Veja obras importantes do artista maranhense Jesus Santos em SL
Natural da Rua dos Afogados, no Centro de São Luís, Jesus Santos é reconhecido por sua visão universal e sua habilidade em capturar o espírito onírico da antiga capital maranhense.
SÃO LUÍS - Nascido e criado em São Luís, o renomado artista plástico Jesus Santos, que morreu nesta quinta-feira (7), mergulha nas profundezas da vida urbana para criar um universo de cores vivas e reflexões sociais em suas obras de arte.
Natural da Rua dos Afogados, no Centro de São Luís, Jesus Santos é reconhecido por sua visão universal e sua habilidade em capturar o espírito onírico da antiga capital maranhense.
A paixão de Jesus Santos por cores vibrantes, especialmente o azul, é evidente em cada pincelada de suas telas. No entanto, sua arte transcende a mera estética, abraçando uma crítica social perspicaz e uma dose de ironia que convida o espectador a uma reflexão mais profunda sobre o mundo que o cerca.
O artista acreditava que cada obra de arte deve transmitir não apenas a beleza visual, mas também uma mensagem que ressoe com o público. Em suas criações, Jesus buscou retratar não apenas a realidade como é, mas também o que poderia ser, desafiando convenções e estimulando o pensamento crítico.
Com uma personalidade singular e uma abordagem apaixonada em relação à sua arte, Jesus Santos considerava o conhecimento e o reconhecimento como o "oxigênio do artista". Para ele, a busca incessante pelo entendimento do mundo e o reconhecimento de seu trabalho são essenciais para alimentar sua criatividade e inspiração.
Por meio de suas telas, Jesus Santos oferece um olhar provocativo sobre questões sociais e existenciais que ressoam muito além das paredes de seu estúdio.
Continua após a publicidade..
Obras
Com centenas de obras feitas, o trabalho de Jesus Santos ainda pode ser visto em diversos pontos de São Luís. Na Avenida Litorânea por exemplo, na orla de São Luís, algumas obras do artista plástico ainda resistem em meio ao abandono e falta de conservação. Ao longo da avenida, diversos totens com obras que retratam o cotidiano e personagens do folclore maranhense, como o cazumbá, ainda podem ser vista.
Uma importante obra de Jesus Santos que faz parte da vida dos ludovicenses, é a Serpente Encantada, na Lagoa da Jansen, que foi criada com 74 metros de comprimento pelo artista e está compondo a paisagem de um dos pontos turísticos mais conhecidos de São Luís desde 2001.
Em 2012, quando São Luís completou 400 anos, Jesus Santos foi convidado pela perfumaria O Boticário para ilustrar a arte do vidro de uma perfume. Relembre aqui.
Jesus Santos também ilustrou capas de livros e discos, tendo suas principais obras foram expostas em galerias do Brasil e do mundo.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira