Música

Luiz Fernando Linhares dos bastidores do samba para os palcos

O compositor com mais de 50 anos de carreira, presente em rodas de samba e repertório de muita gente, prepara show inédito em São Luís.

Na Mira

Luiz Fernando Linhares dos bastidores do samba para os palcos. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - 2024 é um ano importante para o compositor Luiz Fernando Linhares, ele completa 50 anos de carreira, e decidiu se apresentar para o público maranhense. Depois de décadas compondo, ele resolveu dar voz às suas músicas. O artista também está trabalhando no lançamento de seu primeiro álbum com dez composições, o EP: 'Missão de Fé'.

O compositor é um representante da velha guarda do samba de São Luís. Luiz Fernando já compôs para a Mocidade Independente Turma do Saco (MITS), Centro de Cultura Negra do Maranhão, Cláudio Pinheiro, Neto Peperi, Grupo Espinha de Bacalhau, Anastácia Lia, Luzian Filho, Célia Sampaio, Grupo Sem Dimensão, entre outros representantes da MPM, ou como ele gosta de falar, Música Preta Maranhense.

A Turma do Saco foi onde tudo começou. Morador do Codozinho de Cima, bairro localizado próximo ao Centro de São Luís, ali perto da Av. Kenedy, descobriu nas ruas do bairro, o grupo que o introduziu à arte de compor. Entrou para o MITS na década de 70, integrando uma geração de grandes músicos.

No álbum 'Missão de Fé', que está produzindo, Luiz conta com a participação especial de artistas da Turma do Saco e mais músicos renomados, entre eles: Luzian Filho, Cláudio Pinheiro, Anastácia Lia, Neto Peperi, Paulão e Laurindo Teixeira. Eles somam suas vozes à de Luiz em sambas e ijexás (afoxés). Tudo com direção musical de Wendell Cosme.

Para o mês de maio, o público maranhense vai ter contato com Luiz, agora, também cantor, em apresentação especial dentro do projeto 'Choro, Samba e Outras Bossas', uma iniciativa da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), que já está na 11ª edição. O evento será dia 29 de maio, às 19:00, no Convento das Mercês fica localizado na Rua da Palma, 502, Desterro, Centro Histórico de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.