PH: Moro e Dino no Senado
E mais: Medalha Manuel Beckman
Dino e Gonet são aprovados
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na quarta-feira (13) as indicações do ministro da Justiça, Flávio Dino, para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e do subprocurador Paulo Gonet para o comando da Procuradoria-Geral da República (PGR).
O placar da votação foi de 17 votos a favor e 10 contra para Flávio Dino, enquanto Paulo Gonet obteve 23 votos a favor e 4 contra.
Flávio Dino recebeu o menor número de votos na CCJ desde a sabatina do ministro Gilmar Mendes em 2002, quando Mendes teve 16 votos a favor e 6 contra.
Ambos os indicados foram sabatinados pela CCJ durante uma sessão que se estendeu por aproximadamente 10 horas.
Agora, as indicações serão votadas no plenário do Senado.
Moro e Flávio Dino
Durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, ontem (13), o senador Sergio Moro (Podemos-ES) e o ministro da Justiça Flávio Dino foram flagrados em um abraço descontraído, rindo juntos. A cena intrigante chamou a atenção, considerando que ambos são conhecidos por suas posições críticas um ao outro.
A iniciativa de cumprimentar Dino na mesa da comissão partiu do senador Moro. Em um momento mais privado, Dino aproveitou para perguntar ao pé do ouvido qual seria o voto de Moro. O ex-juiz federal apenas sorriu, sem dar uma resposta direta.
Posteriormente, durante seu período de questionamento aos indicados, Moro abordou a repercussão das fotos, considerando o gesto como um “dever de cordialidade, civilidade”. Em sua fala, Moro destacou as diferenças que tem com o governo atual, do qual Dino faz parte, e reiterou suas críticas à gestão do ministro.
Moro e Flávio Dino...2
“Vossa excelência me perguntou algo, eu achei graça e dei uma risada. Tiraram várias fotos, já está viralizando, como se isso representasse minha posição. Eu sempre deixei muito claro: eu tenho diferenças com o atual governo, e vossa excelência faz parte do atual governo, tenho diferenças profundas. Tenho sido um crítico, inclusive, da gestão de vossa excelência, mas não perderei a civilidade e acho que esse país precisa disso para que nós possamos diminuir a polarização”, afirmou Moro.
Em resposta a questionamentos de Moro, Dino expressou esperança, mencionando que Sergio Moro ainda não havia votado.
Dino aprovado para o STF
O ministro da Justiça, Flávio Dino, foi aprovado pelo plenário do Senado na noite de quarta-feira para ocupar vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O resultado da votação foi um dos mais apertados, ao menos em comparação com os 10 membros atuais da Corte. Dino teve 47 votos a favor e 31 contra.
O ex-senador e ex-governador do Maranhão teve 60% de votos favoráveis.
Flávio Dino herdará 344 processos no Supremo Tribunal Federal.
Dino aprovado para o STF...2
A maior aprovação no plenário entre os atuais ministros foi a de Cármen Lúcia, indicada por Lula em 2006, quando ele cumpria o primeiro mandato na Presidência da República. A magistrada teve 55 votos a favor e apenas um contrário, uma aceitação de 98,1% dos senadores.
Com 55 anos, Dino pode exercer o cargo de ministro do STF pelos próximos 20 anos. O ainda ministro da Justiça volta ao Poder Judiciário após 23 anos. Em 2006, ele deixou o cargo de juiz federal para concorrer ao mandato de deputado federal, o qual exerceu por dois mandatos. Dino ainda foi presidente da Embratur, governador do Maranhão por dois mandatos e é senador – mandato do qual estava afastado para comandar o Ministério da Justiça.
A primeira-dama de Arari
Influenciadora e primeira-dama de Arari, no interior do Maranhão, Ingrid Andrade, que ganhou destaque após publicar um vídeo íntimo sem querer nas redes sociais, apareceu novamente na mídia.
Após a repercussão do caso, a esposa do prefeito Rui Filho (PTB) prometeu explicar uma 'ficada' com o surfista Gabriel Medina.
De acordo com o Extra, o caso teria acontecido em 2019, em Fernando de Noronha.
Ingrid compartilhou uma entrevista em suas redes, e disse que de fato o “affair" aconteceu: “Eu fiquei sim com o Gabriel Medina, mas na época não quisemos divulgar pois eu estava recém separada e não tinha interesse em divulgar isso. Atualmente, eu estou casada e sou mãe de gêmeas. Na época em que ficamos lá em Noronha, eu nem sabia que 'ele era ele'”.
Continua após a publicidade..
A primeira-dama de Arari...2
“Na verdade, eu cheguei no hotel de madrugada, após comemorar o meu aniversário. Eu havia bebido um pouco e estava acompanhada por uma amiga. Como eu estava com fome, pedi ao restaurante um sanduíche e por conta do horário, ele já estava fechado. Com isso, começamos a zoar e o Gabriel abriu a porta do quarto e falou: 'Aqui tem uma maçã, tu não quer?'. Eu disse 'quero' e fui lá. No quarto dele, comi a maçã, ficamos conversando e ele me contou que estava lá para surfar e de repente, começamos a nos beijar e aí rolou! Fiquei lá com ele”, acrescentou a influenciadora.
DE RELANCE
Medalha Manuel Beckman
Hoje, irei à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão receber uma homenagem que muito me envaidece: a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman.
Proposta há dois anos pela então deputada Helena Duailibe, só agora estou em condições físicas de receber a honraria, em solenidade que dividirei com dois outros filhos da cidade de Presidente Dutra, os quais serão igualmente homenageados no começo da tarde desta quinta-feira: o jornalista e escritor Felix Alberto Lima e o vereador André Jardins.
A historia de Manuel Beckman, o Bequimão, é bem conhecida pelos maranhenses. Ele foi enforcado em 1685 por rebelar-se contra o monopólio comercial português.
Nascido em Lisboa, tendo herdado de seus antepassados as raízes ocultas de cristão-novo, Beckman hoje é nome de ruas, cidades, escolas, tendo seu nome honrado em elevada comenda, a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’, e no prédio que abriga a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, “Palácio Manuel Beckman”.
Suas últimas palavras foram “Morro feliz pelo povo do Maranhão!”.
Caravana do Papai Noel
Neste fim de ano a Potiguar preparou inúmeras ofertas para quem deseja construir, reformar, decorar ou presentear. São inúmeros produtos para preparar a casa para o Natal e Réveillon. Além disso, os clientes da Potiguar ainda têm a oportunidade de ganhar prêmios incríveis na campanha 6º Natal Show de Prêmios.
Esta é uma campanha anual da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL).
Em 2023, a Potiguar mais uma vez estará participando, e dando aos clientes a chance de serem sorteados com: 1 caminhão de prêmios; 2 motos elétricas e 2 vale-compras de 1 ano de supermercado.
Caravana do Papai Noel...2
Para participar é bem fácil: a cada R$ 100,00 reais em compras nas lojas da Potiguar, o cliente recebe um cupom para concorrer aos prêmios. Esta campanha é exclusiva para pessoas físicas. Todas as lojas do grupo em São Luís estarão realizando a troca e recebimento dos cupons da campanha até o dia 30 de dezembro. O sorteio acontece no dia 8 de janeiro às 10h, na sede da CDL.
Além do sorteio de prêmios, a campanha realiza apresentações artísticas com temática natalina nos centros comerciais de São Luís.
Na manhã do próximo sábado (16), a caravana do Papai Noel vai visitar as lojas da Potiguar da Forquilha e depois seguirá para a loja da Cohama, para encantar os clientes da Potiguar com o melhor do clima natalino.
Para escrever na pedra:
“A cada amanhecer, a vida nos dá uma nova chance para aprender e continuar evoluindo”. De Carolina Machado.
TRIVIAL VARIADO
Intimidação: o Senado aprovou projeto de lei que criminaliza a prática de bullying e cyberbulling. Pena pode chegar a quatro anos de prisão.
Anonimato: MP passará a exigir que cidadão se identifique para ter acesso a salários de promotores, procuradores e servidores do órgão.
O setor agropecuário brasileiro atingiu, neste ano, R$ 1,1 trilhão em receitas. Segundo o ministério, vários produtos registraram recorde de produção, casos da soja, milho, cana-de-açúcar, café e batata inglesa.
Syene Marçal Machado recebe hoje, às 14h, da Câmara Municipal, o título de Cidadã de São Luís, por proposição do vereador Aldir Júnior.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira