Em São Luís

Morre, aos 74 anos, o artista plástico maranhense Jesus Santos

Jesus Santos foi o autor de várias obras vistas em cartões-postais, como na Avenida Litorânea e na Lagoa da Jansen, representando o universo da antiga São Luís.

Na Mira

Atualizada em 07/03/2024 às 12h47
Artista plástico Jesus Santos.

SÃO LUÍS - Morreu, na madrugada desta quinta-feira (7), aos 74 anos, Jesus Santos, um dos mais importantes artistas plásticos de São Luís. A morte do artista plástico aconteceu após ele sofrer uma queda, em casa, na última terça-feira (5). 

Jesus Santos foi internado no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), em São Luís, mas teve uma parada cardíaca durante a madrugada desta quinta e não resistiu. O velório será na Pax União, no Centro de São Luís, às 15 horas. Já o enterro será nesta sexta-feira (8), no Cemitério do Gavião, às 9 horas.  

O artista foi o autor de várias obras vistas em cartões-postais, como na Avenida Litorânea e na Lagoa da Jansen, representando o universo da antiga São Luís, com desenhos que fazem referência à nossa cultura.

Com uma sensibilidade única, ele representou São Luís em seus vários vieses, romantizando o cotidiano da cidade. Sua obra retratava, com pinceladas de ironia e de crítica social, uma cidade boêmia, e trazia à tona as pessoas que são invisíveis socialmente, como afirma a editora do Alternativo, do antigo jornal Estado, Bruna Castelo Branco.

“Jesus Santos tinha a arte mais sensível para representar o Maranhão. Ele representava o povo, as zonas, a boêmia, que acaba sendo algo mais poético e romântico dos anos 1970 e 1980 aqui no Maranhão. Esse era o foco do trabalho de Jesus”, disse Bruna.  

Continua após a publicidade..

Ele também foi colunista do Jornal o Estado por muitos anos com a coluna Malazartes. 

A Serpente, da Lagoa da Jansen, tem 74 metros de comprimento e levou dois meses para ser concluída.

 

Uma das obras de Jesus Santos que fica na  Avenida Litorânea.

Conheça mais sobre o artista plástico Jesus Santos no documentário produzido pelo Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão (Mavam) e disponível no YouTube:

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.