COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Leticia Weber em noite esplendorosa

E mais: PH Revista e Almoço

PH

Atualizada em 06/01/2024 às 13h33

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Capa do PH Revista

DESTAQUE da capa do PH Revista deste fim de semana, a bela Leticia Weber em noite esplendorosa no Calhau para saudar o ano da graça de 2024. Ela estuda medicina na Uniceuma de Imperatriz

Morreu Zagalo

O Velho Lobo, o Formiguinha, o Senhor Copa, o Apóstolo do 13, todos morreram ontem, 5 de janeiro.

Encerrou-se, à noite, uma das trajetórias mais vitoriosas da história do futebol brasileiro. Foram tantas taças, tanta relevância para o esporte que, para pavimentar essa caminhada opulenta, parecia necessário reunir um grupo de craques. Mas os quatro apelidos recém-citados, o leitor bem sabe, pertenciam ao mesmo homem: Mario Jorge Lobo Zagallo.

A morte do ex-jogador e técnico da Seleção Brasileira, aos 92 anos, foi confirmada por meio de postagem em seu perfil oficial no Instagram, na madrugada deste sábado (6).

“Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas”, diz a publicação.

Morreu Zagalo...2

Homem de choro fácil e superstições anedóticas, Zagallo aliou inteligência e patriotismo para sagrar-se o único tetracampeão mundial de futebol.

Ninguém no planeta ganhou tantas Copas quanto ele. Em 1958 e 1962, venceu a competição como um moderno ponta-esquerda; em 1970, como treinador de uma Seleção quase imbatível; em 1994, como coordenador técnico no estilo que o consagrou nos últimos tempos.

Uma espécie de tio gente-boa, ora bonachão ora inflexível, que fazia os brasileiros balançarem a cabeça e comentarem, sorrindo:

– Esse Zagallo...

Foi assim no episódio do “vocês vão ter que me engolir”, em 1997, quando ele voltou a treinar a Seleção e ganhou a Copa América sob críticas de parte da imprensa. Seus arroubos de impaciência eram frequentes quando alguém, mais do que mexer com Zagallo, inventava de mexer com o Brasil.

Em frente

A roda do tempo não para. O Sol se põe, e o Sol se levanta. Vai-se um ano, e outro vem. Do 2023 que vira passado, ficam as recordações, as boas e as más, os avanços da humanidade, e também uma pletora de manifestações da selvageria, da impiedade, do egoísmo, da arrogância e da violência da natureza humana, que a civilização ainda não conseguiu apagar. Guerras, catástrofes, injustiças, corrupção. Mas também avanços da ciência e da tecnologia capazes de ampliar a perspectiva e a qualidade da vida.

Virada a página, eis 2024, que renova as esperanças e os propósitos. Para o Maranhão, um tempo de reconstrução.

Olhemos todos à frente. Vamos arregaçar as mangas, e acreditar sempre em nossa capacidade de construir um mundo melhor para nós e para todos.

PH Revista e Almoço

Na sociedade maranhense não se fala em outra coisa. Tudo gira em torno da edição 2024 do Almoço de Carnaval do PH Revista, um evento só para convidados com a grife desta coluna e do PH Revista e o apoio do Grupo Mirante.

O evento mais esperado pelos foliões mais elegantes da cidade, movimenta a vida social de São Luís há quatro décadas, sempre com muita alegria e animação.

Este ano, o Almoço que nos últimos anos migrou para o Araçagi, está de volta ao centro da folia nesta Capital. E vai ser realizado no luxuoso Mezzanino do Rio Poty Hotel & Resort, a partir das 14h do dia 27 de Janeiro.

PH Revista e Almoço...2

Os convites já estão sendo feitos por Teresa Martins, que divide conosco a produção da festa mais badalada do Maranhão, desde a sua primeira edição, no antigo La Bohème, no centro da cidade, nos anos 80 do século passado.

O almoço que começou com menos de uma centena de convidados, foi crescendo e mudando de lugar. Saiu do La Bohème para a Boate Genesis, depois migrou para o Espaço Renascença. Em seguida foi para Hotel Sofitel e, por último, para o Palazzo Eventos.

Este ano, o palco do evento, com os requintes de sempre, será o Rio Poty Hotel & Resort, na área mais nova do empreendimento, à qual o acesso poderá ser feito por elevador ou pela bonita escadaria.

PH Revista e Almoço...3

Vale lembrar que os convidados para o almoço deste ano serão os mesmos de sempre, mas a lista poderá sofrer alteração com a substituição de alguns nomes por outros, basicamente nomes de familiares dos tradicionais convidados ou de pessoas indicadas por eles.

Ou seja, é um evento fechado, só para as pessoas que fazem parte da lista de convidados da Coluna PH e do PH Revista.

Para acesso aos salões é preciso ter o nome na lista de convidados e estar a usando a camiseta-fantasia do evento, que será entregue nos dias 13 e 14 no Rio Poty Hotel & Resort.

É claro que a maioria das mulheres faz produções maravilhosas customizando as camisetas com o tema da festa, que este ano é inspirada nas belezas do Brasil, desde a Mata Atlântica passando pelo Pantanal e a Amazônia.

Disputa no TJ

Está marcada para o dia 7 de fevereiro, portanto daqui a um mês, a eleição para a nova mesa diretora do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Por enquanto, estão no páreo na disputa para a presidência do TJ os desembargadores Nelma Sarney e Froz Sobrinho.

Mesmo em período de recesso, por esses dias os conchavos estão se multiplicando nos bastidores do Palácio Clóvis Bevilácqua.  

Pode haver consenso

Não será surpresa para este Repórter PH se no decorrer dos próximos dias surgir um nome de consenso para que possa evitar uma disputa acirrada para o comando do Judiciário maranhense.

Segundo fontes internas do TJ, essa é uma hipótese que vem sendo levantada pelos dois grupos atualmente em confronto.

Para a Corregedoria, agora dividida em duas áreas, é provável que sejam eleitos os desembargadores José Luiz Oliveira de Almeida e José Jorge Figueiredo dos Anjos.  

Cargueiro soviético

Virou sensação nas redes sociais a chegada em São Luís do avião soviético Ilyushin IL-76.

O cargueiro foi responsável pelo transporte de equipamento para exploração de gás natural no interior do Maranhão.

A aeronave saiu da Índia, fez escalas no Azerbaijão e Ilhas Canárias, antes de aterrissar no dia 2 de janeiro no Aeroporto Internacional de São Luís.

Cultura no topo

Uma pesquisa sobre hábitos culturais divulgada esta semana pela Fundação Itaú e pelo Datafolha revela que a cultura é fonte de bem-estar e a atividade que mais proporciona prazer a 54% dos brasileiros.

Ao todo, foram ouvidas 2.405 pessoas de 16 a 65 anos em todas as regiões do país entre 1º e 28 de setembro de 2023.

Atrás dos programas culturais, estão passeios e idas a parques, praias e igrejas (19%), prática de esportes (19%) e assistir novelas e séries (3%).

Brandão conciliador

A classe política maranhense é sabedora do tom sempre conciliador adotado pelo governador Carlos Brandão quando há questões polêmicas em debate.

Não foi diferente esta semana por ocasião do uso do espaço público da avenida Beira-mar para as manifestações carnavalescas.

A área, como se sabe, vem sendo utilizada há vários anos pelo governo estadual no período de folia.

O prefeito Eduardo Braide tentou se apressar anunciando uma suposta programação de festas para os meses de janeiro e fevereiro.

Nesse caso Brandão reagiu de forma mais enérgica – sem perder a diplomacia – deixando claro que não abre mão da Beira-mar.

Teresa Sarney, que hoje muda de idade, ao lado do Repórter PH no Réveillon dos Sarney, destaque na edição do PH Revista deste fim de semana

 DE RELANCE

Violência e insegurança

O cidadão trabalhador sofre cada vez mais com a avassaladora violência e insegurança que literalmente tomou conta do Brasil. Não se tem mais sossego e paz em lugar nenhum. Os marginais matam pelo prazer de matar.

E o que é mais grave: brincam e debocham da Justiça brasileira. Sobretudo os bandidos "menores", porque sabem que as leis foram feitas para eles.

Resultado: continuam matando e roubando inocentes e não acontece nada.

Para as famílias destruídas pelos assassinos, resta apenas a revolta e a indignação.

Violência e insegurança...2

E o que é mais grave: a Justiça brasileira é refém da impunidade.

Se os políticos pretendem recuperar o tempo perdido e voltar a merecer o apoio e o crédito da população, que tratem urgente de trabalhar para que as leis comecem de fato a cuidar e zelar pelo cidadão de bem e não os marginais, delinquentes, assassinos, sequestradores e estupradores.

Também é urgente que presos perigosos deixem de ter privilégios. Autênticas “saídas de férias” no dia das mães, dos pais, das crianças, de Natal. A maioria não retorna ao presídio.

Claro, diante de tanta facilidade, prefere continuar solto, roubando, matando e traficando drogas. E rindo da nossa cara.

A chuva cai

A chuva cai sobre São Luís devagar, banha a cidade, apaga a lua, lava a noite, molha o rio Anil, e a madrugada neste bar.

A chuva cai sobre São Luís devagar. Cai sobre o telhado das casinhas de subúrbio, canta berceuses a doce chuva. É a voz das mães que estão no canto de onde a chuva agora veio.

A chuva cai, desce das torres das igrejas de São Luís, corre nas ruas, e nestas ruas, ainda há pouco tão vazias, agora passam, de capote, transeuntes do tempo longe, esses fantasmas de mãos frias.

Continua após a publicidade..

Era assim

Antiga e sempre atual é a recomendação aos anfitriões de um artista profissional para que tenham muito tato ao pedir que ele cante ou toque um instrumento musical durante ou depois de uma reunião social.

Essa anedota verídica ilustra o assunto: no início do século 19, na Europa, o famoso violinista e compositor Paganini (1784 - 1840) aceitou participar de um jantar. Depois de fazer o convite, a anfitriã pediu que ele levasse seu violino, pois todos adorariam vê-lo tocar.

“Prezada senhora”, respondeu Paganini, “meu violino não come nunca fora de casa”.

Para dar uma “canja”, é preciso que o artista se sinta à vontade, junto de outros colegas, e o show extra é dado espontaneamente.

Caixinha

As festas de fim de ano deixaram um saldo negativo para carteiros, lixeiros, porteiros e muitos outros servidores que fazem da caixinha uma maneira de engordar a ceia.

Com a crise muita gente decidiu não dar mais a tal gratificação e ficou famoso o bilhete escrito por um empresário paulista para o entregador de jornal.

No bilhete é o empresário quem pede ajuda. Olha só: “Desculpe, mas acho que é a minha vez de pedir uma caixinha. Mantendo minha assinatura do jornal garanti seu emprego por um ano. Você não acha que eu mereço uma caixinha?”

Regime

Quem diria: são as mulheres japonesas e chinesas que estão fazendo a cabeça (e o corpo) das mulheres de todo o mundo.

A ala feminina que só pensa em estética e vive apavorada com a balança tem dois novos aliados literários: os livros “Porque as mulheres japonesas não envelhecem nem engordam”, de Naomi Moryama e “Porque as mulheres chinesas não contam calorias”, de Lorraine Clissold.

Os dois livros falam das dietas e hábitos orientais que garantem pouco peso pra japonesas e chinesas.

Deve ser por isso que todo mundo sai com fome de qualquer restaurante japonês ou chinês.

Estresse

Em meio ao clima de festa que caracteriza este período do ano, quando quase todos têm motivos para gozar e relaxar, muitas vezes não dá para evitar situações estressantes.

Pouca gente sabe, mas entre os casais, mulheres e homens reagem de forma diferente às agressões capazes de nos tirar o equilíbrio no dia-a-dia.

Enquanto os homens tendem a se isolar e se tornar agressivos quando estão estressados, as mulheres se revelam magoadas e voltam as atenções para os filhos, procurando, quase sempre, o amparo de amigos e familiares.

E exatamente por agir ao contrário dos homens, compartilhando o sofrimento com as pessoas próximas, que a ciência pode explicar porque a expectativa de vida delas costuma ser maior.

Energia Solar

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) afirma que o aumento do imposto de importação sobre equipamentos solares, anunciado pelo governo federal nos últimos dias de 2023, coloca em risco os investimentos atuais do setor solar no País e ameaça milhares de empregos verdes criados.

As medidas eliminam isenções em equipamentos importados.

Segundo a entidade, a decisão do governo federal atende pressões de fabricantes nacionais que querem medidas protecionistas contra importação de painéis solares, mas vai na contramão dos esforços para acelerar a transição energética no Brasil, já que as medidas afetam mais de 85% dos projetos mapeados anteriormente pela Absolar.

Esses projetos, de acordo com a associação, totalizam um montante ameaçado de 18 GW de empreendimentos solares, responsáveis por mais de R$ 69 bilhões de investimentos e 540 mil novos empregos verdes.

8 de janeiro

Quem foi convidado para o ato convocado pelo presidente Lula para marcar um ano do 8 de janeiro, em Brasília, precisou confirmar presença até ontem junto ao cerimonial da presidência do Senado ou com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência.

O ex-presidente José Sarney é uma das autoridades confirmadas no evento em Brasília.

O ato começa às 15h, no Salão Negro do Congresso Nacional, com segurança reforçada e o desdém de governadores e parlamentares da oposição.

Recondução na CBF

A recondução de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF, definida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, causou alvoroço no futebol brasileiro e mostra o quanto não há convicção nas decisões.

O técnico da Seleção, Fernando Diniz, foi demitido após o cargo tampão de apenas seis meses. Dorival Jr. é o nome preferido por Ednaldo Rodrigues, que levou um drible daqueles de Carlo Ancelotti, que preferiu o Real Madrid.

Nos bastidores dizem que a insegurança jurídica de Ednaldo como presidente da CBF gera um pé atrás do atual treinador do São Paulo, Dorival Jr., que foi campeão da Copa do Brasil de 2023.

Com a decisão do ministro Gilmar Mendes, o maranhense Fernando Sarney volta à vice-presidência da CBF.

O Repórter PH com Rosimar e José Carlos Salgueiro, que passaram as festas de fim de ano em Buenos Aires. Amanhã comemoram a nova idade da filha Alessandra. Ainda amanhã, Salgueiro regressa a São Luís

Para escrever na pedra:

“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” De Chico Xavier.

 TRIVIAL VARIADO

Depois de um ano em que se festejava tudo – recorde de vendas, de crescimento de empregos, da felicidade per capita dos brasileiros –, eis que, não mais que de repente, o mundo mudou. E o Brasil foi atrás. Estamos pisando em 2024 com os nervos à flor da pele, assustados pelo desemprego, pelo aquecimento global, pela falência da saúde pública e pela falta de segurança...

A propósito: acendeu a luz amarela de atenção na cabine de controle das contas fiscais do Governo Federal. Para os economistas, a desaceleração da economia brasileira, por causa da crise, reduzirá as receitas do Tesouro Nacional.

Varejo, fabricantes de equipamentos e consultorias reconhecem que 2024 será um ano desafiador para o comércio de eletroeletrônicos, com estagnação nas vendas de computadores e celulares – dois dos itens que mais avançaram nos últimos anos.

No capítulo: em um contexto de crédito escasso e volatilidade do câmbio, o mercado será obrigado a compensar o aumento dos custos de produção com reajustes de preços, situação esperada para este começo do ano.

Pior taxa desde 2016: dívida do governo sobe em novembro e fica em 73,8% do PIB, diz Banco Central. Setor público registrou déficit primário de R$ 37,2 bi.

Exportações para a Ásia: Brasil ultrapassa pela primeira vez US$ 100 bi exportados à China, que compra minério de ferro, informa Ministério do Comércio Exterior.

Hoje é dia de festejar uma das figuras mais queridas e admiradas desta cidade: a presidente do Grupo Mirante, Teresa Cristina Murad Sarney. Ela está completando 69 anos mas não quis saber de festa. Vai limitar a comemoração a uma reunião em família, com filhas, genros e netos.

Muitas pessoas encontram percalços em suas relações cotidianas por um simples defeito de comunicação: esquecem-se de que ao se dirigirem a outrem devem observar uma regra universal de educação e respeito, que manda usarem-se as expressões “por favor” no início da conversação e “muito obrigado” no fim.

Qualquer pessoa que seja abordada por outra terá muito melhores condições de desempenhar seu papel na relação que acaba de se instalar se for brindada com a expressão “por favor” no início da conversa, mesmo que o abordado tenha o dever funcional de atender a quem o aborda.

“Por favor” é uma expressão mágica para iniciar qualquer encontro: significa de plano que quem a pronunciou não está impondo nada, é uma técnica de humildade que facilita todas as relações, motivando a pessoa a quem se solicita algo a nos atender cordialmente.

Outra expressão muito usada que tem o condão de abrir caminhos para a solução que pretendemos é “o senhor (ou senhora) quer ter a bondade de me informar onde fica a rua...”.

Quando instamos uma pessoa a “ter a bondade”, estamos fazendo-a crer que é capaz de ser generosa e atender a nossa solicitação.

Ou seja, quem é premiado com essa expressão sente-se orgulhoso de que um desconhecido supõe que o abordado é uma pessoa virtuosa a ponto de brindá-lo com a cortesia do atendimento.

Uma boa notícia para quem não usa calça 38: uns quilinhos a mais não matam. Mesmo. Pelo menos é o que constatou uma pesquisa da Associação Médica Americana.

O estudo não é uma permissão para comer descontroladamente, mas pessoas com o IMC um pouquinho acima da média considerada “normal” não tem um risco maior de morrer do que as que estão na faixa ideal.

O mercado de carros blindados cresce cada vez mais em São Luís por causa da violência que ninguém consegue fazer parar. Há quem garanta que já estão rodando na cidade cerca de uma centena de carros protegidos por blindagem.

A chegada do verão deve aumentar o faturamento das agências e operadoras de turismo. Segundo estudo do Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipetrus), 50% dessas empresas acredita que a movimentação será 28% maior nesta estação, em comparação ao verão anterior.

Tem mais: o otimismo está relacionado ao aumento dos gastos dos brasileiros com viagens. As empresas entrevistadas esperam um equilíbrio na preferência entre os destinos internacionais (48%) e nacionais (52%).

Nascida no Dia de Reis, Glorinha Holanda comemora nova idade hoje e vai comemorar a data com uma tarde festiva no restaurante do Condomínio American Flat, na Ponta d´Areia, onde reside há mais de ano.

Félix Alberto Lima e Adriana têm um motivo especial para comemorar o Dia de Reis. Nasceu Bernardo, o primeiro neto do casal e filho de sua filha Maria Clara.

Todo feliz, Félix Alberto poetou para comunicar a nova aos amigos: “rufem os tambores/ repiquem os sinos/ abram alas/ que há um menino feliz/ chorando quando fala/ o rebento/ filho da minha filha/ hoje nasceu bernardo/ pra uma folia de reis/ aqui dentro”.

 

ResponderEncaminhar

Adicionar reação

 

 

 

 

 

 


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.