COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Xuxa e a fã número 1 de São Luís

E mais: Eventos no Rio Poty

PH

Atualizada em 21/02/2024 às 10h24
A ex-apresentadora Xuxa, com as flores entregues pela maranhense Lindalva Harache, quando entrava no Teatro Arthur Azevedo, em 1995, para assistir à ópera 'Catirina', dirigida por Fernando Bicudo. Durante todo o espetáculo, ela permaneceu ao lado do diretor segurando o presente

Carna Xuxa

Tudo indica que pelo menos dois maranhenses, sendo um de Balsas e outro da Capital, participarão do Carna Xuxa, cruzeiro comandado pela 'Rainha dos Baixinhos' entre esta quinta-feira e a próxima segunda, com vários shows de artistas famosos e um da própria anfitriã.

O transatlântico zarpará do Porto de Santos (SP), ao meio-dia.

De São Luís vai a servidora pública do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) Lindalva Harache, uma fanática por Xuxa Meneghel desde a década de 1980. Ela e um grupo de fãs de várias partes do Brasil já bolaram estratégias para chamar a atenção da ex-apresentadora.

Compraram presentes, mandaram confeccionar camisetas e bonés personalizados, entre outros artifícios que colocarão em prática em alto mar.

Carna Xuxa…2

Lindalva tem um sonho de fotografar ao lado de Xuxa, algo que nunca conseguiu, embora tenha tido várias oportunidades.

Foi, ela, nos idos de 1995, quem entregou flores à 'Rainha' no hall do Teatro Arthur Azevedo. A foto de Xuxa segurando o presente foi parar na revista Caras.

A maranhense enfrentou uma multidão e um verdadeiro 'estica-e-puxa' na frente do teatro, na Rua do Sol, levando cotoveladas e empurrões, mas conseguiu entregar as flores.

Ano passado, ela também conseguiu assistir a uma gravação da Caravana das Drags, que passou por São Luís, com a presença de Xuxa. No entanto, Lindalva não conseguiu nem mesmo chegar perto da gaúcha.

Ela, inclusive, está no vídeo que foi para as redes sociais reunindo alguns Tripulantes X, os quais estarão no Carna Xuxa 2024.

--------------------------------------------------------------

A mestra em saúde corporativa com abrangência em autarquias e indústrias Daniella Andrade, que comanda Andrade LTDA, começou o ano com muitas novidades e imersão em gestão de saúde no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo

Morte no Calhau

A avenida Borborema, no Calhau, amanheceu triste na manhã de hoje.

Morreu uma de suas mais antigas moradoras: Marilene Zuniga Dourado,

O corpo está sendo velado no Complexo Salvatore, no Calhau. E o enterro será às 16h, no Cemitério Jardim da Paz, no Maiobão.

Marilene deixa viúvo o bancário aposentado Josires Dourado.

Eventos no Rio Poty

Um dos mais bem localizados empreendimentos hoteleiros da capital maranhense é, também, um dos mais apropriados para eventos os mais diversos, entre sociais e corporativos, os quais ocorrem o ano inteiro.

É que o Rio Poty Hotel & Resort, estrategicamente localizado na Ponta d’Areia, dispõe de um centro de convenções com capacidade para 1.400 lugares.

São 9 salas climatizadas para grandes congressos e convenções, além de eventos de médio e pequeno porte, incluindo casamentos.

Eventos no Rio Poty…2

O empreendimento fica próximo às praias e ao centro da cidade, ponto positivo que faz toda a diferença na escolha de um local para a realização de eventos, haja vista que o deslocamento facilitado é um dos pontos cruciais.

Além dessas facilidades, que o tornam um empreendimento ideal para eventos, o Rio Poty Hotel & Resort dispõe de apartamentos com vista para a praia, área externa com piscinas, lojas, restaurantes e cozinha regional e contemporânea comandada por chefs de gabarito internacional.

Além disso, há ainda uma boate em sua lateral e uma casa de jogos, as quais compõem a sua estrutura voltada para o entretenimento.

Logística Portuária

Abordagem prática e focada no setor portuário é o que propõe o curso de especialização em Logística Portuária da Faculdade de Negócios Faene, instalada no bairro Angelim.

O curso dispõe de professores com experiência na indústria logística e oferece oportunidades de estágio e projetos reais. A grade da instituição inclui outros cursos de pós-graduação e, também, de graduação, a exemplo de Administração e de Logística.

O segmento portuário é tradicionalmente muito bem aquecido e ganhou incremento no Maranhão, com diversas vagas de emprego e muitas oportunidades de crescimento profissional para uma carreira bem sucedida.

A logística portuária compreende as transações ligadas ao movimento de cargas, seja no transporte, carregamento e descarregamento das embarcações, seja na gestão marítima, entre outros processos.

Literatura foi o tema do recente encontro em São Luís do ex-presidente José Sarney, Benedito Buzar e Georgino Melo e Silva

DE RELANCE

Ira de Fürstenberg

Sai de cena mais um ícone feminino da aristocracia internacional.

Morreu na segunda-feira, 19 de fevereiro, em Roma,  Ira de Fürstenberg, a “última” das aristocratas.

Entre romances com príncipes, uma carreira no cinema e a influência na moda, o nome de Ira cruzou-se com alguns dos maiores do século XX. E até se diz que ajudou a lançar Karl Lagerfeld.

Ira de Fürstenberg foi modelo, designer de joias, mas sobretudo parte da nata do jet set europeu. Ira tinha 83 anos e uma vida repleta de histórias, entre a aristocracia italiana e a realeza alemã.

A morte de Ira, que foi casada com o playboy brasileiro “Baby” Matarazzo Pignatari, marca também o final de uma era de socialites, acreditava a própria: “Nasci num mundo que já não pertence aos aristocratas. Um mundo que já não existe.”

Monumento a Gonçalves Dias

O Monumento ao Poeta Gonçalves Dias, uma peça emblemática datada de 1873 e parte integrante do conjunto arquitetônico e paisagístico de São Luís, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), será entregue à comunidade após passar por um processo abrangente de conservação e restauração, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico.

A solenidade ocorre amanhã, às 16h, na Praça Gonçalves Dias – antigo Largo dos Amores, com a presença do prefeito de São Luís, Eduardo Braide, autoridades locais, alunos das unidades de educação básica, Banda da Guarda Municipal e muitos convidados.

Monumento a Gonçalves Dias…2

O monumento é uma obra concebida e esculpida pelo renomado escultor Pedro Cardoso Quadrio dos Reis, em Lisboa, Portugal, e possui uma imponente altura de 15,5 metros.

Com um estilo neoclássico, toda sua estrutura é esculpida em mármore importado da Europa, apresentando detalhes refinados como medalhões e imagens que homenageiam os meios literários maranhenses, conferindo a São Luís o título de ‘Atenas Brasileira’.

Saída temporária

O Senado aprovou o projeto de lei que restringe o benefício da saída temporária para presos condenados.

O projeto, relatado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), previa a revogação total do benefício, mas foi alterado para permitir as saídas de presos que estudam.

Na prática, o texto extingue a liberação temporária de presos em datas comemorativas e feriados, que tem sido chamada popularmente de “saidinha”.

O texto, aprovado com 62 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção, voltará para a análise dos deputados.

Saída temporária…2

Apresentado pelo deputado Pedro Paulo, o projeto, como veio da Câmara, revogava dispositivos da Lei de Execução Penal que tratavam das saídas temporárias.

Pela legislação em vigor, o benefício vale para condenados que cumprem pena em regime semiaberto.

Atualmente, eles podem sair até cinco vezes ao ano, sem vigilância direta, para visitar a família, estudar fora da cadeia ou participar de atividades que contribuam para a ressocialização.

Carnaval em Imperatriz

Tudo pronto para o Carnaval fora de época da Região Tocantina, com a vasta programação do 1º Lava-Pratos de Imperatriz.

Claudia Leitte e a dupla Matheus e Kauan, que estiveram em São Luís na programação do Carnaval do Maranhão 2024, voltam ao estado e, junto com Márcia Fellipe e Henry Freitas, encabeçam a lista de nomes nacionais que se apresentam no evento.

O palco da folia conta ainda com 14 artistas locais, entre eles, Jotavê, Fabrícia, Erick Andrade e Forró de Elite.

A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), será realizada no sábado (24) e domingo (25), na avenida Bernardo Sayão, a partir das 16h.

Fundo de Participação dos Municípios

Os municípios do Maranhão receberam ontem mais de R$ 61 milhões referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O valor foi distribuído entre as prefeituras do estado e corresponde à parcela do 2° decêndio do mês de fevereiro de 2024.

Os recursos do FPM fazem parte do dinheiro arrecadado pela União, através de impostos, e são repassados, a cada dez dias, a todas as prefeituras do país.

Portanto, são feitas transferências de dinheiro aos municípios nos dias 10, 20 e 30 de cada mês. Caso a data caia num sábado, domingo ou feriado, o repasse é feito no primeiro dia útil anterior.

Para escrever na pedra:

“Se algumas pessoas se afastarem de você, não fique triste, isso é resposta da oração: “livrai-me de todo mal, amém”. De Caio Fernando Abreu.

TRIVIAL VARIADO

A dengue avança. Distrito Federal, Minas Gerais, Acre, Paraná, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro já enfrentam epidemia.

Déia Trinta e Luiz Paes foram vistos ontem dividindo pizzas no Tasquinha com Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite.

Devastação recua. O desmatamento da floresta amazônica teve queda de 60% em janeiro, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Lil Trinta reuniu parentes e alguns amigos no fim de semana em seu apartamento para comemorar sua nova idade.

Em tempo: o marido, Jorge Cateb Neto, ainda está se movimentando de cadeira de rodas por causa de um acidente que feriu um de seus pés.

Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes embarcam hoje para São Paulo. Ele aproveita para fazer uma revisão na saúde.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.