COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Félix Alberto Lima lança ‘A Curva dos Noventa'

E mais: ACM e Café da Manhã

PH

- Atualizada em 05/12/2023 às 11h20
Félix Alberto Lima lança hoje à noite, no Convento das Mercês, o projeto multimídia ‘A Curva dos Noventa – Almanaque Cultural do Maranhão’

Curva dos anos 90

Nesta terça-feira, o jornalista e poeta Félix Alberto Lima lança o projeto multimídia ‘A Curva dos Noventa – Almanaque Cultural do Maranhão’, em evento que começa às 18h, no Convento das Mercês.

O projeto reúne livro, um documentário e um álbum com 12 músicas em formato de vinil, já disponível nas plataformas digitais desde o dia 1º de dezembro.

O almanaque, como o próprio título sugere, é uma leitura de fatos culturais que marcaram a década de 1990 no Maranhão.

Sobre o documentário

O livro, segundo Félix Alberto, apresenta mais de duas centenas de verbetes, desde a entrega do centro histórico de São Luís reformado até os primeiros sopros de metropolização com a abertura da Avenida Litorânea, com episódios inventariados em entrevistas e pesquisas em jornais, revistas, vídeos e fotografias da época. 

No documentário de cerca de uma hora de duração, a década de 1990 é retratada por meio de depoimentos de vários personagens com íntima relação com cultura, atitude e comportamento no Maranhão, como Tácito Borralho, Roberto Brandão, Celso Borges, Lúcia Santos, Eduardo Júlio, Alex Palhano, Aziz Júnior, Paulo Melo Sousa, José Pereira Godão, Flávia Regina e outros.

Releituras musicais

Merece destaque o álbum musical, que é um capítulo à parte do projeto ‘A Curva dos Noventa’.

Pontuada pela gravação de inúmeros discos e pela profusão de shows de artistas maranhenses, muitos deles com público expressivo, a década foi marcada pela forte presença da música do Maranhão nas rádios.

O disco traz 12 releituras de músicas que, de alguma forma, retratam os anos 1990, com novos arranjos e novas interpretações.

Santacruz, Zeca Baleiro, Paulão, Núbia, Lia Anastácia, Regiane Araújo, Cecília Leite, Camila Bouéri, Preto Nando, Emílio Sagaz, Gabriela Marques, Cena Roots, Bicho Terra, Glad Azevedo, Luma Pietra e Anna Torres são alguns dos nomes presentes no álbum.

Conselho Superior e Ouvidora do MPMA

Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Maranhão, realizada na segunda-feira, foram empossados os novos integrantes do Conselho Superior e a ouvidora da instituição, Sandra Elouf, para o biênio 2023/2025.

Para o Conselho Superior do MPMA, foram empossados os cinco procuradores de justiça titulares: Rita de Cassia Maia Baptista, Joaquim Henrique de Carvalho Lobato, Regina Maria da Costa Leite, Francisco das Chagas Barros de Sousa e Maria de Fátima Rodrigues Travassos Cordeiro.

Também tomaram posse os conselheiros suplentes Mariléa Campos dos Santos Costa, Domingas de Jesus Fróz Gomes, Marco Antonio Anchieta Guerreiro e Selene Coelho de Lacerda.

Convescote de Natal em Teresina

“Irreverente, descolada, atemporal e inovadora, assim como Peggy G., musa inspiradora master, e assim como tudo que nos propomos!”.

É assim que começa o convite da Lems Casa e Festa, de Teresina, para o lançamento da nova coleção de móveis e objetos de decoração com curadoria e assinatura do arquiteto Ronaldo Veras.

Trata-se de mais uma edição do convescote de Natal mais esperado da capital piauiense, no dia 7 de dezembro, na sede da Lems Casa e Festa.

Negócios em Gastronomia

"High Performance Management HPI” é o nome da disciplina que o professor Ricardo Carreira comanda esta semana dentro da programação da pós-graduação “Negócios em Gastronomia, Bebidas, Eventos e Meios de Hospedagem”, uma iniciativa da Faculdade de Negócios Faene em parceria com o Blue Tree Hotel. 

A turma reúne diversos profissionais em atividade nesse ramo na capital, entre gerentes de hotéis, proprietários de bares, restaurantes e gestores públicos. O MBA teve início recentemente e terá duração de 20 meses.

O MBA atrai pessoas diretamente ligadas a esse ramo pelo fato de se tratar de uma proposta inédita. Todos estão imbuídos de um objetivo comum, que é transformar para melhor a realidade da capital maranhense nos que diz respeito à hotelaria, hospedagem, gastronomia e eventos. É um processo que precisa ter um pontapé inicial, uma vez que a capacitação é o caminho mais inteligente para alcançar esses resultados, que contribuirão para a dinamização da economia local.

DE RELANCE

Tango do Cordeiro

Com direção de Silvia Zamboni e Marcos Faria, já está liberado no youtube Tango do Cordeiro, o novo clipe de Edson Cordeiro.

O artista brilha como ator e intérprete no clipe da canção, composta especialmente para ele pelo amigo maranhense Zeca Baleiro.

Tango do Cordeiro é uma declaração de amor à profissão do artista, em forma de música. E o clipe faz jus à essa mensagem, esse texto tão forte e dramático.

“Silvia e Marcos me deram a oportunidade de brilhar como ator e intérprete nessa poesia em forma de imagem”, revela Edson Cordeiro. “Quando recebi a música de Zeca me emocionei muito. Percebi que se tratava de algo importante para minha carreira. É um texto que me descreve e retrata minha vida como artista, o que faz com que muita gente que trabalha com arte também se identifique com a canção.

“A responsabilidade de fazer disso uma imagem era muito grande também e a decisão de convidar Silvia e Marcos foi muito feliz. Eles entenderam que a melhor maneira de fazer o clipe seria usando a potência dramática da música para criar uma espécie de filme, com essas imagens tão fortes, que me deram espaço para potencializar o meu lado ator”, comemora o artista.

Já está liberado no YouTube Tango do Cordeiro, o novo clipe do excelente cantor Edson Cordeiro – canção composta pelo maranhense Zeca Baleiro. Há vários anos Cordeiro está radicado na Alemanha

Tango do Cordeiro...2

Quando surgiu na cena musical, no início dos anos 1990, Edson Cordeiro arrebatou o público com sua exuberância vocal de contratenor, repertório eclético e performance superteatral no palco.

Mas o lançamento de seu terceiro disco, “Clubbing" (1997), que trazia uma versão da “Ave Maria” de Gounod com base tecno do aclamado produtor Suba (Mitar Subotić), motivou a ira de parte do público religioso, que passou a escrever para os jornais tentando promover um boicote ao cantor.

Rita Lee, sabendo disso, publicou um texto num importante jornal de São Paulo em que dizia, com sua espirituosidade peculiar: "Não sacrifiquem o Cordeiro". Essa frase é o mote da canção composta por Zeca Baleiro sob encomenda para Edson, que a batizou de Tango do Cordeiro.

Tango do Cordeiro...3

Com produção do próprio Baleiro e de Pedro Cunha, o single é um lançamento da Saravá Discos com distribuição da ONErpm.

“Dou-me em oferenda / Não em sacrifício… Quero cantar minha canção / Com fúria e felicidade (Com fúria e eletricidade)”

“A ideia de dar-se 'em oferenda e não em sacrifício' é linda. Essa música fala do ofício do cantar, dessa minha entrega para a arte. Zeca captou a essência da minha história. E me deu a oportunidade de usar o meu poder de intérprete e meu virtuosismo, que é minha marca registrada, dando um salto de duas oitavas no final da música. Pude expressar a experiência e inteligência que adquiri em 35 anos de carreira como músico, compositor e intérprete, sem abrir mão da minha assinatura, que é minha voz, meu tom dramático e teatral. Essa canção tem tudo de mim!”, comenta Cordeiro.

Tango do Cordeiro...4

Tango do Cordeiro dá início a uma série de singles produzidos por Baleiro e que serão compilados em um álbum no próximo ano. Será o décimo quarto álbum de Edson Cordeiro que, entre muitas premiações, ganhou dois discos de ouro, tem quatro Prêmios da Música Brasileira, recebeu o APCA de melhor cantor do ano por seu primeiro disco (1992) e uma indicação ao Grammy Latino na categoria de música clássica, pelo álbum “Contratenor” (2005).

Radicado na Alemanha desde 2007, dono de uma impressionante amplitude vocal, tem realizado turnês de sucesso pelo mundo e se dedicado a trabalhos distintos, mostrando toda versatilidade e derrubando barreiras entre gêneros musicais, tanto cantando ópera e música erudita como clássicos da canção brasileira e as formas mais modernas da música latina, jazz, rock, pop e dance music, com um repertório poliglota.

Caminhão Conhecendo os ODS

São Luís foi palco no último fim de semana de uma das principais iniciativas brasileiras para a difusão de conhecimento sobre sustentabilidade e de boas práticas socioeconômicas e socioambientais para o planeta, o “Caminhão Conhecendo os ODS”.

O Serviço Social da Indústria (SESI-MA) participou do projeto a convite da patrocinadora da ação. Na Capital o evento aconteceu no Viva do Anjo da Guarda e contou com a presença de vários parceiros.

O foco é levar informações, atividades e serviços à população que tenham conexão com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A Escudaria Ragnar da Escola SESI São Luís esteve presente com o projeto “ACQUARAG”, ganhador do melhor projeto social no Campeonato Nacional do Festival SESI de Robótica 2023, em Brasília. 

Caminhão Conhecendo os ODS...2

O Projeto “Caminhão Conhecendo os ODS” consiste em um circuito de atividades com as temáticas dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável em uma praça pública da cidade com um caminhão interativo, 13 tendas e outras dinâmicas.

Tem como objetivo ampliar o debate sobre as metas dos ODS da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), nas cidades contempladas por meio de uma programação única e itinerante, além de promover serviços para a comunidade.

O engajador local do projeto “Caminhão Conhecendo os ODS”, Diego Gazola, agradeceu a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e do SESI-MA.

Menu de Natal do Blue Tree

O Hotel Blue Tree São Luís lançou na última sexta-feira (01) o Menu de Natal disponível para o almoço e jantar durante todo o mês de dezembro.

O cardápio executivo é composto por uma entrada, prato principal e sobremesa. Os pratos são assinados pelo chef Rilson Tiburtino e oferecem uma experiência gastronômica única, marcada pela combinação de sabores, aromas e sofisticação.

O menu já está disponível no Oito Restaurante no Blue Tree São Luís. É uma celebração à gastronomia refinada e à culinária regional, destacando ingredientes locais de alta qualidade.

ACM e Café da Manhã

A Associação Comercial do Maranhão (ACM), sob a presidência de Cristiano Barroso Fernandes, promove nesta terça-feira café da manhã com os RHs das empresas associadas.

Sabendo do importante trabalho realizado pelos RHs na gestão dos talentos humanos nas empresas, a ACM promove hoje, no hotel Blue Tree São Luís, um café da manhã e palestra online com a renomada Dra. Raissa Máximo, uma das maiores autoridades em reforma trabalhista no Brasil.

Ela discorrerá sobre o tema “Como desonerar sua folha de pagamento através da ajuda de custo e premiação. Importante ferramenta de retenção de talentos e um diferencial competitivo para sua empresa”.

Cristiano Barroso Fernandes, presidente da ACM, será o grande anfitrião do café da manhã de hoje no Hotel Blue Tree

Mau exemplo

A população teme pelo pior, já que as experiências com privatização de serviços públicos no Brasil não é das melhores.

Prova disso é que o vem ocorrendo em São Paulo, onde a concessionária de energia elétrica, Enel, se tornou alvo de ação do Ministério Público após deixar centenas de milhares de residências sem luz por quase uma semana.

A empresa atua nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, e deixou de operar em Goiás, em setembro, após enfrentar queixas por quedas de energia e não cumprimento de metas.

Aumento do fundo eleitoral

O fundo eleitoral para as eleições municipais de 2024 está previsto para atingir um recorde de R$ 5 bilhões.

A quantia ainda está em discussão entre os congressistas e pode sofrer alterações, refletindo o anseio de deputados que planejam concorrer às prefeituras ou apoiar seus aliados.

Caso a proposta seja confirmada, haverá um aumento significativo de 150% em comparação com o fundo utilizado nas eleições municipais de 2020, que era de R$ 2 bilhões.

Conferência Eleitoral

O Partido dos Trabalhadores (PT) promove, nos dias 8 e 9 de dezembro, em Brasília (DF), a Conferência Eleitoral PT 2024 Marco Aurélio Garcia, em parceria com a Fundação Perseu Abramo.

O principal objetivo do evento, que será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, é a construção da estratégia da legenda para as eleições municipais de 2024.

Entre os palestrantes está o publicitário Patrick Paraense, que foi convidado para ser debatedor no painel “COP 30: Um olhar sobre a comunicação na Amazônia”.

O famoso Chef Inácio Gomes brilhou no fim de semana em Santa Inês mostrando a sua arte. Na foto com Fabrício Trifone, que há alguns anos comanda com a esposa Luciana um cartório naquela cidade

Discórdia dissecada

Uma das maiores aflições contemporâneas no país, ao menos para quem não alimenta ou não se nutre do quadro atual, é tentar encontrar respostas sobre como os brasileiros poderão superar o estado de beligerância ideológica extremada na sociedade.

É o tema do recém-lançado livro Biografia do Abismo - Como a Polarização Divide Famílias, Desafia Empresas e Compromete o Futuro do Brasil, do cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest Consultoria e Pesquisa, e do jornalista Thomas Traumann.

A obra disseca a divisão galvanizada em torno de Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva e, ao fim, tenta apontar saídas para uma reconciliação no futuro.

Discórdia dissecada...2

A peculiaridade dessa polarização, diferente das anteriores, concentradas em períodos eleitorais, é que ela transbordou para o cotidiano dos cidadãos, afetando não apenas as relações, mas inclusive o consumo.

Assim, a discórdia se calcificou. A convivência entre pessoas que pensam de forma diferente se torna o grande desafio dos próximos anos.

O livro conclui que o país atravessa um período de oposições afetivas entre os dois polos, que vão além das divisões sociais – entre pobres e ricos, por exemplo.

No pleito do ano passado, notaram os autores, muitos eleitores votaram como se a sua própria sobrevivência, ou a de seu grupo, estivesse ameaçada em caso de vitória do outro campo.

Fiema na comitiva da CNI na COP28

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) integra a comitiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na COP28, o maior fórum de discussões sobre sustentabilidade e mudanças climáticas do mundo, neste ano em Dubai, nos Emirados Árabes.

Desta vez, a indústria brasileira promove discussões fundamentais, como transição energética, hidrogênio verde, mercado de carbono, inovação para o setor de energia, combustíveis sustentáveis, economia circular, bioeconomia para levar o setor rumo à economia de baixo carbono em um espaço próprio, na Área Azul, das Nações Unidas, onde acontecem as negociações entre os países.

Único representante da Fiema no evento, o presidente da entidade, Edilson Baldez das Neves, conta que até o dia 12 de dezembro, mais de 40 atividades estão programadas para o espaço.

Do limão à limonada

O advogado Júlio Cesar Goulart Lanes reuniu 160 empresários de diversos ramos no livro Do Limão, uma Limonada: As Respostas dos Líderes à Pandemia, lançado na última semana.

Nomes como Eduardo Bier, presidente da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza e José Galló, presidente do Conselho de Administração da Renner, respondem três perguntas que ajudam a entender o período da covid-19 e seus impactos no mundo dos negócios.

O livro será distribuído gratuitamente nas principais bibliotecas de universidades públicas e privadas do Brasil.

Niede Buhatem (na foto com a centenária artista plástica Maria Sardinha) realiza hoje, das  14 às 21h, no Edifício Olympus, Apto 302, na Rua das Camélias, na Península da Ponta d´Areia, a exposição de bijus e semi-jóias mais esperada desta temporada em São Luís

 

Projeto de lei busca barrar decisão do STF

O deputado Kim Kataguiri (União-SP) protocolou, na sexta- feira, projeto de lei contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que responsabiliza a imprensa por declarações de seus entrevistados contra terceiros se houver “indícios concretos” de que a informação é falsa.

O texto, que tem a coautoria do deputado Mendonça Filho (União-PE), diz que as empresas jornalísticas “não podem ser responsabilizadas civilmente por fala de entrevistado, mesmo se à época da publicação havia indícios concretos da falsidade de imputação e se o veículo deixou de observar o dever de cuidado na verificação da veracidade dos fatos”.

– A decisão do STF é o pior retrocesso para a liberdade de expressão da história da Nova República. Ela fere de morte o jornalismo investigativo e cria blindagem ainda maior para a elite política corrupta do nosso país - disse Kim.

– Não podemos entrar para o rol de países que não respeitam a liberdade de imprensa – completou.

Para escrever na pedra:

“A felicidade é uma viagem. Quanto mais cedo começamos, melhor”. Do Professor de Harvard Tal Ben-Shahar, especializado em psicologia positiva.

TRIVIAL VARIADO

Indicado pelo presidente Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino não precisará perder tempo batendo na porta de senadores gaúchos em busca de votos.

Paulo Paim (PT) já anunciou que votará a favor da indicação, enquanto Luis Carlos Heinze (PP) e Hamilton Mourão (Republicanos) declararam voto contrário.

Dezembro Laranja: no mês do combate ao câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia divulga vídeo que ajuda a identificar doenças.

Herança: mais de 94% da população brasileira já teve contato com o vírus varicela zoster, causador da catapora, e pode manifestar o herpes zoster.

Tome nota: estudo realizado no Reino Unido mostra que subir 50 degraus de escada reduz o risco de doenças cardiovasculares em 20%.

Internet 5G: a Agência Nacional de Telecomunicações disponibilizou a internet 5G para mais 623 municípios a partir da última segunda-feira.

Ainda não se conhece o tamanho da delegação do Maranhão na 4ª Convenção Nacional de Cultura, que será realizada de 4 a 8 de março de 2024.

Cigarros eletrônicos: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária abrirá consulta pública sobre a venda de vapes, com prazo de 60 dias para manifestação.

Risco de diabetes: privação de sono aumenta a resistência à insulina, alerta estudo de pesquisadores da Universidade Columbia, nos EUA.

Decidido: a Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), nos dias 10 a 12 de abril de 2024, será em Belém do Pará.

Hoje é dia de festejar dois grande amigos que estão mudando de idade: o ex-ministro, ex-senador e ex-governador Edison Lobão e o mega empresário Carlos Gaspar.

 

 

 

  

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.