

O melhor jogador do clube espanhol vive sua temporada mais artilheira da carreira, chegando aos 24 gols na temporada e marcando a possibilidade de vencer a Bola de Ouro da France Football, premiação mais prestigiada do futebol e que um brasileiro não conquista desde Kaká, em 2007.

O único jogador a fazer gol em duas finais de Champions antes de completar 24 anos foi o argentino Lionel Messi. O ídolo e ex-jogador do Barcelona balançou as redes em 2009 e 2011, ambas contra o Manchester United.ini

Para escrever na pedra:

Deus criou a amizade porque ele sabia que, quando o amor machucasse, ela seria a cura.” De autor desconhecido.

TRIVIAL VARIADO

Recente estudo publicado na revista Nature Medicine monitorou as sequelas da covid-19 em um grupo de 135 mil pessoas, por três anos. A pesquisa norte-americana descobriu que os problemas respiratórios e os neurológicos foram os mais comuns entre os infectados pelo vírus em 2020.

Hoje é Dia Nacional de Conscientização contra a Obesidade e os estudos apontam a necessidade urgente de prevenir o problema.

Dados do Atlas Mundial da Obesidade 2024, lançado pela Federação Mundial de Obesidade, apontam que em 2035 o Brasil pode atingir o índice de 50% das crianças e adolescentes, entre cinco e 19 anos, com obesidade ou sobrepeso, o que representa mais de 20 milhões de brasileiros.

Tem mais: segundo o documento, a taxa anual de crescimento da doença neste grupo, entre 2020 e 2035, será de 1,8%.

Imposto de Renda - Os contribuintes que perderam o prazo ainda devem entregar a declaração e pagar uma multa pelo atraso.

Polêmica - A PEC das drogas será pauta da Câmara dos Deputados amanhã. Comissão avalia proposta que criminaliza a posse e o porte.

Destruição - O lixo gerado pela cheia no RS chega a 47 milhões de toneladas, revelou estudo da Universidade do Rio Grande do Sul e da ONU.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.