Roteiro cultural

Monumento à Diáspora Africana terá visitas guiadas até 8 de junho

As visitas são gratuitas e serão realizadas nos turnos matutino e vespertino, além dos sábados pela manhã.

Na Mira

Monumento à Diáspora Africana terá visitas guiadas até 8 de junho. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - O Monumento à Diáspora Africana, localizado na Praça das Mercês, na região central da capital maranhense, começa a ter visitas guiadas a partir desta terça-feira (21). Feitas de forma gratuita, as visitas irão acontecer em dois turnos (das 8h às 11h e das 15h às 18h), e no sábado (das 15h às 19h), até o dia 8 de junho.

Inaugurado em novembro de 2023, no mês da Consciência Negra, o Monumento à Diáspora Africana é composto por oito painéis produzidos por artistas maranhenses que apresentam a contribuição do povo negro para a cultura e a identidade do Maranhão.

Além disso, o monumento também traz informações históricas sobre as diversas nações africanas que desembarcaram no Maranhão em diáspora forçada por conta do tráfico transatlântico.

As visitas guiadas serão realizadas por oito estudantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), que foram selecionados após passarem pelo curso Guia de Turismo, ministrado por especialistas na temática negra, artística e turismo cultural. Durante o tour, uma publicação também será distribuída contendo informações sobre o projeto de concepção do Monumento à Diáspora Africana.

O projeto é aberto às escolas municipais, estaduais e particulares. Para participar do roteiro cultural, que começa dia 21 de maio e vai até 8 de junho, as escolas precisam se inscrever pelo e-mail projetos.lparte@gmail.com. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.