COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Fernando Pinheiro Fialho e Melissa na Europa

E mais: Feriados e pontos facultativos

PH

Fernando Pinheiro Fialho e Melissa

Odonto dos mais requisitados do Maranhão, Fernando Pinheiro Fialho e Melissa (foto) foram com as filhas passar as festas de fim de ano na Europa. E começaram por Paris um roteiro que inclui Londres, Bruxelas e Roma, entre outras belas cidades europeias

Feriados e pontos facultativos

Foi publicada na edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial da União a lista de feriados e pontos facultativos que serão cumpridos pelos órgãos federais e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

Conforme o documento, no próximo ano, os servidores federais terão dez feriados e oito pontos facultativos, o que representa um acréscimo em comparação a 2023, quando a lista incluía nove feriados e cinco pontos facultativos. Segundo a portaria do governo federal, os serviços essenciais não serão prejudicados pelas datas.

Na lista divulgada no Diário Oficial da União, não constam algumas datas comemorativas consideradas feriados em estados e municípios.

Nova ambulância

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, recebeu do governador Carlos Brandão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, uma nova ambulância equipada que será destinada ao município de Barreirinhas, com o objetivo de ampliar a assistência em saúde na região.

Segundo Iracema Vale, a ação contribui com o trabalho de alta complexidade realizado pelas unidades estaduais.

O novo veículo dará suporte adequado para o transporte dos pacientes entre as unidades das regiões, melhorando, assim, a qualidade desse serviço e permitindo que muitas vidas sejam salvas.

O veículo dispõe de pranchas, maca, umidificador, cadeira de rodas, cilindro de oxigênio e bala de transporte para oxigênio e inversora de 1000w.

Sarau Vinil e Poesia

Visual e clima espetacular na beira do mar, gastronomia, uma coleção de vinis para audições, poetas, músicos e plateia, em geral, podem fazer participações espontâneas.

Essa é a tônica do Vinil & Poesia, sarau criado pela jornalista e DJ Vanessa Serra.

A iniciativa, de formato original e inovador, começou no final de 2019, atravessou a pandemia com edições virtuais, resultou em um LP viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, agraciado com o Prêmio Papete, e na I Feira Vinil & Poesia, no programa Pátio Aberto, do CCVM; e agora ocorre semanalmente às quintas-feiras, no deck da Casa de Juja, no Brisamar Hotel (Ponta d´Areia).

Por lá, para estimular a experiência tátil, discos e alguns livros ficam à mostra para escolha dos versos e diálogos afins.

Nesta quinta-feira, 28, o Sarau Vinil & Poesia é especial, pois comemora-se o aniversário da anfitriã. Presenças especiais de músicos, DJs e poetas são esperadas.

Reunião sobre Doutorado

Mais um avanço inédito e momento histórico das Ciências Ambientais no Maranhão.

Neste mês de dezembro, ocorreu a primeira reunião dos docentes do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Maranhão.

Nesta reunião, foi realizada a eleição de coordenador e sub-coordenador local, quando foram eleitos os professores Samara Aranha Eschrique e Arkley Marques Bandeira, respectivamente.

Ao mesmo tempo, foram definidos os ajustes finais para o lançamento do Edital de seletivo discente para formação da primeira turma do Doutorado. A expectativa é que esse edital seja lançado na primeira quinzena de janeiro de 2024.

O programa ficará sediado no Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão e contará com 11 docentes que apresentam profunda visão interdisciplinar.

Um foco de luz no charme da jovem senhora Milena de Sá Araújo, esposa do desembargador (aposentado) Jaime Ferreira de Araújo

Habilitação prorrogada

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu prorrogar para 31 de dezembro de 2024 o prazo final para os candidatos que estavam com processos ativos desde o início da pandemia de covid-19, em 2020, até aqueles que iniciaram o processo de primeira habilitação já em 2023, possibilitando assim que possam concluir todas as etapas e exames para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A decisão foi publicada ontem no Diário Oficial da União e só no Maranhão beneficia centenas de usuários que ainda não conseguiram concluir os processos, seja por problemas nos centros de formação de condutores, seja nas etapas obrigatórias de aprovação e validação dos exames.

Mutirões e ações itinerantes

Ainda assim, durante o ano o órgão promoveu mutirões e ações itinerantes para agilizar os processos em andamento.

Ao menos 30 mil pessoas foram atendidas de janeiro a novembro somente nas ações descentralizadas.

Neste mês de dezembro foram abertas mais de 50 mil vagas para exames práticos mediante agendamento, 800 a mais em apenas uma semana. Até o dia 30 novos mutirões estarão ocorrendo na Capital e interiores com maior demanda de usuários para garantir a conclusão dos procedimentos.

Ônibus e despedida

O empresário Jacob Barata faleceu na manhã de ontem no Rio de Janeiro, aos 91 anos. Ele dedicou a vida ao setor de transportes e era conhecido como o “Rei dos Ônibus”.

Barata começou no ramo em 1955, quando abriu com outros três sócios a Viação Elizabeth. Posteriormente ele fundou a Viação Rosane, que cresceu e se tornou o Grupo Guanabara, um dos maiores conglomerados de transporte de passageiros do Brasil, com mais de 20 empresas que fazem transporte urbano, intermunicipal e interestadual em ao menos oito estados, incluindo o Maranhão.

Só no Rio, a família opera com 11 empresas. Barata, que nasceu no Pará, estava internado no Hospital Copa Star. O óbito foi decorrente de falência múltipla dos órgãos.

Continua após a publicidade..

 DE RELANCE 

Passas impróprias

Tome nota: todo cuidado é pouco! Cerca de 175 toneladas de uva-passa que seriam comercializadas no Brasil foram interceptadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) às vésperas do Natal.

As frutas estavam contaminadas por ocratoxina A, uma substância produzida por alguns tipos de fungos que, em condições ambientais adequadas, pode estar presente em produtos alimentares, como cereais, uvas e outras frutas secas ou alimentos processados, como vinho e cerveja.

O volume de apreensões corresponde a 6,72% do total importado pelo Brasil no ano, que foi de 2,8 toneladas.

Agora o Mapa fará nova fiscalização antes do Ano-Novo, já que as passas são bastante consumidas nesta época.

Cobertura vacinal infantil

Aí vai uma boa notícia neste apagar das luzes de 2023: os dados oficiais ainda são parciais, mas já indicam que a cobertura vacinal infantil no Maranhão – assim como ocorreu no Brasil – não só parou de cair, como finalmente voltou a crescer.

É um alento diante de todas as fake news, teorias da conspiração e ações antivacina que ganharam terreno no país nos últimos anos, inclusive com riscos de retorno de doenças já controladas.

Há quem garanta que houve avanços em todas as vacinas recomendadas para crianças de um ano nos primeiros 10 meses de 2023, em relação a 2022. Na lista, entram, por exemplo, as aplicações contra difteria, tétano e coqueluche (que subiram para 76% da garotada no MA), varicela (77%) e poliomielite (com um salto de 74% para quase 80%).

No caso dos bebês com menos de um ano, só dois dos oito imunizantes considerados essenciais registraram queda: BCG e hepatite B.

Cobertura vacinal...2

Ainda há o que melhorar? Sim, sem dúvida – e muito. Além desses dois casos de redução, os percentuais das demais doses ainda estão aquém do ideal, que, segundo o Ministério da Saúde, varia de 90% a 95% das crianças.

Mesmo assim, há motivos de sobra para comemorar.

Os índices vinham piorando muito, principalmente depois da pandemia. Agora, há um incentivo maior às vacinas por parte do ministério, inclusive com mais verbas para a área e ações nacionais.

Espera-se que em 2024 a situação siga melhorando. O mais importante é passar a mensagem para as pessoas de que as vacinas são seguras, funcionam e protegem contra doenças graves.

Principais resultados

Com exceção de duas (BCG e hepatite B), todas as demais vacinas recomendadas para crianças de até um ano no Maranhão tiveram aumento de cobertura em 2023.

A vacina contra febre amarela (aos 9 meses de idade) foi a que apresentou maior percentual de aumento com relação ao ano anterior (cresceu para mais de 65%).

Houve ainda um crescimento de 30% nas doses aplicadas da vacina contra HPV em meninos de 9 a 14 anos. Incluindo as meninas, o avanço foi de 12,6%.

Um registro que guardo com especial carinho: Socorro Bispo, Zenira Fiquene e Nan Souza com o Repórter PH no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado no dia que recebi a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, a mais alta honraria da Casa

Elvis e filme

Baseado no livro Elvis e Eu, escrito por Priscilla Presley e Sandra Harmon em 1985 e publicado no Brasil pela editora Rocco, o longa-metragem Priscilla, dirigido pela diretora e roteirista Sofia Coppola (Encontros e Desencontros), está em exibição nos cinemas, após fazer sua estreia no Festival de Veneza.

Sob a perspectiva da ex-esposa do astro, uma adolescente de 14 anos que conhece o futuro marido em uma festa, a cinebiografia acompanha a relação conturbada entre Priscilla, interpretada pela atriz Cailee Spaeny, e Elvis, vivido por Jacob Elordi.

Contrastando o homem carinhoso com o controlador, o longa também explora os motivos que levaram ao fim do casamento, que durou entre 1967 e 1973.

Para escrever na pedra:

“Os prazeres do amor jamais nos serviram. Devemos nos considerar felizes se não nos aborrecerem”. De Epicuro.

 TRIVIAL VARIADO

Símbolos de uma era: em janeiro Mickey e Minnie chegam aos 95 anos e se tornam domínio público, com a Disney perdendo os direitos autorais.

Patrimônio pop: a cantora Shakira ganha estátua gigante na Colômbia. Peça de bronze tem 6,5 m de altura e foi instalada em Barranquilla, onde nasceu a artista.

Mudança em cartório: o Brasil registra 13 mil alterações de registro civil de transexuais e transgêneros em cinco anos, informa entidade que reúne cartórios.

Mão de obra sênior: conforme projeta o Pew Research Center, norte-americanos com 65 anos ou mais serão 60% da força de trabalho na próxima década.

Nesta data, em 1895, os irmãos Lumière realizaram a primeira exibição comercial do cinematógrafo. Em 1982, nasceu a cantora brasileira Wanessa Camargo.

Piada para descontrair: Joãozinho chega à padaria: – Moço, tem pãozinho? E ele responde: – Só pão dormido. Joãozinho emenda: – Então acorda cinco para mim, por favor.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.