PH: Augusto Diniz lança o Clube de Vantagens Maxx
E mais: Carnaval com emendas
Clube de Vantagens Maxx
A operadora Maxx não para de inovar e ficar cada vez melhor. Além de reunir diversos serviços de conexão e tecnologia em uma só empresa – telefonia móvel e fixa, internet 100 % fibra e TV HD – a empresa ainda oferece a possibilidade concreta de muita economia para seus clientes.
Trata-se da implantação do primeiro sistema de bonificação inédito no Estado, o Clube de Vantagens Maxx, um sistema que visa valorizar e bonificar os clientes da operadora.
São mais de 1.200 estabelecimentos parceiros do Clube de Vantagens espalhados pelo Brasil e no Maranhão. A proposta é oferecer descontos sucessivos aos clientes Maxx nessas lojas parceiras.
Já são parceiros locais marcas como: Ótica Santos; Deusimar Tour; Implantando Sorrisos; Support Brasil; Vem Comigo; Autoescola Gold e Brothers Barber Shop. E em breve muitas mais estarão como parceiras ativadas de um clube que não para de crescer.
Clube de Vantagens Maxx...2
Para fazer parte do Clube, o cliente deve consultar o regulamento, baixar o aplicativo Clube de Vantagens que está disponível para IOS ou Android. Daí é só escolher uma oferta entre as várias opções; fazer check in e já começar a economizar com os descontos de cada marca.
Ao baixar o aplicativo, o usuário pode ficar por dentro do que está acontecendo nos estabelecimentos parceiros, como promoções exclusivas, cupons de descontos e mimos.
O cliente vai usando os descontos disponíveis em cada loja e no final do mês, poderá ter uma economia maior até do que o valor pago na mensalidade do seu pacote Maxx. E para a operadora, há a vantagem de poder fidelizar sua marca e conhecer de forma mais profunda os seus clientes.
Sarney em Brasília
Quem participou do ato “Democracia Inabalada”, realizado ontem em Brasília em alusão ao ‘8 de Janeiro’, foi o ex-presidente José Sarney, que ocupou um dos lugares de honra no palco, ao lado de outras autoridades, como do presidente Lula.
O evento marca um ano dos atos de vandalismo e depredação dos palácios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Planalto por extremistas que contestavam o resultado das eleições de 2022.
Pressão de parlamentares
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), reúne líderes partidários nesta terça (9) para discutir a Medida Provisória do governo federal que reverte a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia.
O Congresso havia aprovado projeto para desonerar a folha de impostos e depois derrubou os vetos do presidente Lula.
Agora a decisão é se a MP será devolvida ao governo ou se tramita na Casa.
Pressão de parlamentares...2
Reportagem da Folha de S.Paulo revela que frentes parlamentares da agropecuária e do empreendedorismo pediram a Pacheco a devolução.
O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (AP), disse que o ministro Fernando Haddad (Fazenda), fonte do novo impasse, está aberto ao diálogo.
“A figura de devolução de MP é extraordinária, precisa ofender a Constituição, não cumprir requisitos de relevância e de urgência”, afirmou o senador.
Aplicativos de namoro
Em São Paulo, aplicativos de namoro mudam perfil dos sequestros. Parafraseando a canção do compositor Criolo, até existe amor em São Paulo, mas cuidado: pode ser golpe.
Dados da Divisão Antissequestro de São Paulo revelam que a grande maioria (96%) dos 51 casos de sequestro na capital paulista em 2023 ocorreram por meio de aplicativos de namoro.
Tinder, Inner Circle e Happn foram usados em sequestros que podem levar à extorsão da vítima, um crime hediondo.
Reportagem de TAB afirma que "a criação do PIX, a facilidade de acessar contas bancárias por aplicativos e a popularização dos apps de relacionamento alteraram o modus operandi das quadrilhas".
Ministro por algumas horas
Ainda ministro “por algumas horas”, diz Flávio Dino. A expectativa para o anúncio do novo ministro da Justiça pelo presidente Lula deu uma acelerada na segunda (8).
Na cerimônia no Senado que lembrou os atentados de 8 de janeiro de 2023, o ministro maranhense Flávio Dino respondeu a uma menção ao seu nome afirmando que seria ministro ainda “por algumas horas”.
Perto dali, um dos mais cotados ao cargo, o ex-ministro do STF Ricardo Lewandovski, despistava o assédio dos curiosos. E o número dois da pasta, Ricardo Capelli, dizia reservadamente estar à disposição do presidente Lula.
FPM será pago amanhã
O primeiro decêndio de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios será pago nesta quarta-feira (10). As cidades brasileiras receberão R$ 5,8 bilhões – valor 29% maior que o último pagamento, realizado no dia 29 de dezembro.
De acordo com o consultor de orçamento César Lima, também houve um crescimento em comparação com o primeiro decêndio do ano passado.
“Teve um aumento de 12% em relação ao primeiro decêndio de janeiro de 2023. Se descontarmos a inflação do período, de mais ou menos 5%, nós vamos ter um aumento real na faixa de 7% a 8%”, analisa.
Valores do FPM
Os valores do FPM fazem parte do dinheiro arrecadado pela União, por meio de impostos. Os percentuais de participação de cada município são calculados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), de acordo com o número de habitantes de cada cidade e a renda per capita.
A movimentação no comércio por causa das festas de fim de ano também fez com que os números melhorassem. A expectativa é de que esse ano seja melhor, de forma geral, já que 2023 foi um ano de muitas mudanças.
Quatro municípios estavam bloqueados no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). Anapurus, no Maranhão, Araguapaz (GO), Carapebus (RJ) e Nossa Senhora das Dores (SE). Essas cidades ficam impossibilitadas de receber os repasses do FPM até que regularizem a situação.
Bloqueio e complicação
No entanto, o bloqueio pode complicar o caixa das prefeituras, já que os valores são fundamentais para fechar as contas, por ser a principal fonte de renda dos municípios menores, principalmente.
Na visão de lideranças municipais, o repasse do FPM para os municípios, principalmente para os do Norte e Nordeste, que são os mais pobres e que têm uma pequena arrecadação de ICMS, IPTU e outros impostos é importantíssimo para equilibrar sua folha de pagamento, despesas de custeio e também os investimentos.
Os valores do FPM são repassados aos municípios brasileiros todos os meses, a cada 10 dias.
Resultado do Enem
No Maranhão, como de resto em todo o Brasil, estudantes vivem momento de expectativa para divulgação do resultado do Enem.
De acordo com o MEC, o resultado será disponibilizado na próxima semana, dia 16, e os candidatos tentam segurar a ansiedade para saber a nota recebida.
Ainda de acordo com o Ministério da Educação (MEC), mais de 3,9 milhões de pessoas fizeram as provas nos dias 5 e 12 de novembro.
A avaliação individual das redações será disponibilizada 90 dias após a divulgação dos resultados. Os textos são avaliados de acordo com as competências exigidas pelo exame e a nota máxima é 1000 pontos.
O resultado estará disponível na Página do Participante, que deve ser acessada com o login da plataforma gov.br.
DE RELANCE
Gigantes da bola
Gigantes da bola se despedem, mas deixam suas marcas no placar da história. Entre a sexta-feira e ontem (segunda-feira), dois gigantes do mundo da bola nos deram adeus.
Primeiro, o brasileiro Zagallo, único tetracampeão mundial, colecionador de títulos como jogador e como técnico da seleção.
Depois, Beckenbauer, maior jogador da história do futebol alemão, também vencedor de muitos troféus como jogador e como técnico de seleção.
Há quem afirme que não houve treinador mais respeitado no mundo que Zagallo, um revolucionário taticamente.
Continua após a publicidade..
Gigantes da bola...2
Zagallo está na história do futebol como um de seus gigantes. E o histórico craque alemão é reverenciado como “Monumental”. Há quem defenda que Beckenbauer merece uma estátua na porta do principal estádio de cada país em que se cultue o futebol.
O papel de Zagallo na equipe revolucionária da Copa de 70 consistiu em montar a mais bem acabada transição entre o futebol dos largos espaços para a necessidade de elaborar estratégias de ataque, para abrir defesas.
Zagallo estava à frente de seu tempo. Lamenta-se a escassez de livros sobre um ícone do tamanho de Zagallo.
Sobre a despedida de Beckenbauer, vale parafrasear a jornalista Eliane Brum: o mundo da gente morre antes da gente.
Gigantes da bola...3
Zagallo só foi superado na história da seleção brasileira por Pelé. Conservador nos costumes e na política, em seus bons tempos, Zagallo foi um revolucionário no futebol.
Com tantas homenagens e memórias, a partida de Zagallo e Beckenbauer, nomes colossais do esporte, ao menos é acalentada ao sabermos que suas trajetórias e conquistas permanecerão em destaque no placar da história.
Suposta lista
Não se sabe se procede, mas desde a última segunda-feira circula por grupos de WhatsApp aquela que seria uma lista de atrações do Carnaval do Maranhão.
Além dos já confirmados Geraldo Azevedo, Chiclete com Banana, Matheus e Kauan e Cláudia Leitte, a listagem conta, ainda, com artistas como Mari Fernandez e Zé Vaqueiro, É O Tchan, Thierry e Zeca Baleiro.
Carnaval com emendas
O deputado federal Duarte Júnior anunciou que destinará R$ 1 milhão de suas emendas federais para as escolas de samba de São Luís.
O parlamentar esteve, na noite do último sábado (6), na quadra da Favela do Samba e ouviu dos fazedores de cultura que as agremiações vinham sofrendo com a falta de incentivo.
O parlamentar estava acompanhado da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, e do secretário de Estado de Assuntos Legislativos, Orleans Brandão, e ouviu o apelo da Liga das Escolas de Samba de São Luís por uma ajuda para garantir o desfile do Carnaval de passarela da capital.
Achados arqueológicos
Quarenta e três esqueletos e mais de 100 mil artefatos arqueológicos foram desenterrados durante as escavações realizadas para a construção de um condomínio residencial em São Luís.
O processo, inicialmente destinado a preparar o terreno para a edificação, tomou um rumo inesperado quando a empresa liderada pelo arqueólogo Wellington Lage, de Teresina (PI), identificou vestígios de uma ocupação humana ancestral.
Entre as descobertas notáveis, destacam-se 43 esqueletos humanos que remontam a diferentes períodos históricos.
Achados arqueológicos...2
O professor do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e arqueólogo Arkley Marques Bandeira acredita que esses restos mortais possam proporcionar insights valiosos sobre a história e as práticas culturais das populações que habitaram a região ao longo dos séculos.
Além dos esqueletos, mais de 100 mil peças arqueológicas foram meticulosamente catalogadas e retiradas do local, incluindo cerâmicas, artefatos de pedra, materiais líticos (ferramentas de pedra), carvão, ossos e conchas decoradas.
200 anos da imigração
De um lado o Brasil, que buscava o restabelecimento político e formação da identidade nacional após a declaração formal de independência, em 1822; do outro, a Alemanha, abalada pelas guerras napoleônicas, que embora tivessem chegado ao fim, causaram destruição por todo o país.
É nesse contexto que José Bonifácio, principal conselheiro de D. Pedro I, põe em prática o projeto de trazer imigrantes europeus para terras sul-americanas, com a ajuda do agente Georg Anton von Schaeffer.
200 anos da imigração...2
Os detalhes deste processo imigratório que completa 200 anos em 2024 são detalhados pelo historiador gaúcho Rodrigo Trespach na obra ‘1824’, publicada pela Citadel Grupo Editorial.
Por meio de documentos, cartas, ofícios e uma vasta bibliografia, o pesquisador entrelaça a vida de líderes políticos, militares e visionários com a de artesãos, agricultores e camponeses que atravessaram o Oceano Atlântico em busca de novas e melhores condições de vida.
200 anos da imigração...3
Dividido em 22 capítulos, o livro é um mergulho na imigração germânica no Primeiro Reinado – entre o período de 1822 e 1831. Durante nove anos, mais de cinco mil alemães desembarcaram no Faxinal do Courita, porção de terra próxima ao Rio dos Sinos, nos arredores de Porto Alegre.
O pequeno povoado instalado no Rio Grande do Sul tornou-se exemplo de sucesso da política de colonização do governo imperial e, por dois séculos, os germânicos adaptaram os costumes europeus à cultura brasileira: hoje, o país soma mais de cinco milhões de descendentes de alemães.
Pelo fim da “saidinha”
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, expressou pesar pela morte do sargento Roger Dias da Cunha, de 29 anos, baleado durante uma perseguição em Belo Horizonte.
Pacheco propõe a revisão da lei da “saidinha”, citando que o Congresso deve reformular leis que, visando à ressocialização, acabam sendo utilizadas para a prática de mais crimes.
O sargento foi vítima de um presidiário beneficiado pela “saidinha” de fim de ano que não retornou à prisão.
Pacheco destaca a gravidade do crime e prestou condolências à família do policial e à Polícia Militar de Minas Gerais.
Pelo fim da “saidinha”...2
O presidente do Senado aponta que o Congresso deve atuar na modificação de leis que, embora relacionadas à segurança pública e justiça, são de competência legislativa. Em agosto de 2022, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que põe fim às “saidinhas”, mas aguarda análise no Senado.
O projeto, de autoria da ex-senadora Ana Amélia, está na Comissão de Segurança Pública do Senado. Pacheco destaca a necessidade de uma reação firme à criminalidade e à violência no país.
Almoço do PH
Na sociedade maranhense não se fala em outra coisa. Tudo gira em torno dos convites para o Almoço anual do PH Revista que acontece em clima de Carnaval.
Os estilistas mais requisitados da cidade já estão cheios de encomendas para a customização das camisetas-convites inspiradas nas belezas do Brasil.
Os convidados receberão as camisetas a partir do dia 13, pela manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 16h às 19h.
No domingo, dia 14, os horários de entrega serão os mesmos.
Para escrever na pedra:
“Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele”. De Buda.
TRIVIAL VARIADO
Um ano após a invasão e a depredação dos principais prédios públicos do país, os chefes dos três poderes se reuniram ontem em Brasília para demonstrar a solidez das instituições brasileiras.
Eles defenderam o diálogo, a rejeição à violência, a vigilância sobre extremistas e a condenação de envolvidos nas manifestações de 8 de janeiro para que as cenas de destruição não se repitam.
A ausência de praticamente todos os quadros relevantes da oposição no evento que marcou um ano dos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, indica que os efeitos da polarização política do país se sobrepõem aos gestos institucionais.
Celebrada como a “festa da democracia” pelo governo Lula, por seus apoiadores e pelos chefes dos poderes Legislativo e Judiciário, a cerimônia foi desprezada pelos líderes da direita e pelos simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro, que a enxergaram como um simples ato político.
Governadores de oposição alegaram férias e outros compromissos previamente agendados para não comparecer. Senadores lançaram uma nota crítica ao evento, em que protestam contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
Duas rodas: uma em cada três cidades brasileiras tem mais motos registradas do que qualquer outro tipo de veículo motorizado.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira