COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Lydia Moraes e Vandira Peixoto no desfile das campeãs

E mais: Empoderamento feminino

PH

Atualizada em 20/02/2024 às 11h26
Sábado, no desfile das seis escolas de samba campeãs do Carnaval carioca de 2024, Lydia Moraes e Vandira Peixoto fizeram selfie com o prefeito Eduardo Paz

Empoderamento feminino

A trilogia de romances de época “Deusas de Londres”, de Paula Toyneti Benalia, transporta os leitores diretamente para a vibrante atmosfera da Londres Vitoriana. Inspirada na mitologia grega, discute o empoderamento feminino no século XIX.

A série literária Trilogia Deusas de Londres: O dia em que te amei (Vol. 1); O dia em que te toquei (Vol. 2) e O dia em que te beijei (Vol. 3)  é ambientada nos anos de 1800.

As histórias de Helena, Nataly e Marshala exploram não apenas os intricados enredos de vingança, amor proibido e empoderamento, mas também proporcionam uma imersão única na sociedade e nos costumes da época.

Nesta série literária a escritora e psicóloga mergulha nos desejos humanos e mostra que o amor e o ódio podem estar mais próximos do que qualquer pessoa jamais imaginou. Ao mesmo tempo em que vivem grandes amores, as protagonistas transformam as próprias tragédias em força para lutar contra o patriarcado.

Nas obras, a autora retrata protagonistas complexas e fidedignas em uma época em que as mulheres enfrentavam limitações sociais e lutavam por direitos, que refletem a diversidade de experiências femininas na Londres Vitoriana.

Mulheres e Dívidas

Estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado pelo jornal de economia e finanças Valor revela que a fatia da renda das mulheres que está comprometida chegou a 30,5%.

O percentual é o maior desde 2021. O número é também superior à parcela da renda dos homens usada para pagar dívidas, que fica em torno de 30,3%, e da média nacional – homens e mulheres – para o mesmo fim, de 30,4%.

Trompete Barroco

O oitavo episódio da série Instrumentos de Bach está disponível no site da Bach Society Brasil (bachbrasil.com) e no canal do YouTube Eroica Music.

Em O Trompete, o trompetista barroco Bruno Lourensetto apresenta o instrumento em uma conversa com o diretor artístico da Bach Brasil, Fernando Cordella.

No programa, Lourensetto aborda a origem do instrumento na Antiguidade, a produção do som, a evolução que levou até o trompete moderno e a linguagem barroca na performance do repertório de J.S. Bach.

Excertos em vídeo de apresentações do trompetista com o Ensemble Bach Brasil ilustram o bate-papo, incluindo movimentos do Magnificat em Ré Menor BWV 243.

Na inauguração em São Luís da filial da empresa cearense Auto Peças Padre Cícero (já com 49 anos na praça), na BR-135, são vistos da esquerda para a direita, Alexandre Frota (do setor de Logística), Benjamin Franklin Alves (do Grupo Termaco), Leandro Machado (do setor de Compras), Carlos Regis (diretor em Fortaleza) e o presidente e fundador da empresa, Antonio Clício Pinheiro Machado

DE RELANCE

Comédias românticas

Gênero que estava relegado às plataformas digitais volta a encantar o público das salas de cinema com sucessos recentes.

Mesmo com os cinemas brasileiros oferecendo diversos filmes indicados ao Oscar nas últimas semanas e, também, com o hit espírita nacional Nosso Lar 2: Os Mensageiros em exibição, um longa-metragem de um gênero que já não era mais tão popular roubou a cena.

Trata-se de Todos Menos Você, comédia romântica que veio para mostrar que ainda é possível rir e se apaixonar com os personagens na telona, algo que já foi bem comum, principalmente nos anos 1990, mas que perdeu força na década passada. Inclusive, as romcoms, como são chamadas em inglês, tiveram o seu “óbito” decretado em 2013 pela revista The Hollywod Reporter.

Comédias românticas...2

Pois bem, parece que uma ressurreição está acontecendo nos cinemas.

Dirigido por Will Gluck (Amizade Colorida), Todos Menos Você já faturou, ao redor do mundo, mais de US$ 170 milhões – valor impressionante, visto que o orçamento foi de US$ 25 milhões.

Um sucesso, mesmo que as críticas especializadas tenham sido mornas: no Rotten Tomatoes, 53% de aprovação.

Comédias românticas famosas, como Uma Linda Mulher (1990) e Como Perder um Homem em 10 Dias (2003), tiveram recepções parecidas, mostrando que o que cativa o grande público não são necessariamente os mesmos elementos avaliados pelos profissionais das resenhas.

Comédias românticas...3

É muito interessante que as comédias românticas voltem a cartaz, independentemente de serem de gosto duvidoso ou não. Acho que é muito legal de se assistir, com uma plateia cheia, um filme que está discutindo um ponto de vista, o amor, mas também o acaso e como as pessoas se relacionam.

Em 2023, Que Horas Eu Te Pego?, comédia que se torna romântica da metade em diante, com Jennifer Lawrence, ajudou a ensaiar o retorno do gênero com força às telonas no pós-pandemia. As romcoms continuavam existindo no cinema, mas muito mais tímidas do que antigamente. O interesse dos grandes estúdios ao fazer um investimento para as salas de cinema estava restrito a produções que tivessem potencial para se tornar franquias – mesmo que com um investimento alto. Não queriam riscos depois de algumas quedas.

Comédias românticas...4

Assim, os filmes água com açúcar, como eram chamados, depois de praticamente sumirem das salas de cinema, começaram a sua jornada de redescoberta, de verdade, nos últimos anos, com os serviços de streaming passando a investir em produções de orçamento médio para enriquecer os catálogos.

Porém, o movimento só ocorreu depois de validações pela base de pesquisas dos clientes e o uso de algoritmo. Foi nesse cenário que as comédias românticas tiveram a chance de se proliferar.

O cineasta – que dirigiu a comédia romântica Nós Duas Descendo a Escada (2015) – acredita que este sentimento de retornar aos cinemas foi impulsionado depois do arrefecimento da pandemia.

Na era de bombardeamento de informações, discursos de ódio e guerras, algo que deixe um quentinho no coração merece ser prestigiado na maior tela possível.

Nova loja Potiguar

O Grupo Potiguar, líder no segmento de home center no Maranhão, chega a seus 43 anos de atividades empresariais com a inauguração de sua nona loja, marcada para essa sexta-feira, dia 23 de fevereiro.

A nova unidade, localizada na cidade de Santa Inês (MA), simboliza mais um passo significativo na expansão da empresa, que é sinônimo de respeito ao cliente e excelência no atendimento em todas as suas operações nas cidades de São Luís, Imperatriz e Bacabal.

Sob a liderança do empresário e Presidente do Grupo, Marcelo Júlio Vieira Brasil, a Potiguar tem se destacado por oferecer um mix completo de produtos como materiais de construção para reformas de todos os portes e obras em geral; produtos de elétrica e iluminação, além de utensílios domésticos, móveis, eletroportáteis, presentes, lazer e decoração.

Nova loja Potiguar…2

A abertura da loja em Santa Inês, a nona do Grupo, não é apenas um marco na trajetória da empresa fundada em 1981 pelo comerciante Vieira Brasil, mas também uma notícia positiva para a economia local.

A nova unidade vai gerar empregos diretos e indiretos, além de contribuir para o desenvolvimento da região, reforçando o compromisso da empresa para com o crescimento e desenvolvimento econômico e social do Maranhão.

A empresa, que já é destaque nacionalmente no setor de home center, reafirma sua posição de liderança no Estado através da capacidade de inovar e crescer com qualidade; mas sem perder a sua essência de empresa genuinamente maranhense, que tem como valores ética e sustentabilidade; empatia e altruísmo; busca constante por evolução e foco em gente – seja no respeito ao cliente, seja na valorização e no desenvolvimento contínuo de seus colaboradores.

Família Brasil abre nova loja em Santa Inês: a sócia e Diretora de MKT Camila Brasil (com o filho José Marcelo); o Pres. da Potiguar Marcelo Brasil com a esposa Fabiola, a mãe Raimundinha e o pai, empresário Vieira Brasil, fundador do Grupo Potiguar

Para escrever na pedra:

“Todas as minhas sensações podem estar me enganando, como me engano quando sonho e acredito que o sonho é realidade”. De René Descartes.

TRIVIAL VARIADO

Nelson Frota está com um novo lançamento na praça: os iogurtes Salutti Eldorado. São iogurtes de leite de cabra de alta qualidade, com vários sabores.

Casal dos mais festejados no almoço de domingo da Petisqueira da Mamãe: o jovem deputado Leandro Bello e a esposa com os dois lindos filhos.

Maria da Graça Albuquerque e João Nunes Neto estão festejando o nascimento do seu primeiro bisneto: Daniel. Nasceu com 31 semanas, 42cm e 1.750kg! É o primeiro filho de Letícia (neta) e Gabriel Pinheiro.

Joãozinho foi sair de casa pedalando, e sua mãe, preocupada, disse: – Vá com Deus! E que Santo Antônio e Nossa Senhora te acompanhem! Ao dobrar a rua, Joãozinho caiu da bicicleta e disse: – Sabia que não ia caber todo mundo!

A existência ou não de vínculo empregatício no trabalho via aplicativo será avaliada pelo STF a partir de sexta-feira (23).

Dados do Ministério da Saúde mostram que, entre 2013 e 2022, 19,9 mil homens tiveram o diagnóstico de câncer de pênis.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.